Pensamentos: entre metas, retrospectivas e reflexões


Web Imagem

Última postagem do ano de 2015. Que ano foi esse hein minha gente!? Hoje é um dia de festa para muitas pessoas, mas não podemos nos esquecer que para muitas outras é um tempo de dor, desespero, tristeza. Não pense que quero estragar tua alegria. Mas sinto que podemos e devemos refletir sobre nosso modo de estar no mundo. 

Ouvi dizer por aí que somos um país sem memória... Mariana já foi esquecida por muitos, outros nem devem lembrar das guerras políticas ou mesmo da intolerância... Mas são situações que continuam a existir e também e que precisam de um posicionamento nosso para melhorar, ou acabar. mas o que estamos fazendo? Aqui em minha região há professores passando fome, porque não recebem seus salários deste novembro. Haverá festa? Sim haverá festa.

http://www.saraiva.com.br/literatura-pao-e-poesia-col-literatura-periferica-3545468.htmlLiteratura, pão e poesia é um livro escrito por Sergio Vaz. Comprei por estes dias e ainda não terminei de ler, mas já me tem chamado à atenção. Com palavras fortes o autor nos convida para uma conversa franca. E por meio de crônicas nos fala da vida. O lançamento é de 2011, mas os temas são tão atuais que não pude deixar de terminar o ano com algumas reflexões que ando fazendo com ele. 

A primeira crônica nos fala de "Novos dias" e nos alerta para o cuidado com o Ano Novo, pois ele parece ser boa gente. Mas precisamos acreditar em nós, no que somos e no que desejamos ser. E nos avisa:

"Quando estiver fazendo planos, não se esqueça de avisar aos teus pés, são eles que caminham"

No texto seguinte o autor nos fala de "Felicidade". Palavra forte né!? Tão forte que tocou em mim  vou compartilhar com você que está aí esperando 'ela' chegar com o ano que se inicia: cuidado! 

"as coisas não nasceram para dar certo, somos nós que fazemos as coisas acontecerem".

Concorda? Então reflita comigo. Adianta ter uma lista de metas, desejos e sonhos e ficar sentado esperando que as coisas comecem a acontecer feito um milagre? De certo que não. Só há vencedores se houver luta. E qual é a luta que estamos lutando para alcançar a felicidade? 

Às vezes reclamamos que ela não vem, mas já parou para pensar que somos nós que podemos estar procurando no lugar ou de forma errada? Que tal repensar? E mais, que tal começar a sorrir mais? 

"sorrir enquanto luta é uma forma de confundir os inimigos. Principalmente os que habitam em nossos corações". 

Ah, e se você já está na corrida querendo chegar primeiro para conquistar os melhores lugares sozinho tenho pra ti um aviso. "Prefira chegar junto"! De que adianta comemorar só? Vitória unida jamais será esquecida. E digo isto por experiência própria.  Vale apena errar, falhar, chorar, sorrir, brigar e no final olhar para traz e descobrir que valeu a pena estar junto. E que nada teria sido feito se não fosse você com você e você com os que te acompanharam. Percebe?

É isso queridos, espero que em 2016 possamos ler muitos livros, rir bastante com os amigos, virtuais ou não, renovar nossos objetivos, nos envolver de verdade com nossos projetos de vida. Olhar as ruas por onde andamos... Porque elas são parte da nossa vida. Muitas vezes as ruas não são somente lugar de passagem. 

Pense nisso. Pense em você. 
Porque é como eu digo:
 Seus Pensamentos Valem Ouro!!!
Valorize-os.   

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Ooi,
    passei para conferir os últimos posts, e aproveitar para deixar um feliz 2016 para você,e todos os colaboradores do blog.Que continuem assim, com posts bem legais e bem escrito como este.
    Abraços,
    Victor Wallace - Álbum Paanorâmico
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse sentimento de renovação que o ano novo traz para muitos é para mim uma oportunidade de refletir por tudo que passamos. Não vou negar que eu prefiro me apegar ao que aconteceu de bom, mas também não ignoro o que foi ruim para tentar evitar que se repita. Que sigamos fazendo nossa parte!
    Feliz ano novo e que 2016 seja um ano de vitórias e que lá no final, possamos lembrar de menos coisas desagradáveis... Beijos!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3