Por que fazer parte de uma Roda de Leitura?


Roda de leitura, Pensamentos valem ouro, leitura coletiva, blog, imagem pixabay
Fotografia: Pixabay
Você faz parte de algum tipo de roda de leitura? Já participou de algum projeto coletivo (book tour, maratonas, desafios...) onde tivesse que ler junto com outras pessoas e depois colocar suas opiniões? Se sim, você já fez uma pausa para pensar sobre a importância dessa ação na sua vida enquanto leitor? E se não... Por que ainda não tentou, já se questionou?

Não estamos ilesos diante da leitura. Ela é parte de nós e nos insere no mundo. Faz com que busquemos o protagonismo de nossas vidas. E é por isso talvez, que a questão de ser ou não leitor esteja cada vez mais em discussão em nossa sociedade. 

O leitor vai além, consegue andar com suas próprias pernas e agir sobre o meio em que vive porque a leitura o possibilita olhar o que não é obvio. Ele lê nas entrelinhas. Já aquele que se afasta da leitura, olha e não consegue enxergar, pois lhe falta conhecimento para ver. Estar inserido em um ambiente leitor é então condição primeira para educar bem nossa sociedade! 

Mas não basta ler. É preciso mais. Correr os olhos sobre as linhas, conhecer uma história ou um poema não é o suficiente, precisamos pensar sobre o que foi lido, argumentar, trocar ideias. Conhecer as intenções do autor, e também nos indagarmos sobre nossas considerações sobre o que foi lido.

O pulo do gato da questão é que se questionarmos sozinhos podemos chegar a conclusões obscuras que nos mostram apenas dois lados da questão: a nossa e a do autor. Mas quando abrimos espaços para outras vozes, conhecemos um número sem tamanho de ideias e opiniões que nos ajudam a olhar e enxergar as diversidades do mundo. 

Roda de leitura, Pensamentos valem ouro, leitura coletiva, blog
Nas Rodas de Leitura temos este espaço. Primeiro um momento a sós com o autor/texto e nossos pensamentos e depois a confraternização das ideias e ainda a troca de lugares onde nos afastamos de nossas certezas para tentar compreender as certezas dos outros.

E sendo assim, fico aqui pensando... Que bom seria que em todas as escolas pelo menos um grupo de leitura fosse formado para partilhar essas e outras tantas ideias. Melhor ainda!!! Se cada grupo de amigos se reunisse para olhar com mais atenção esta ou aquela literatura. Não é preciso nem estar no mesmo espaço físico, porque hoje a internet nos presenteou com a possibilidade de estar em vários lugares do mundo sem sair de nossas casas. 

O que eu quero dizer com tudo isso, querido leitor, é que vale a pena ler e se reunir com seus amigos para pensar sobre o mundo que vocês querem para suas famílias e filhos. E vale mais ainda pensar sobre isso tudo de mãos dadas com a literatura. 

Então, se você ainda não faz parte de uma Roda de Leitura, grupo literário ou algo assim procure um comece a escrever sua história com suas próprias ideias. Quem sabe amanhã não será você o incentivador de novos leitores!?


Recentemente pensando sobre todas estas questões me reuni com alguns amigos para dar voz às ideias. E daí surgiu a Roda Virtual de Leitura. Vamos ler e depois nos sentar para trocar ideias! E você, se quiser, é nosso convidado para esta reunião literária! Esta semana já começaremos nossa primeira leitura! vem com a gente! 

Roda de Virtual de Leitura - Grupo no Facebook
Vanessa Vieira, Blog Pensamentos Valem Ouro. Leitura coletiva, Roda de leitura
Clique na imagem

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Olá tudo bem ? Nunca fiz parte de uma roda de leitura, confesso que não sabia como funcionava.achei uma ideia bem produtiva .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se quiser particiar é só chegar! :)

      Excluir
  2. Eu preciso muito participar, pra poder me animar a voltar com minhas leituras paradas.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não fiz parte de uma roda de leitura assim, mais achei bastante interessante essa ideia, com certeza esse tipo de projeto é muito bom, pois ler livros é importante, e trás conhecimento, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Rodas de leituras são fantásticas, já participei de várias e digo que valem a pena, porque além de termos pontos de vistas diferentes das obras em debate, podemos socializar e fazermos novas amizades. Adorei esse post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto muito também! Estou torcendo pra este clube dar certo! :)

      Excluir
  5. Que rico post esclarecendo sobre o ótimo hábito de participar de Rodas de Leituras. Já tive a oportunidade de participar de algumas, isso nos ajuda bastante no momento de ouvir, ao invés de só falar e ter os próprios conceitos ultra definidos, aprendemos a ouvir e mais que entender, compreender a visão daquele que nos rodeiam. É fantástico como podemos enxergar de diferentes formas um mesmo ponto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Amilton. O mais bacana é a troca de interações ne! :)

      Excluir
  6. Eu nunca tinha pensado em uma roda de leitura. Muito bacana mesmo! A gente cresce podendo debater as literaturas e um edifica e acrescenta nas opinioes né?

    ResponderExcluir
  7. Acho muito importante trocar ideias e conhecer outras interpretações a respeito dos enredos que acompanhamos. Sem contar no prazer que dar ter pessoas que estão interessadas da história que lemos. Sucesso pra essa roda de leitura.

    ResponderExcluir
  8. A roda de leitura é um projeto que ajudou muito as crianças em grande escala.Para adultos deve ser muito legal ter como intenção treinar leitores.

    ResponderExcluir
  9. Já fiz parte de algumas, mas hoje não faço de nenhuma, mas foram experiências bem interessante.

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre gostei muito de eventos onde falam sobre livros, mas clube do livro ou roda da leitura nunca participei. Acho super importante essa troca e com certeza incentiva mais pessoas a lerem e a gostarem de ler. Boa sorte com o projeto de vocês.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3