Resenha: Enigma dos Sonhos - Tiago Heubert

Olá Pessoal! Hoje nossa resenha fala sobre sonhos, na verdade Enigma dos Sonhos, um livro escrito pelo autor brasileiro Tiago Heubert e publicado pela Editora Selo Jovem. O livro chegou a mim por meio do Book Tour organizado pelo Marcio do blog Um baixinho nos Livros


 

Título: Enigma dos Sonhos: O pergaminho Encantado
Autor: Tiago Heubert
Editora: Selo Jovem
Ano: 2015
Páginas: 300

Se os sonhos e déjà vus não fossem o que parecem?
(...) Sem lembrar seu passado em virtude de uma chegada traumática ao reino de Hagen em Cronos, Mateus é acusado e injustamente condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua família. Amargurado na masmorra de Grouthad, uma premonição precede a invasão de um covil de templários e muda completamente seu destino.
Em uma nova perspectiva de reaver sua filha Sofia, ele contará com a ajuda de uma mochila misteriosa. A busca por respostas e vingança será travada em meio à busca de um amuleto escondido nas rimas de um pergaminho inteligente. Nesse mar de acontecimentos sobrenaturais - uma ironia para um homem cético e racional - Mateus duvidará de suas concepções.
Nesta caminhada de descobertas, mitologias e muitas “coincidências”, ele descobrirá que seus sonhos não são meras projeções do subconsciente e não deverão passar despercebidos.


Enigmas dos sonhos nos apresenta a história um pouco atordoada de Mateus. De uma forma muito estranha ele é achado na frente da casa dos Ledvor, família pela qual é acolhido, tratado e posteriormente da qual passa a fazer parte por conta de seu casamento com Linda, filha de Carlos Ledvor. Sem um nome lembranças, nosso personagem passa a utilizar o nome Mateus e após o casamento utiliza-se do  sobrenome de sua esposa. Tornando-se então Mateus Ledvor.

Linda e Mateus moram no reino de Hargen em Cronos, um lugar rodeado de histórias de guerras e ambições e que agora é protegido assim como outras cidades em suas proximidades. Só lendo para entender o porquê das proteções e das guerras. Mateus trabalha em um jornal famoso da cidade que acabou de trocar a chefia dada a morte de seu mentor. 

Logo no início da história somos anunciados à festa de 3 anos de aniversário de Sofia, a filha mais velha de Linda e Mateus. Mais velha, pois Linda está à espera de um novo Bebê, alegria que da família. Há todo um preparativo para o dia da festa e duas situações diferentes da rotina do casal mudam completamente a história, primeiro Mateus decide ajudar um 'colega' de trabalho, segundo depois que ele chega em casa sua esposa lhe pergunta se ele havia deixado a janela aberta e ele ignora o fato. 

No dia da festa de sua filha tudo corre bem, até que no final Linda e Sofia desaparecem e Mateus, depois de muita procura acorda de mais um de seus sonhos  atordoadores  com sua esposa gritando prestes a morrer. Infelizmente ele não consegue salvá-la. E é acusado da morte da esposa e do desaparecimento de sua filha.

Sem entender muito os acontecimentos Mateus é preso na masmorra de Grouthad. E assim, dá-se início há uma longa jornada de sonhos, enigmas e muitas perturbações que Mateus precisa passar para descobrir e entender o que de fato aconteceu. Seu maior desejo é trazer sua filha, Sofia de volta. 


Não, eu não contei a história toda. Podem ficar tranquilos! Mas tenho que confessar a vocês que a leitura deste livro foi algo tremendamente surpreendente. Eu me apaixonei pela capa, fui selecionada no Book Tour e então o livro chegou aqui. E eu fazia uma ideia completamente diferente dele. 

Logo no início achei um pouco confuso, mas o Tiago não deu ponto sem nó e me explicou tudinho na página seguinte. Outra coisa que achei interessante foi o fato de estarmos sempre diante de alguma novidade.Trezentas páginas e nada de monotonia. Você acha que vai ficar por isso mesmo e um novo fato aparece para abrilhantar a história. 

Os personagens construídos pelo autor são todos muito interessantes, cada um com uma sabedoria tamanha que se eu fosse descrever aqui daria uma nova resenha. Mateus, nosso personagem principal mesmo preso desenvolveu muitas habilidades interessantes e tenho certeza que para escrever sobre o tema o autor fez uma boa pesquisa, o que deixou o livro rico em detalhes que são interessantes. Nada de descrições desnecessárias.

Sim, a história é de fantasia, mas há muitas coisas lá que falam, e muito, da vida real.

... O mundo é uma eterna mudança. Como pensar que a realidade de hoje terá o mesmo princípio amanhã? (...) Entristece-me pensar que estamos aqui apenas para nascer, reproduzir e morrer Se tivéssemos compreensão de tudo, pergunto o que seria do futuro senão a reprodução do presente? (Personagem Bárbara p.193)

Posso exagerar, mas há muito tempo eu não sonhava com as histórias que lia e desta vez foi quase inevitável não sonhar. Havia muitos sonhos envolvidos né!? E nesta parte o autor também foi muito feliz. a forma como imaginou a questão dos sonhos e alguns enigmas que Mateus teria que descobrir me deixaram de boca aberta. Todos muito bem cuidados e elaborados.

Como já disse me apaixonei pela capa. As folhas do livro são amareladas e as letras num tamanho que a princípio me pareceram pequenas, mas depois que acostumei tudo fluiu muito bem. Não vi nenhum erro de revisão e fiquei louca da vida quando terminei o livro e senti aquele ar de que vai ter continuidade. 

Louca da vida, porque ainda há muitas coisas para descobrirmos sobre Mateus e eu sou uma pessoa ansiosa demais. heheh Então Tiago. Acelera ai tá! (risos)


Nem preciso dizer que o livro está entre os favoritos do ano né!?  E principalmente, que adorei conhecer a escrita do autor que também já foi pra lista dos favoritos. 

Vou ficando por aqui porque posso acabar dando algum spoiler. E esta história merece ser lida e degustada com todos os segredos que ela contém! Se você gosta de fantasia e aventura este é indicado pra você! 






Postar um comentário

7 Comentários

  1. Olá Vanessa,

    Nossa! Me emocionei ao ler a resenha!!!! Fico imensamente feliz que tenhas gostado!!!

    Com certeza a continuação chegará. Estou trabalhando nela!

    Abração e obrigado por participar do booktour

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Mesmo com sua resenha empolgante não me senti muito atraída pelo livro, e olha que gosto de histórias assim. Adorei a capa e o mapa, acho que livros nesse estilo tem sempre que ter um mapa.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  3. Oiii que diferente este livro, eu achei a capa bem diferente do que eu costumo ver em outros livros, isso me chamou bastante a atenção.
    Gostei bastante da tua resenha!
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa.
    Ótima resenha.
    Apesar de parecer inicialmente um pouco confusa a história do livro, você conseguiu me deixar curiosa. Todo seu entusiasmo com a leitura me atingiu hehehe
    Quero ler tbm ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa! Que bom que você gostou... Terá continuação sim. :p
    Não vejo a hora de ler o próximo livro do Tiago. :3
    Sua resenha está demais e você conseguiu passar tudo para os seus leitores! Parabéns.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vanessa!
    Você passou toda sua admiração pela história e isso é bem legal. Eu quero saber mais do Mateus e esse negócio de sonhos enigmáticos. Acho que nada deve ser o que parece.
    Bom, se tiver oportunidade lerei com certeza, pois gosto de uma boa fantasia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Nossa, deve ser uma leitura bem legal já que gostou tanto, não é bem o que procuro ler então vou deixar a dica passar mas o enredo está bem legal, indicarei a alguns amigos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3