Para gostar de ler


Post escrito pela Ane

Vanessa Vieira, Anne, Pensamentos, livros, literatura, dicas de leitura
Web Imagem


Pra mim não existe esta história de “Ah eu não gosto de ler” para mim o que existe são pessoas que ainda não encontraram o seu tipo certo de leitura.  Pensando nisso resolvi fazer uma pequena lista com dicas de leitura para quem quer começar a se aventurar pelos principais gêneros da literatura atual. 

1-Infanto-juvenil: é um ramo da literatura dedicado especialmente às crianças e jovens adolescentes, tendo seus personagens principais variando até os 14 anos. A temática pode ser sobrenatural, distopia, aventura e etc. 

    Para ler: Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Pequeno Príncipe, A Marca de uma Lágrima, Alice no País das Maravilhas, O Estudante, Fala Sério Mãe, Escola: Os Piores Anos da Minha Vida, Diário de Uma Garota Nada Popular, As leis de Allie Finkle para meninas : Dia da mudança, Caçadores de Tesouros e A Droga da Obediência. 


2-Young Adult: é um gênero voltado para jovens adultos, com personagens entre 15-18 anos. São livros em geral sobre a adolescência. Podem ser sobrenatural, distopia, contemporâneo, de época e etc.

    Para Ler: Eleanor & Park, Fazendo Meu Filme, Jogos Vorazes, Cidade dos Ossos, Estilhaça-me, Anna e o Beijo Francês, Starters, Divergente, A Seleção, Todo Dia, Will & Will, Lonely Hearts Club, O Começo de Tudo e 10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos). 


3-New Adult: Os personagens variam de 18 a 25 anos, geralmente as histórias se passam no período da faculdade, marcando a transição da adolescência para a vida a adulta. Suas histórias possuem um conteúdo de cenas mais explícitas de romance, assim como uma linguagem mais vulgar em alguns casos.

    Para ler: Belo Desastre, Easy, Química Perfeita, Métrica, Perdendo-me, Sociedade Secreta: Rosa e Túmulo, Paixão sem Limites. 


4-Chick-Lit: é a literatura voltada para mulheres. Suas histórias são romances leves, divertidos, que são o retrato da mulher moderna e  independente.  Nesta categoria estão aqueles livros que são a garantia certa de boas risadas. 

     Para ler: Qual seu Número, Azar o seu, A musica que mudou a minha vida, Tamanho 42 não é gorda, Melancia, Dizem por aí... 


5-Sicklit: são livros que fazem a gente parar e pensar e trazem  trazem histórias com desfechos não tão felizes e geralmente temas como depressão, distúrbios alimentares, suicídio, bullying, doenças graves e etc., estão presentes. 

    Para ler: A Culpa é das Estrelas, Extraordinário, Colin Fischer, Garotas de Vidro, As Vantagens de Ser Invisível, Os 13 porquês, Se eu ficar, Primeiro Amor.   

_____________________________________

Este post foi uma contribuição da Ane lá do Blog Profano Feminino

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Espero que este post incentivo vários leitores a lerem algo novo independente da idade. ^^
    Tem livros para praticamente todos os gostos.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Anne! =D
      Fiquei encantada com as dicas. E passo por todas as categorias. hehe.
      Que muitas pessoas possam olhar os livros com olhares mais atentos.

      Obrigada pela Colaboração flor!
      Amei!

      <3

      Excluir
  2. Oi Van! Apesar da minha idade, fico naquele grupo 2 facilmente! hauahuahau Adoro amores adolescentes!
    Eu concordo com você qnd diz que não existe essa de "não gosto de ler"... Meu marido é assim, e eu sempre digo que ele tem que achar um tipo de leitura certo para ele... quem sabe um dia? rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu
    http://asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juju!
      Fico feliz que você tenha gostado. Este post é uma parceria com a Ane do blog Profano Feminino para incentivarmos a leitura. As dicas dela são bem bacanas. =)

      Eu fico ali... Passeando pelas categorias! rsrs
      Muito feliz com tua visita!

      Um beijinho!

      Excluir
  3. Ameeei o post! Dicas ótima e super concordo que, quem não gosta de ler, é porque ainda não encontrou seu tipo certo de leitura. Ler é uma maravilha! ^^
    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bk! Que bom te ver aqui! ;)
      Show de bolas essas dicas né! ^^
      Adorei!!!

      (= Nota 10 pra Ane!

      Excluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3