Resenha: Por lugares incríveis
- Jennifer Niven -






Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 400
Ano: 2015
Skoob
Resumo: "Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver" (Fonte: site da Livraria Saraiva).




Eu adoro histórias sobre pessoas sofridas. Acho que esse tipo de personagem adquire profundidade, beleza e até poesia. Nada contra os heróis destemidos, mas acho muito mais fácil me identificar com um protagonista alquebrado pois, como quase toda ser humano, eu também experimentei um significante lote de sofrimentos na vida.

Ao saber que Por Lugares Incríveis fala sobre a relação entre um rapaz com tendências suicidas e uma menina cuja única irmã faleceu em um acidente de carro, eu quis logo ficar empolgada (personagem machucados, aqui vou eu!), mas respirei fundo e, na tentativa de aplacar minhas expectativas (afinal, muito expectativa pode gerar muita decepção) preparei-me para mil clichês, pieguices e lugares-comuns. Acabei, no entanto, sendo surpreendida por um texto inteligente e cativante. 

Com uma prosa leve e bonita, Jennifer Niven nos conta a história de Theodore Finch e Violet Markey, dois estudantes do último ano do ensino médio que estão na mesma classe de Geografia e acabam tornando-se amigos de uma maneira inusitada: eles encontram-se em cima da torre do sino da escola, ambos aventando a possibilidade de pular. Finch acaba ajudando Violet a sair do perigo, no entanto, ele faz todos acreditarem que ela o salvou. E, depois disso, o garoto não a deixa em paz. Os dois terminam sendo parceiros em um trabalho de Geografia, o qual consiste na ida a alguns pontos turísticos do estado de Indiana (local onde os jovens moram) e no registro dessas visitas. Tal projeto dá aos dois a oportunidade de se conhecerem e vemos, assim, o florescer desse relacionamento de início inusitado.

Embora o livro fale de um amor adolescente, a relação de ambos os protagonistas não é retratada de forma melosa ou brega. Há amor, sim, há paixão, mas tudo descrito de uma maneira elegante, sem exageros piegas (sim, estou olhando para você, Kiera Cass). Além disso, o fato dos problemas familiares e psicológicos de Violet e Finch terem grande papel na narrativa faz com que a história vá além de um mero romance juvenil, focando-se largamente na temática dos distúrbios mentais. Assim, não vemos um romance entre uma linda donzela e um príncipe encantado, mas sim uma narrativa sobre dois jovens problemáticos tentando seguir em frente com suas vidas (ou acabar com elas). E se isso não te fizer mais interessadx ainda no livro, não sei o que faria. 


Postar um comentário

21 Comentários

  1. Sou suspeita para falar desse livro, brinco que ele já é a minha leitura favorita de 2016 haha. Amei sua resenha. 💘💘


    umalivrariaaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Sou louca pra ler esse livro, e o pior, não o tenho em minha estante! Toda vez que vou comprar ele está esgotado, é mole?
    Também adoro livros com personagens "machucados", essas leituras sempre acrescentam algo na vida do leitor.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que esse tipo de leitura acrescenta. Faz a gente refletir sobre os infortunios da vida. Espero que você consiga achar esse livro logo, logo! Hehe! Um beijo! :)

      Excluir
  3. Olá, Flávia. Só leio resenhas positivas a respeito desse livro e da autora, e a cada resenha fico mais empolgada ainda para lê-lo. Parece ser uma ótima história de superação.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou dar spoilers! Mas achei a história TÃO TRISTE e TÃO LINDA! Se tiver a oportunidade de ler acho que você vai gosta! Hehehe! :) :*

      Excluir
  4. Flávia, não sou fã de personagens tão sofridos assim, mas sem dúvidas a história é bem interessante começando pela maneira como essa relação começa com os dois querendo se matar.
    Fiquei interessada em saber como essa relação vai evoluir. Espero ler em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você leia em breve! Não esquece de nos dizer o que achou, hei? Um beijinho! :)

      Excluir
  5. Tem um tempo que estou querendo ler esse livro, mesmo que o tema proposto, que é o drama, não seja o meu gênero favorito, acho que essa pegada mais sofrida, deixa o leitor interessado, pois sentimos que estamos mais próximos de um personagem que pode ser real. Gostei de saber que o enredo é surpreendente, que foge dos clichês, pois dependo, não gosto, fica previsível demais, mas pelo visto, será uma história que vou acabar gostando demais, tenho o exemplar e irei dar um tempo especial para lê-lo!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flávia!
    Fiquei bem intrigada com a história logo que foi lançada por aqui, por mais que eu já não seja como você e costume evitar um pouco livros com temáticas mais pesadas de suicídio e tal. Cheguei a ler os primeiros capítulos, mas acabei não me envolvendo muito e abandonei a leitura sem perceber. Por comentários diversos que já vi sobre, não sei se o desfecho será bem o que espero como um todo, mas sua resenha já me deu um impulso a pensar em retomar sua leitura. Um dia, quem sabe?
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a resenha tenha feito você resconsiderar a leitura! Hehe! Espero que você dê outra chance a esse livro (e que acabe gostando dele). Se ler, não esquece de nos dizer o que achou, hein? Um beijo! :)

      Excluir
  7. Oiii!!

    Eu também tenho uma tendência a gostar desses livros, mas sempre focando em uma comédia para não ficar depre hahahah.
    Ainda não pude ler essa obra mas estou MUITO curiosa pois, sempre li resenhas mega positivas para a obra.
    Saber que você se surpreendeu me ganhou! Sério! AMO QUANDO ACONTECE ISSO! a obra já tinha me conquistado, agora mais ainda

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Flávia, sua linda, tudo bem?
    Eu não li até hoje nenhum comentário negativo sobre esse livro, todos s[o elogiam. Eu queria entende o significado do título. Personagens com dramas muito fortes também sempre me envolvem, dependendo da narrativa do autor, eu consigo sentir suas dores. Tenho certeza de que esse irá me emocionar. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que você tenha curtido a resenha. :) Eu acredito que o título faça referência ao trabalho escolar que os dois protagonistas fazem juntos e que proporciona uma oportunidade para ambos se conhecerem melhor. :)

      Excluir
  9. Oi Flávia!

    Meu Deus, você pensa exatamente como eu. É muito mais fácil se identificar com personagens sofridos, parece que eles tocam o coração da gente, né? Eu sou super suspeita pra falar desse livro, porque foi um dos meus favoritos de 2015. Também gostei da forma como a autora trabalhou o romance, super leve e crível. Ai, e o final? Quase fiquei em pedaços né? Fico super feliz quando vejo uma resenha positiva desse livro.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    'Por lugares incríveis' foi um dos livros que eu mais gostei, justamente por abordar um tema tão polêmico. A criação dos personagens e a relação entre eles era algo tão real, que parecia que eu estava mesmo na história. E menina, que final foi aquele? Adorei que a autora saiu do mais do mesmo ♥


    Beijos e uma ótima semana,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nééééé?! Tipo, quando acabei de ler o livro fiquei segurando ele e chorando por uns cinco minutos. Tenho até vontade de ler de novo, sabe? Fico feliz que você tenha curtido também! :D Beijinhos!

      Excluir
  11. Olá!
    Gostei muito de saber que o livro é escrito de forma inteligente e cativante e, aliado a se tratar de pessoas difíceis e "personagens machucados", se torna um grande candidato a entrar para a minha lista de leitura.
    Adorei saber sobre o romance que acontece na história e, principalmente, o fato de ele não ser piegas, me deu super vontade de ler o livro agora mesmo!
    Parabéns pelo humor de sua resenha!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Flavia!
    Ai esse livro! Faz tanto tempo que ele tá aqui e eu não consigo ter coragem pra ler, acredita?! Todo mundo diz que é um livro chorável demais, mas adorei a parte da sua resenha dedicada a falar do relacionamento nada piegas dos personagens... Preciso ter coragem logo!
    Beijos


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Pensa em uma pessoa louca para ler esse livro, EU \o/ Mas ao mesmo tempo morro de medo não gostar, só vejo gente falando bem, preciso adquiri-lo o quanto antes e ler logo antes que eu perca a coragem. Gostei da resenha, bem sincera, continue assim

    ResponderExcluir
  14. Legal esse livro. E AMEIIIIIIII A CAPA, ADORAVA MONTAR ESSES BRINQUEDINHOS <3

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3