Sim, eu assisto novela!

Bem pessoal, hoje vou explicar para vocês um pouquinho da minha relação com esta tão... Polêmica? |creio que não| questão. Todos nós sabemos que a televisão tem seus prós e contras, assim como tudo neste mundo certo? 

Assisto novela - Pensamentos Valem Ouro
edição feita com imagens disponíveis na web


Mas na verdade quem dá o tom, ou melhor, o toque para que seja bom o ruim somos nós. Que pegamos, assistimos, vemos, utilizamos... Mas ainda há pessoas que não compreendem bem estas questões... 

Bom, mas eu quero mesmo é falar das novelas.

Sim. Eu assisto novela desde que me entendo por gente e assim como alguns livros que eu leio tem novela que me chama a atenção, que me prende, que tem conteúdo e, principalmente, que me faz pensar e essas eu faço questão de assistir. 

Ao longo desta minha breve vida, pude acompanhar algumas novelas memoráveis. Quando criança, eu não sabia o porquê de gostar tanto de umas e outras eu deixar passar batido. Mas aos poucos fui compreendendo que por traz daquelas cenas existem textos e por traz dos textos escritores e no meio de tudo isso atores e diretores.  

Quem não se emociona com um texto bem escrito? Aquele que tem início meio e fim, que não se perde... E quem não admira aquele autor que só de ler algumas frases já se sabe que foi ele quem escreveu? 

Muitas pessoas pensam que não, mas com as novelas ocorre algo bem parecido com o que acontece com os livros. Algo que eu timidamente ousaria chamar de empatia. A diferença é que mudamos da posição de leitores para telespectadores, mas há  da mesma forma, emoção, curiosidade, expectativas...

E quando um texto é bem escrito, bem cuidado e encenado. E mais! Se assistindo a este movimento tem um ser que utiliza sua capacidade de pensar. Ouso dizer que se constitui ai uma também forma de leitura. Lemos imagens, gestos, vozes... 

Eu não acredito que devamos jogar no lixo tudo o que vemos na telinha. Algumas eu realmente não assisto, não me interessa. Mas analiso antes de dizer não quero, sou contra e todo o resto. 

E eu estou aqui escrevendo este texto pois, nesta última sexta-feira dei adeus à uma leitura|novela que mexeu muito com meus pensamentos.

Diferente de muitas que assisti até hoje Sete vidas, ( última novela das 17h) me trouxe à memória a importância do diálogo, do olhar... Independente das, Ecircunstâncias o diálogo perpassou toda a trama. Diversos temas foram abordados e o diálogo sempre tomou o lugar de protagonista da história. E com tantos diálogos o final não poderia ser diferente. Houve um lindo encontro onde Pedro e Julia, que se apaixonaram no primeiro capítulo, mas passaram por todas as adversidades de uma vida,  não chegam a trocar uma só palavra, mas com uma beijo e uma respiração disseram tudo o que havia de ser dito. 

Não houve vilões, nem grandes eventos finais... Como em toda trama as coisas foram se resolvendo, algumas de forma positiva outras de formas negativas, bem assim como na vida real. E esta proximidade trazida pela autora, para mim foi uma sacada sem tamanho!

Já estou ansiosa por novas produções da autora que agora junto com Manoel Carlos formam minha dupla preferida de escritores, quando o assunto é a dramaturgia brasileira.

E você, assiste novela? O que pensa sobre o assunto?


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Não acho que seja ruim assistir novelas. Eu assistia muito, mas hoje não tenho mais tempo pra ver tv. O que chega a ser muito mais bizarro haha. E que bom que você tirou algo bom da novela (e não conhecia), mas mesmo assim acho legal quando as pessoas deixam o olhar negativo de lado pra ver apena o lado bom que de tudo.
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei Van! Sensacional teu post!
    Tô contigo,viu? Desde que me conheço por gente, a tv sempre esteve ligada nesses horários.
    Como você mesmo disse, em algumas sento na frente da tv e não levando antes que termine, em outras, vou lendo uma revista, ou qualquer outra coisa.
    Também gostei muito de Sete Vidas, pena ser um horário não tão bom, mas sempre que assistia gostava.
    E o final então, nem se fala.
    Beijão!

    Blog Flores na Cabeça
    Paixão por Sorteios

    ResponderExcluir
  3. Oi sua linda! Amo teus textos!!! Concordo contigo! Novela é um gênero literário sim!!! Temos é que saber selecionar quais novelas queremos assistir, quais nos cativam e tudo mais. Assim como nos livros, algumas são ótimas e outras nem tanto né!!! Amei a novela sete vidas também, muito reflexiva mesmo, achei que acabou tão rápido!!! Beijocas!!! www.minhanegracor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3