Dizendo sim, à blogosfera!

Foto e edição: Vanessa Vieira

Olá pessoal!

Que bom ter vocês por aqui! Bem, como vocês já devem ter percebido está rolando nas redes a informação de que hoje 20 de março é o dia do blogueiro. Sim, eu fui procurar para saber a veracidade desta notícia e descobri que não há uma data oficial para o dia do blogueiro e sim pessoas que propuseram datas para esta comemoração. A primeira seria 31 de agosto, para comemorar o dia do blog justamente porque a data faz lembrar a palavra blog. ( Blog - 31Og ) a segunda por sua vez foi proposta por uma blogueira que gostaria de comemorar o dia do blog às vésperas da primavera. ( mais informações no blog Ferramentas Blog)

Nada oficial, mas como as duas datas são lembradas e também porque o Rotaroots lançou um tema interessante para este mês de março tratando sobre o assunto blog. Decidi trazer hoje esta reflexão a vocês. 

Nosso papo será sobre o fim ou o imaginário fim da blogosfera. Pois é! Estão espalhando o boato de que vamos ter um apocalipse blogosférico. Você acredita nisso!? Eu não! Pelo contrário, acredito que  a  cada dia que passa a blogosfera ganha mais espaço na vida das pessoas. 

Quando estudei o tema para escrever meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pude perceber as várias possibilidades que o uso do blog traz para a vida de um indivíduo. Usado em vários nichos, ou seja, pessoal, profissional, literário, educativo, diário, jornalístico, etc... O processo de escrita que o blog aciona naqueles que se propõem a criá-lo é de fato algo interessante, pois faz com que as pessoas além de outras trabalhem suas habilidades criativas e se identifiquem mais com sua própria língua...

Tudo bem! Algumas pessoas acham que é só sair escrevendo e tudo certo. Mas há outros tantos que param, pensam, se preocupam com o que e como vão escrever. E como sabemos, sempre há joio no meio do trigo. Nossa parte como leitores é saber separar estes dois elementos ou ainda, escolher para qual deles voltaremos nossos olhares. 

Agora, dizer que a blogosfera vai acabar porque se tornou algo popular... Me parece apocalíptico demais. Assim como dizer que blogueiro escreve para o nada... ( Li isso em uma matéria estes dias... Infelizmente). 

Estou aqui desde 2010 e creio que alguns blogueiros que entraram antes de mim vão concordar com minha opinião. Penso que blogar, escrever e ler são verbos indissociáveis. Quem bloga tem que escrever e para escrever essencialmente há que ter o cuidado e o hábito da leitura. E não basta ler somente o que  se escreve. Por isso mesmo aprender com os outros, neste sentido, é algo primordial. 

Se este é o movimento da blogosfera, porque motivo ela seria extinta?

De fato, há muitas pessoas que precisam aprender a pensar no blog como algo além de um espaço para ficar famoso ou algo do tipo, mas como disse e faço questão de redundar, há blogueiros que já pensam no blog como um meio de aprendizagem. Não estão ali por acaso... E, se é um ato educativo, que tal a gente aprimorar e incentivar ao invés de simplesmente banalizar!?

Até a próxima!


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Esse negócio de final da blogosfera já fazem um tempo que falam sobre isso. Não acredito que os blogs vão acabar, mas acredito que hoje em dia, para você ir mais longe é necessário ter um vlog também, porque estamos sempre no youtube, né?
    Beijos,
    www.plus-d-intensite.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa! Não sabia desta teoria apocalíptica. hahaha Concordo contigo, há espaço para todos e existe muito conteúdo de qualidade. Um exemplo é o Buzzfeed que já foi usado várias vezes como fonte de grandes jornais do mundo. Muito legal, tu falar sobre o assunto. Um abração!

    desapegomental.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Pois é Vanessa, realmente pensamos parecido. A blogosfera só aumenta a cada dia, contrariando totalmente essa galera que defende essas teorias apocalípticas, haha. Ótima reflexão, um beijo!

    http://www.devaneiosdepapel.com.br/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3