Encontros & Desencontros - Rosana Prieto


Oi gente linda! Hoje trarei a vocês a resenha de um livro muito especial. Chama-se Encontros & desencontros que foi escrito pela Rosana Prieto, parceira aqui do blog. Vou confessar a vocês que já terminei de ler o livro há um certo tempo e portanto, a resenha já era para ter saído aqui. Mas, porém, contudo e todavia eu me apaixonei pelo livro então resolvi fazer uma resenha diferente. A data oficial era semana passada, mas esperei para postá-la com o novo layout. A Rosana Merece!  

Dadas as devidas explicações, vamos às informações do livro?

Bem, Encontros & Desencontros é uma seleção de 9 (nove) contos escritos pela Professora e Advogada Rosana Prieto. 
São nove histórias curtas e profundas que nos levam a pensar sobre o nosso cotidiano, sobre as coisas que às vezes deixamos passar e até mesmo sobre aqueles que por vezes nem percebemos.

Rosana fala também sobre a vida nos fazendo enxergá-la de outros ângulos. Sofrimento, felicidade, descobertas, dores, música, sentimentos são algumas palavras que facilmente se destacam ao longo da leitura.

Com graciosidade a autora nos faz desfilar sobre a vida por meio de nossos olhos e isso me fez ficar apaixonada pela obra. Conforme  lia  várias imagens vinham à minha cabeça... Era como se eu estivesse naquela situação e eu adoro quando isto acontece.

Sentir o medo, a alegria rir e chorar com o personagem não tem preço. E a Rosana conseguiu me levar a todos estes extremos dos sentimentos humanos.

Bem, como eu disse, enquanto lia Encontros & Desencontros, várias imagens vinham à minha cabeça então, resolvi trazê-las para minha resenha. Como eu fiz isso?? Bem, primeiro reli cada conto e fui percebendo o que em cada um deles se destacava pra mim. Depois com a ajuda do meu querido companheiro Ildo Silva dei forma às imagens que estavam em minha mente. Eu falava as cenas e ele ia criando os desenhos. 

Então para mostrar a vocês como ficou, porque sei que já estão curiosos farei assim: cada imagem representa um conto e para cada conto colocarei uma frase resumido o que senti ao final da leitura. Espero que gostem e se encantem pelo livro assim como eu me encantei! 


A ESPERA

Ilustração: Ildo Silva

Quando escolhes um caminho deves se preparar para as novidades que ele possa lhe trazer. Há caminhos certos e caminhos que chamamos atalhos eles podem nos fazer perder pessoas queridas e nos deixar apenas na espera de um resgate. Que pode vir ou não. 


A GUERRA

Ilustração: Ildo Silva

E quem disse que o amor é sempre o mesmo? Quantas lembranças podem ser guardadas em um pequeno relicário! Quantos amores são renovadores diariamente dentro de um único amor. E este relicário pendurado em uma corrente mostra um amor que vai... Não há certeza de sua volta. Apenas a esperança e o amor pelo que se ama.


A MÚSICA

Ilustração: Ildo Silva

A música. Está sempre a procura de ouvidos e num belo dia saiu daquela linda janela e chegou aos ouvidos daquele jovem. Ela tocava ele ouvia e se apaixonava. Quem seria responsável por aquela paixão. Entre a musica o amor e janela há coisas incríveis para descobrir


A VIDA

Ilustração: Ildo Silva

Centro das atenções aos poucos foi deixado de lado. Ficou triste, magoado, repensou toda sua existência até que encontrou amigos que lhe fizeram compreender o sentido de sua vida. Livros, sempre vivos e embora "velhos" sempre novos!!!!


COTIDIANO

Ilustração: Ildo Silva

Amanhece, entardece, anoitece e de novo o dia se faz raiar. E nesta volta linda que a vida dá nos "contidianizamos" e fazendo as mesmas coisas vamos vendo e fazendo a vida girar! 


O MISTÉRIO

Ilustração: Ildo Silva

O que pensar daquele moço que vive ali no banco da praça. Aquele... "ninguém"? Quem foi o autor do crime? culpa daquele moço? Será? Cuidado com a sombra! nela há perigo em confiar!


TRISTEZA

Ilustração: Ildo Silva

Decepção de um amor anônimo... Pelas consequências da vida se descobre "era casado. Tinha esposa e duas filhas. Um amor desconhecido!" (p32)


UM SONHO

Ilustração: Ildo Silva

Será mesmo que criança não pensa! Pois pensa e sonha até com a prova que não vai fazer. E neste sonho descobre que o barato da vida é a vida viver. Não se deve ter medo da escola. Apenas aprender com ela a conviver. 

EU QUERIA A "TIPPY"

Ilustração: Ildo Silva

Por causa da boa educação fiquei sem a boneca de meus sonhos, mirava-a de longe. Vigiava para ver até quando estaria ali. Será que consigo conquistá-la?


Bem gente querida. As frases que coloquei em cada imagem representam minha interpretação de cada conto. O fim de cada história contada pela Rosana é sempre surpreendente. Como diz o ditado há sempre o "pulo do gato" e a vontade e ler e reler e ficar maginando. foi assim comigo. E aí. Como será com você? 

Para ter mais informações sobre o livro e sobre a autora visite os links abaixo:




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Morri de amores pelas ilustrações! De verdade, adoro este trabalho mais manual.
    Fiquei curiosa pelos contos. Adoro ler trabalhos de colegas de profissão! <3

    Um beijo,

    Algumas Observações
    Teoria, Prática e Aprendizado

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amei a criatividade que vc teve em ilustrar cada conto. Ficou dez !!! O seu parceiro desenha muito bem! Adoro trabalhos manuais.E os contos parecem ser bem interessantes!! Bjssss

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3