Resenha: Ativista (Trilogia Vera Cruz) - Joe de Lima

Ficha Técnica:
Título: Ativista
Autor: Joe de Lima
Editora: Independente
Ano: 2017
Páginas: 424
Idioma: Português
ISBN: B076YBFJD5

Vera Cruz está em guerra. Em meio ao caos dos conflitos, um novo governo se estabelece, instaurando uma ditadura violenta e implacável. Ainda se recuperando, Marcel tem de se preparar para sua próxima missão.Ao mesmo tempo, Camilla e Flora fazem planos para libertar o país. Contudo, o atrito entre elas é cada vez maior. Em meio às festas de fim de ano, Marcel e seus companheiros irão atravessar o país, encontrando novos aliados e inimigos, enquanto lutam para salvar seus familiares e para mudar o destino de Vera Cruz.Na explosiva conclusão da série, Joe de Lima apresenta uma obra cheia de ação, romance, adrenalina, fanatismo político e reviravoltas surpreendentes



Em Ativista, encontramos um caótico estado de guerra em Vera Cruz. Em meio a tal, temos a busca, de Camilla Noble e Flora (Voz Verde), pelo fim da cruel ditadura instaurada. Ainda, encontramos um Marcel Seeder extremamente debilitado, após os incidentes ocorridos no livro anterior, em busca de recompor-se e preparar-se para a guerra que, visivelmente, está prestes a dar seu início. 

Não poderia deixar, em palavras quase iniciais, de falar sobre a paixão que eu tenho pela trilogia. Acredito que o aprendizado maior com obras brasileiras como essa é o de poder visionar, ao contrário do que muitos acreditam, que o país tem sim material literário de qualidade, e sem dúvida alguma, essa trilogia está enquadrada a este rol (extenso).

A narrativa do autor atrai minha atenção pela capacidade de criar situações as quais os leitores não esperam. Quando chegamos a algumas partes, vemos que ainda faltam bastantes páginas e nosso cérebro acredita que está prestes ao fim, mas, adivinhe o que nosso queridíssimo autor consegue fazer? Criar situações, muito bem construídas, para levar a história adiante e dar o ar diferencial da qual esta carrega.

A simplicidade e a capacidade descritiva do autor são, sem dúvidas, um charme encantador para a obra. Sabe aquele livro "gente como a gente", sem dificuldade para a leitura e que te possibilita viajar e imaginar só pelo detalhamento das descrições? Gente, sem dúvidas, essa parte é de chamar atenção porque você consegue criar perfeitamente os personagens e cenários na sua mente, ainda, este segue um processo lógico incrível. Não há confusões na história (ou talvez tenha, mas quem leu vai entender que talvez sejam meras alucinações e algumas gemas (poderes) utilizadas, não?
"A janela panorâmica dava para o jardim da frente. A maior TV holográfica que Marcel já vira ocupava um espaço enorme na parede branca. Uma bela guirlanda fora posicionada acima do aparelho, combinando com a decoração presa à parede.
O canto da sala ganhava vida com uma árvore de Natal de dois metros, enfeitada com bolas coloridas, luzinhas, estrelas, pequenos Papais Noéis, sininhos, fitas de seda e tudo que tinha direito."  
Posso adiantar umas informações bombásticas que, primeiramente, temos a definição de com quem efetivamente Marcel Seedar ficará: Beatriz ou Camilla? Em quem você aposta? Tenho que dizer que, eu, particularmente, apostaria no romance que se desenrola na trama e que fui uma das que amaram o desfecho desse triângulo, quanto a escolha de Marcel.

Quer mais? Não caia na sensação de que é um livro cheio de vitórias aos nossos grandes protagonistas. Se engana quem assim pensa... Os "perrengues" prolongam-se na trama e prepara o lenço que as perdas são de chorar e partir o coração...
"O king's Gambit reduziua altitude e pairou no ar, girando sobre o próprio eixo. Já era possível divisar claramente seu design em forma de seta, voando na direção oposta à qual apontava, bem como as três hélices horizontais no interior de cada asa. Os dois canhões, um de cada lado do corpo principal pareciam mover-se.
Marcel viu meia dúzia de rastros de fumaça surgir na parte inferior do bombardeiro e avançarem na direção da ponte.
-Mísseis!"
Acredito que uma coisa atrativa são os trechos reflexivos, onde vemos um certo lado "pensativo" e cheio de ensinamentos dentro de cada personagem. Conseguimos ver o porquê de algumas pessoas serem e agirem como o são. As motivações por trás de cada personagem. Seu lado humano de erros e acertos. Suas incertezas e dúvidas. Suas mudanças. Seus medos. Vemos um pouco mais íntimo cada personagem e querendo ou não, há um certo ar de livro final que deixa uma saudade imensa...
"-Você não entende, mãe. Todos perto de mim acabam machucados. Olha o seu estado e o do Nil. E isso foi por serem minha família.
- Você é que não entende. Quando uma pessoa é roubada, a culpa não é dela, é do ladrão. As coisas ruins não foram culpa sua. Está indo bem, só pare de tentar carregar o mundo nas costas, é pesado demais - ela tossiu novamente. Voltou a limpar a garganta. Ao recuperar o fôlego, tocou na bochecha de Marcel. - Estou orgulhosa de você, meu filho. O que faz por essas pessoas conta muito. Vou ficar com o coração na mão cada vez que estiver em perigo, mesmo assim, nunca pare. Porque é isso que você é. Um herói."
Porém, por mais que tenha um milhão de elogios, preciso apontar o aspecto que há alguns errinhos mínimos de digitação (não é ortográfico, fica visível que são erros de digitação). Mas nada que atrapalhe o brilho próprio que Ativista carrega.

Sem dúvida alguma eu diria a vocês que devem sim ler esta obra. A trilogia traz características que te farão ficar apaixonado. Que trama! Não deixe de conhecer!




Sobre o autor: Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras.
Com Ativista, completa sua série Young adult, também é autor da ficção científica Dragão de Gaia.

Postar um comentário

0 Comentários