Vamos falar de organização?


Bem, há algum tempo venho tentando me organizar. Tenho muitas tarefas (Pós Graduação, tarefas do blog, trabalho, Vida pessoal...)  e com o tempo elas foram embolando o meio do meu campo, porque eu deixei passar em branco alguns detalhes.   

Nada demais por enquanto, pois como sabemos sempre vamos passar  por algumas dificuldades que são naturais da vida. E neste meio, a gente vai esquecendo ou priorizando outras atividades que não aquelas realmente importantes. Pode até não acontecer com todos, mas com uma grade maioria.

organização, Vanessa Vieira, blog pensamentos valem ouro


Então, pensando neste sentido e sabendo que sempre é hora de dar o primeiro passo, fui buscar algumas ajudas para conseguir cumprir bem minhas tarefas e fazê-las de forma satisfatória, ou seja, com bons resultados. Primeiro, porque mesmo que as dificuldades sejam naturais eu tenho que estar preparado para lidar com ela e segundo, porque juntos somos sempre melhores!

Fui a muitos sites, encontrei grupos e pessoas que me ajudaram bastante. Mas como este é um assunto extenso cheio de coisas bacanas para se pensar pensei em dividi-lo em algumas conversas. 3 (três) para ser mais exata. E vamos começar pelo ponto básico da situação. A pergunta que não quer calar: 

O que você precisa organizar na sua vida?

Já parou para pensar sobre isso? Às vezes a gente passar horas buscando formas de melhor organização, como organizar isso, como ganhar tempo, como fazer, como acontecer... Mas não paramos para pensar o que realmente precisamos organizar. E dizer o que precisamos é o passo mais importante. Porque só depois destas definições conseguiremos delimitar os caminhos que iremos seguir e buscar a ajuda que necessitamos. 

Por que digo isto? Bem, porque seria muito fácil eu dizer a você: 

-" Pegue uma agenda e anote todos os seus compromissos e estarás organizado!" 

Mas, será mesmo que pegar uma agenda e fazer anotações é sinal de organização? De certo que não, antes de chegarmos à agenda temos todo um caminho a percorrer... Caso contrário, a agenda um recurso tão interessante, passa a ser somente mais uma obrigação a ser cumprida. Perdendo o seu valor em nossa organização. 

Acho que você já conseguiu entender qual é a proposta deste início de conversa né!? Ainda não!? Então eu explico. 

A primeira coisa que devemos fazer antes de qualquer passo em nossas vidas é a reflexão. Então, vamos refletir?

Pegue ai uma folha, um caderno, algo que você sabe que encontrará depois, mas não precisa ser definitivo. Ok? Você vai precisar apenas de algumas linhas. Tente responder as perguntas abaixo e depois de dois dias volte e olhe novamente.Veja se é isto mesmo que estás a precisar, acrescente algo e se for necessário faça novamente. 


1) O que você quer/precisa organizar? 
2) Porque você quer organizar?
3) Que nível de importância estas tarefas tem em tua vida?

Percebam que as perguntas são simples. Algumas até parecendo redundantes, mas vai lá! Escreva, pense sobre os temas lançados. Você pode pensar em "coisas grandes" como eu mencionei no início do post, faculdade, casa, trabalho. Mas também pode fazer anotações sobre "coisas simples" como arrumar o guarda roupa e as gavetas... Pense! Quais são as suas necessidades neste momento? 

Se quiser me contar um pouco do que refletiu ficarei bem feliz!!! E na próxima semana |terça-feira | vamos conversar sobre como e onde encontrar ajuda para se organizar. Fique atento para não perder o bonde! 

Um abraço e boa reflexão!
Vanessa Vieira

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Essas dicas são maravilhosas, principalmente para 2015, então fica bem mais fácil quando eu for organizar de verdade ;)

    Se puder retribuir curtindo, seguindo ou comentando lá no blog eu agradeço e retribuo :DBlog Duda Nogueira

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fissurada por organização, hahahuheau.
    Acho que amanhã eu vou numa livraria, não quero nem ver o estrago.

    Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Você disse livraria!?? *-* Nem posso ouvir este nome! hehehe! Beijinhos!

      Excluir
  3. Olá Vanessa! Pensei logo em arrumar mais uma vez minhas coisas do armário, ver livros, papéis que não servem mais ou que posso passar pro computador e me desfazer. Já havia jogado fora contas antigas, de 5 anos atrás e que poderiam ser descartadas. Agora é partir pro armário, abrir espaço pras minhas bugingangas de scrap, porque o espaço é pequeno pra tanta coisa e eu não tenho atelier. rs Adorei, aguardando pela próxima terça. Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza! Coisa boa é arrumar espaço para guardar nossas coisas né!? Eu me sinto leve! rsr! Vou ficar te aguardando hein! Obrigada pela visita! :*

      Excluir
  4. Olá, Nessa! Tudo bom?
    Gostei muito desse papo que vc teve através desse texto com a gente.
    Esse ano quero muito me organizar e poder planejar melhor minhas atividades!
    Beijão amor

    www.iasmincarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iasmin! Que bom que você gostou! Espero que consiga se organizar viu! ^^
      Vamos trocando ideias! ;)

      Um beijinho! =)

      Excluir
  5. Adorei está postagem. Combina bem com o meu período atual. Minha proposta para 2015 foi organizar minha vida em todos os aspectos. Desde a organização da casa, blog, pós, trabalho, leituras, até tempo com o marido e os bichos (11 gatos e 2 cachorros). E de alguma forma ainda fazer sobrar tempo para passear e ir ao cinema, kkkkkkk Não é fácil. Por isso comecei o ano lendo o livro Vida Organizada da Thais Godinho, não é nenhuma fórmula mágica, mas os métodos estão me ajudando a criar uma rotina e por as coisas em ordem.
    Parabéns pelo blog, adorei as postagens, já marquei várias nos favoritos para ler durante a semana.
    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3