"É preciso parar a bola e olhar o jogo"

 Refletindo sobre a vida...

reflexão, literatura feminina, reflexões sobre a vida, motivação, texto motivacional, crônica, Vanessa Vieira, Escritora Vanessa Vieira
Tem uma frase que vivo repetindo para mim mesma e para alguns amigos bem próximos. Geralmente em situações onde o caos se instala e somos engolidos pelas atribuições diárias. Ela diz assim: 

"É preciso para a bola e olhar o jogo"

Acontece que, às vezes, de tanto repetirmos uma atitude ou palavra, ela acaba se tornando natural ou mecânica. E então, seus sentidos começam a ficar confusos e perdem o significado para nós. 

Sentada ontem na mesa do trabalho, raramente num dia calmo, sem muitas vozes e atribuições urgentes, resolvi pousar meu olhar sobre o espaço que se organizava à minha frente. 

Percebi que, no jogo acelerado do dia a dia, minha percepção sobre a beleza daquele espaço foi se escondendo em algum lugar dentro de mim. Fiquei surpresa quando a encontrei novamente dentro de mim. A sensação de contemplação me fez ficar saudosa. 

Ora, já sabemos que falar sobre algo não é vivenciá-lo. E ainda que, vivenciar é bem melhor do que falar. Eis então o que aconteceu comigo nesta calma sexta-feira com uma escola em movimento.

Olhei ao redor e vi ser possível, de fato, parar a bola e olhar o jogo. Notar o espaço e  descobrir que toda a agitação vem de dentro para fora. Afinal,  o lugar é sempre o mesmo, o espaço não muda. O que muda são as relações e como eu, ser humano, lido com elas. 

Como é bom viver experiências como estas e se atentar a elas! 

Até breve!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá, querida amiga Vanessa!
    A desaceleração é preciso.
    Muitas vezes, vamos só jogando a bola sem pararmos para ver o jogo, o piloto automático entra em cena e não quer sair.
    Contemplar a vida é preciso, antes de vivê-la.
    Muito bom e reflexivo seu post.
    Tenha novos dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Esse parar, esse respiro, essa conexão com o interno é tão necessária para nos sermos arrastadas feito uma bola em jogo.
    que bom que você estava atenta!

    ResponderExcluir
  3. é verdade, às vezes seguimos no automático e não avaliamos o momento. boa frase. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. É muito bom voltar aos amigos e ler o que estão publicando e de certa forma vivenciando. A vida é só urgência nos últimos tempos, E poder parar para vê-la passar é realmente a melhor forma de entender a sim mesmo e os que nos rodeiam. Quantas vezes sorrimos hoje? quantas vezes falamos bom dia com o vizinho? , quantas vezes admiramos um jardim ou o tr\ãnsito caótico ...
    Gostei Vanessa _ refexão necessaria e jogo parado rs
    Abraços, amiga _ estou voltando devagarianho.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3