O Livro dos Negros - Lawrence Hill
Primavera Editorial

O LIVRO DOS NEGROS


Título: O Livro dos Negros
Autor: Lawrence Hill
Tradução: Dina Blaj Schaffer
Editora: Primavera Editorial
Ano: 2015
ISBN: 978-85-61977-69-6
Páginas: 405
( OBRA CEDIDA PELA EDITORA PRIMAVERA EDITORIAL PARA LEITURA E RESENHA)


O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul.
(...)
O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade. (...)


O livro dos Negros nos conta a história de Aminata Diallo que anda criança foi roubada de sua terra, Baio, na África e vendida como escrava na Carolina do Sul. Aminata era uma menina esperta e no pouco tempo de vida que pode vivenciar com seus pais aprendeu coisas e atitudes que levaria para o resto de sua vida.

Narrado pela personagem Aminata Diallo, o livro dos negros nos leva de uma aldeia no interior da Africa, percorre todas as situações vivenciadas por um escravo em alto mar e, de algum modo, nos faz "vivenciar" se é que assim podemos chamar, as angústias vivenciadas  pessoas que sequer conseguem entender o porquê de serem arrancadas de suas terras e levadas para lugares que não escolheram. Que na verdade nem imaginaram existir.

Quando lemos a sinopse da história percebemos já que estaremos diante de uma longa jornada vivenciada por Aminata. Mas quando estamos diante do livro e vamos avançando pelos capítulos, esta jornada passa também a ser uma lembrança.

Em Aminata pude ver a representação de inúmeras pessoas que foram trazidas para nossa terra, pessoas da quais sou descendente. Pessoas que talvez durante toda a sua vida longe de suas terras não foram tratadas com respeito, que mereciam pelo simples fato de existirem.

Pensamentos Valem Ouro | Vanessa Vieira
Meu envolvimento com este livro foi tão intenso que diversas vezes tive que paralisar a leitura para me recompor, para tentar seguir em frente. Geralmente nos livros somos levados ao mundo das "fantasias" "ficções" mas na leitura deste livro meu processo foi diferente, o autor conseguiu me transportar da ficção para a realidade. A ponto de só muito depois da leitura do livro eu realmente tomar ciência de que Aminata era um personagem fictício.

Com certeza uma obra que merece cinco estrelas. Até mais, não porque seja uma história que lida com emoções, mas uma história que fala de realidade, história que lida com  a história. O livro dos Negros realmente existe e tem registrado o nome de muitos negros que fugiram, foram libertos ou comprados na época da revolução Americana. Você, eu, que estamos lendo esta resenha podemos ser descendentes de um deles. Imagine!

Estes foram os que sobreviveram, mas e aqueles que nem sequer chegaram aqui. Foram jogados ao mar ainda vivos ou mortos... Eu diria que este livro é nosso cara a cara com a verdade. Da crueldade a que nós podemos chegar quando temos algum poder...


Pensamentos Valem Ouro | Vanessa Vieira

Não posso deixar de comentar sobre o lindo trabalho realizado pela editora Primavera Editorial. A capa do livro que por si só já nos convida à leitura, as folhas amarelas e as letras que ajudam muito na evolução da leitura. A brochura, uma das melhores que passaram em minha mão. Está perfeita, mesmo depois de uma longa jornada de leitura.

Minha dica para vocês que ainda não leram é que leiam! se deixem conduzir por essa história e não parem por ai, pesquisem, vejam as informações que estão ao final da livro. Uma literatura fantástica para compreendermos e nos colocarmos um pouco mais a par de coisas que aconteceram e acontecem em nossa sociedade.

Mais informações Sobre o livro no Site da Editora Primavera Editorial e no Skoob
 

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Oi Vanessa!
    Que livro é esse? É aquele tipo de livro que você precisa sentir cada capitulo, cada emoção e acontecimento. Deve ser marcante \o/
    Bjk
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. A escravidão é um tema que confesso que normalmente não consigo encarar. Dói demais em mim ver o que as pessoas passaram, então não gostaria de acompanhar a jornada da Aminata. Entendo perfeitamente que você tenha precisado fazer pausas para se recompor, não tem como a gente não se envolver profundamente com uma leitura intensa dessas. Talvez um dia eu mude de ideia, mas por enquanto não vou ler porque não tenho estrutura pra algo assim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros com essa carga histórica, por se tratar de um livro com um tema tão denso assim, sinto-me ainda mais instigada a conhecer a história de Aminata. Não podemos fechar os olhos para o que aconteceu, nem se acovardar diante das intempéries que eles passaram... a crueldade existiu, existi e irá existir sempre em qualquer época.
    Amei a dica, super anotada! Realmente adorei o que encontrei em sua resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas já fiquei curiosa. Gosto de livros que nos ensinam coisas, e mais ainda dos que nos trazem personagens fortes e intensos. Quero esse livro para ontem, mas acredito que não vou conseguir resenhá-lo, caso o leia, pois não parece ser um livro fácil de se ler, ou de se falar sobre, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livros históricos são muito bons, pois podemos conhecer mais da história do mundo. Eu não sou muito de ler esse tipo de livro, mas gostei da sinopse e fiquei interessa em conhecer a vida de Aminata.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que em um primeiro momento não entraria na minha lista de leituras.
    Aí comecei a ler sua resenha e ela me fez pensar em várias coisas, entre elas em como fechamos os olhos para o que já aconteceu e esquecemos de aprender com a história para mudar o futuro, assim como é incrível até que ponto o ser humano pode chegar quando tem o poder ou quando quer chegar a ele.
    E mesmo que Aminata é uma personagem ficticia, fiquei com a sensação de que ela bem poderia não ser e querendo muito ler o livro.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  7. Livros de conteúdo histórico sempre tem o poder de mexer muito comigo , nunca li nada que relatasse sobre a escravidão a não ser na época da escola , mais nada tão a serio , não tenho certeza se estou preparada para encarar a historia de Aminata, porque mesmo se tratando de uma personagem fictícia sabemos que o que ela passou de fato foi a realidade que muitos outros negros sentiram na pele e isso machuca , adorei a resenha e amei ainda mais poder saber sobre este livro , irei ler assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre O Livro dos Negros e nossa... Parece ser muito bom. Com toda certeza vai ser uma leitura futura, porque eu quero conhecer um pouco do nosso passado. Além disso, a sua resenha está incrível. Muito bem escrita. Parabéns!
    Um beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia esse livro, gostei dele é bem forte. É muito interessante ler para conhecer a história. As vezes tão temos noção da realidade diferente da nossa e livros assim nos ajudam a pensar fora da caixinha. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Vi esse livro em alguns blogs, mas acho que devemos ter o momento certo para ler, é um tema bem sofrido com sua vitória, mas tamanho foi o sofrimento das pessoas que passaram por tal experiência me deixa um tanto mexida, não tenho forças para ler e imagina o que a protagonista passou, pelo menos nesse primeiro momento.
    É uma leitura muito válida a todos com toda certeza, só não pretendo ler por agora.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, e adorei o que você falou sobre o livro te transportar para a realidade. Imagino que seja um livro muito difícil, ver tanta crueldade que foram cometidas, o sofrimento dessas pessoas e tudo o mais... mas imagino que seja um livro muito rico e que nos faz aprender muito mais sobre a história da sociedade, e nos faz questionar várias coisas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Olá Vanessa,
    Acho tão triste as coisas que aconteceram/acontecem em nossa sociedade.
    Esse livro parece deixar tudo isso as claras e, por isso gostei dele. Já li outra resenha e ele esta na listinha. Espero comprar e ler logo.
    Beios,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Nossa, preciso muito desse livro!! Me interesso muito por essas historias, é assustador o que o ser humano é capaz de fazer. Eu não compreendo com essas coisas podem acontecer e ficar tudo assim tão impuni!!
    Já queria esse livro, agora então! Adorei sua resenha, muito bem feita!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa, sua linda, tudo bem
    A primeira pergunta que eu fiz quando vi o título do livro foi: qual o motivo desse nome. E ao terminar de ler sua resenha, fiquei emocionada, porque não só descobri como fiquei impressionada: ele realmente existe. Deve ter sido devastador procurar por alguém nesse livro, já que ele traz a esperança, o nome daqueles que conseguiram sobreviver, escapar. Não tem como não pensar que ele deveria se infinito e se eu o pegasse e encontrasse poucas páginas, iria ficar arrasada. Não conhecia, mas é impossível não querer ler esse livro, por mais doloroso que seja, precisamos enfrentar a verdade em honra daqueles que sofreram e não repetir nossos erros. Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi linda, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente muito bom e eu fiquei bastante interessada pela premissa dele e por tudo que você falou em sua resenha!
    Aminata parece ser uma personagem que realmente passa por uma longa e dura jornada e eu gosto de leituras assim!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vanessa,

    Que livro hein? Parece ser mesmo muito emocionante do início ao fim, daqueles livros que te trazem para a realidade de forma surpreendente!
    Confesso que não tinha entendido o motivo do título, tinha achado um pouco forte, mas, ao ler que o livro de fato existe, meu queixo caiu!
    Mesmo não sendo meu tipo de história, algum dia eu lerei. Parece ser daqueles livros que precisam ser lidos um dia.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    Luiza

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que livro incrível! Fiquei realmente curiosa com a história dessa personagem que, embora seja fictícia, se revelou tão… tão… real. Imagino que o conteúdo da obra seja mesmo emocionante e ultrajante. Acho que somos levados para um contexto complexo e triste, que nos convida a uma importante reflexão. Lerei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3