Resenha: Transformações - Valéria Torres


Título: Transformações
Autoria: Valéria Torres
Editora: Letteris
Páginas: 64
2ª Edição
Ano: 2013
ISBN: 9788537402238
Skoob
Sinopse: Érika é uma moça bonita, rica e casada com um jovem industrial. A vida do casal é perfeita, como imaginamos ser a vida de recém-casados de famílias abastadas e tradicionais.
Érika nunca precisou lutar pelo que desejou. Cercada de cuidados e atenção, ela sempre teve tudo o que sonhou. Até que um dia a vida, resolve dar à jovem um grande desafio. Algo muito importante pelo que lutar.
No limite da resistência, Érika descobre suas potencialidades, revelando-se uma outra pessoa que, ao superar muitos obstáculos, passa por várias transformações.


Confesso que ainda não sei muito bem como começar esta resenha, porque foram muitos os sentimentos e reflexões que esta leitura me  trouxe. A autora nos inicia na vida de Érika e Gilberto exatamente em um momento de festa. Aquele momento em que nos preparamos pra um novo ano planejamos mudanças, somos tomados de lembranças...

Erika vai nos contando suas percepções destes momentos e mostrando como está sendo esta virada de ano em sua casa. Como bem nos diz a sinopse estamos diante de, aparentemente, um casal perfeito. Mas os dias vão passando e algumas coisas estranhas começam a acontecer com a nossa protagonista. A princípio ela e o marido pensam ser uma gravidez. Mas sem contar ao esposo Érika vai atrás para confirmar ou não as suspeitas e acaba tendo uma grande surpresa. E é a partir daqui que as coisas começam a mudar na vida dela.

Por conta da tal revelão ela começa a ficar cada dia mais distante de seu esposo, de sua mãe e vai se aproximando de sua irmã, considerada por todos a ovelha negra da família, porque se separou do esposo.

E assim, na primeira fase do livro somos apresentados à uma moça bonita rodeada de pessoas, bem vivida e feliz com seu casamento. Mas depois estaremos diante de uma Érika que começa a questionar todas as "naturalidades" dessa sua vida. 


A sensação que tive é que depois de uma descoberta impactante sobre sua saúde Érika começa a rever seus valores e por isso muda completamente suas atitudes em poucas semanas. Se formos analisar pontualmente os acontecimentos poderia perecer algo forçado pela autora, mas depois de finalizar a leitura e observando a obra por completo, achei muito interessante a proposta. 

Explico o porquê. Como vocês puderam observar estamos diante de um livro bem curto. 64 páginas apenas. Mas mesmo sendo uma obra curta a autora conseguiu trazer um enredo forte e contado de maneira bem direta, sem muitos rodeios.  Ela foi direto no calcanhar de aquiles da personagem e trabalhou bem as reviravoltas que lhe aconteciam. 

Ok! Em alguns momentos fiquei muito irritada com a Érika. Cheguei a sentir pena de Gilberto. Sei lá, pensei que ela poderia ter sido mais direta com ele. Mas até isso me chamou a atenção, porque nem sempre na vida fora das páginas nós conseguimos fazer as coisas da maneira que precisam ser feitas. E a Valéria me fez pensar sobre isso.

Achei bacana a relação que a personagem desenvolve com a natureza e com os os bichinhos. Algo que por sinal é bem característico da autora. Incondicionalmente apaixonada pelos animais. 

Tenho que dizer aqui da minha alegria de ler este livro. A Valéria tem um jeito muito lindo de escrever e quem a conhece pessoalmente consegue enxergá-la nas páginas achei fantástico poder vivenciar este momento e deixo aqui a dica de leitura para todos vocês que estão procurando uma historia bacana com um toque de suavidade e reflexão.

Sobre a parte física da obra achei sensacional, a revisão impecável, a capa um amor de delicadeza. As páginas são amareladas e com letras bem favoráveis a leitura. A editora está de parabéns pelo trabalho! 


Sobre a escritora:

Valéria Torres nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Morou em Londres, Estados Unidos e Suíça onde lecionou Português para estrangeiros e aprendeu muito com as diversas culturas, ampliando tanto o seu conhecimento geral como o pessoal. Estreou na Literatura em 1995 com o livro "A eterna luz do ser", no qual narra a histporia de uma cientista que volta ao passado com o objetivo de estudar uma antiga civilização. Em 1997 escreveu "Uma história pouco comum" em que retrata a vida da cadela Betina, uma vira-lata que evoluiu com suas próprias experiências. Publicou ainda "Aventura Inesquecível" pela Litteris Editora e "Presente de Grego" pela Quártica Editora. 

Até mais!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi Vanessa,
    Adorei sua resenha, parece ser um livro muito bom, e mesmo com poucas páginas prende o leitor e é bem denso, com muitas reflexões e emoções (gosto muito disso nos livros), acho que gostaria bastante da leitura dele.
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que essa capa não é lá essas coisas... Se um dia me surgir oportunidade leria sem problemas.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3