Educando Crianças Antirracistas [Resenha]

Falar sobre Educação Antirracista é urgente e extremamente necessário!
 
Educando Crianças Antirracistas
Foto Vanessa Vieira

Educando Crianças Antirracistas é um livro infantil escrito por Bárbara Carine. Nesta obra, conhecemos Kieza, uma menina que nos apresenta a escola dos sonhos — um lugar onde o acolhimento e o afeto são prioridades.

A linguagem utilizada pela autora é acessível, direta e cuidadosamente pensada para mostrar ao leitor que a escola deve ser um espaço de respeito. E mais: que dentro e fora dela, todas as pessoas merecem respeito — não pela cor da pele, pelo cabelo ou pela roupa, mas simplesmente por serem humanas, com sentimentos e sonhos.

Educando Crianças Antirracistas - Bárbara Carine

Um ponto muito interessante do livro é que a autora compartilha informações valiosas sobre o continente africano e a influência dos povos africanos na cultura mundial, por meio de suas ideias e criações. Você sabia que tudo começou por lá? Quando tomamos consciência desse fato e buscamos conhecê-lo com mais profundidade, muitas das nossas atitudes podem mudar — especialmente no papel de educadores, sejam pais ou professores.

Com sensibilidade, Bárbara aborda o tema da diversidade no Brasil e nos convida a refletir sobre a importância de estarmos atentos à educação das crianças — seja você professor, pai, mãe, tio, avó…

A leitura é rápida, envolvente e necessária. Recomendo fortemente para crianças e também para adultos. Precisamos tratar esse assunto com mais clareza e urgência em nossas escolas.
 

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Ótima resenha e cada vez mais importante criar as crianças com essa mentalidade.
    Muito importante! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. deve ser ótimo, conheço um grupo que está atualmente com cursos gratuitos em cidade tiradentes com indígenas e afro-descendentes para professores, educadores e interessados. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Que blog maravilhoso que você tem Vanessa! Uma pérola com quase 15 anos de blogosfera!
    Um marco incrível, parabéns!
    E que texto precioso o seu. Nada melhor do que levar sugestões de obras que fazem a diferença no nosso mundo literário e dividí-lo com a blogosfera em geral. O tema é necessário, pois é educando as crianças que elas aprendem, desde pequeninas o respeito por todos.
    Adorei o seu espaço e já estou seguindo para não perder as próximas atualizações!!
    Beijos e um ótimo final de semana!! :)))))

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, amiga Vanessa!
    Excelente resenha e muito importante para as crianças.
    É de pequeninos que se devem ensinar as crianças a não serem racistas.
    Muito bem. Gostei de ler.

    Votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá. Já vi esse livro por aí, creio que a proposta é interessante, apesar de eu não ter ilusões de que crianças serão todos poços de virtudes....rs Criança gosta de zoar, gosta de chamar o amiguinho por apelidos nem sempre legais, mas se tudo é aceito como brincadeira, descontração, não vejo mal. Há o que machuca, e há o que diverte, se todos estiverem se divertindo.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3