A contadora de histórias

 
- Todo homem tem uma história para contar -
 Guerreira Xue

Contação de histórias, Contador de histórias, histórias, arte, literatura, livros, leitura e leitores, campo Santo, Bia Bedran, Histórias infantis,
 

Que amo histórias todos já sabem, mas que também gosto de contá-las poucas pessoas descobriram. Talvez por conta da vergonha que ainda habita em alguns cantos da minha alma. (risos) Eu nunca mencionei sobre este assunto aqui, mas sempre tem uma primeira vez.

Mas o fato é que sempre gostei de contar histórias para minhas crianças e gradualmente durante meus anos de trabalho as pessoas foram me ouvindo contar histórias e, para minha surpresa, gostando do que estavam vendo e ouvindo. Então resolvi aceitar, mais esta missão literária! 

No ano de 2023 aconteceu aqui em minha cidade o Seminário de Alfabetização, um evento onde a Secretaria de Educação reúne os educadores para pensar sobre o fazer pedagógico nesta fase tão importante da vida dos pequenos. E quando dei por mim, está eu lá, diante de vários professores contando a história do Campo Santo. A primeira história que contei na vida, enquanto me formava professora. 

Naquela semana, contei história para crianças de diferentes idades e fechei com a contação para os professores, foi uma experiência singular e só reafirmou para mim que a história, se levada com o coração aberto, cativa e envolve o coração humano.  

Hoje, dia 20 de Março, comemora-se o dia do contador de histórias. Então decidi compartilhar com vocês um trechinho da história contada naquele dia. Afinal, precisamos espalhar boas vivências e compartilhar momentos. 

A história contada é 
Campo Santo, um conto popular antigo 
adaptado e popularizado pela Bia Bedran

 

Por hoje é isso, espero que gostem da história! 
Até breve!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. ah, amo contação de histórias. e tb histórias passadas por gerações pela oralidade. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Também adoro ouvir um alegre contador de histórias ou ler um livro de igual analogia.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3