Momento Pipoca: Cinco Filmes memoráveis com protagonistas professores



Olá pessoal! Hoje é dia de falar de Educação. Aplaudir de pé esses camaradas que nos ajudam a conhecer alguns caminhos da vida, que nos ajudam a escolher profissões, que nos formam e que infelizmente são tão pouco valorizados em nossa sociedade!

São inúmeras as lutas que os educadores têm que enfrentar em sua dia a dia e ainda há gente querendo cobrar mais, exigir mais, quando a realidade é que muito menos se tem. 

Por este motivo, resolvi trazer aqui a dica de cinco filmes que me marcaram muito ao longo da minha formação (que ainda está acontecendo). E que nos mostram um pouquinho da realidade dos professores. 

Espero que gostem das dicas, vamos lá!


1 - Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade

Sinopse
"Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores."


 Fonte: Adoro Cinema


💢💢💢💢

2 - Mentes Perigosas

Mentes Perigosas


Sinopse
Louanne Johnson, uma oficial da marinha, abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém, logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras e é forçada a lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com caratê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma por meio de métodos pouco convencionais.

 Fonte: Adoro Cinema

💢💢💢💢

3 -  Sociedade dos Poetas Mortos

Sociedade dos Poetas Mortos


Sinopse
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Fonte: Adoro Cinema

💢💢💢💢

4 -  O sorriso de Monalisa

O sorriso de Monalisa


Sinopse
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Fonte: Adoro Cinema

💢💢💢💢

5 - A onda

A onda

Sinopse:
Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar "A Onda" pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com "A Onda", mas aí já é tarde demais.


Fonte: Adoro Cinema


E aí! Já assistiu algum dos filmes acima? O que achou deles? Hoje, como vocês puderam perceber, eu me abstive de opiniões. Tenho memórias fortes com estes filmes, mas queria apenas indicá-los, sem muitas palavras. Apenas com as sinopses e as imagens. Espero que tenha conseguido gerar em vocês alguma curiosidade sobre estes lindos trabalhos! Vale muito a pena assisti-los! 

E para os professores de plantão, deixo meus mais sinceros parabéns! 
Vocês são guerreiros de nossa Pátria! 

Postar um comentário

0 Comentários