Resenha: A Caçadora – Viviane Fair.

- Sorriso de Vampiro - 


Título: A Caçadora - Sorriso de Vampiro.
Autora: Viviane Fair.
ISBN-13: 9788582430149
ISBN-10: 8582430140
Ano: 2014
Páginas: 196
Editora: Draco.
( Livro cedido em Ebook para leitura e resenha pela editora Draco)
Sinopse: Quem nunca se apaixonou por um vampiro, que atire a primeira estaca.
Jéssica levava uma vida simples até descobrir que seus pacatos pais – um dentista e uma professora – eram na verdade caçadores de vampiros. Pressionada para seguir a tradição da família, parte em uma viagem para provar de uma vez por todas que vampiros não existem e que seus pais precisam de terapia.
Ao frequentar a universidade onde um suposto vampiro atua, faz amigos estranhos, uns tais otakus, e é perseguida por líderes de torcida e outros tipos populares. E antes que perceba, acaba se interessando por um rapaz que só pode ser vampiro – pálido, lindo, só sai à noite e tem cara de que usa muito delineador.
Com o tempo Jéssica perceberá que a verdade vai bem além dos livros e acabará pondo em risco muito mais que o pescoço: o seu próprio coração.

Viviane Fair, mais conhecida como Chefa, nasceu no Rio de Janeiro e atualmente mora em Brasília. Chefa trabalha com ilustrações e escreve a Série A Caçadora que tem como primeiro livro a obra intitulada Sorriso de Vampiro.

Em Sorriso de Vampiro, Jéssica é uma jovem de vinte e nove anos que possui os cabelos ruivos tendo uma compleição física magra e alta. Jessi trabalha como secretária de um contador e para ela seu pai é um simples dentista, enquanto sua mãe é professora de primeiro grau. Todavia, a sua realidade sofre uma drástica mudança quando em um belo dia, seus pais a surpreende com a noticia de que sua família é formada por caçadores de vampiros.

Atordoada pela nova descoberta, de inicio Jéssica pensa que seus pais querem lhe pregar uma peça ou estão precisando de sessões com um terapeuta, porém após seus progenitores apresentarem duas provas – um boneco com dentes de sanguessugas e um álbum com fotos de vampiros assassinados por eles próprios – Jessi começa a mudar de conceito.

Em minha opinião a autora comete um erro neste momento. Quem em sã consciência acreditaria na existência de vampiros se alguém lhes apresentassem como prova dentes falando que os mesmos são de vampiros e com um álbum dizendo que o mesmo possui fotos de vampiros assassinados? (Só a protagonista desse livro mesmo, é claro). Ambas as provas poderiam ter sido mais trabalhadas e consistentes. E acredito que a falta de consistência nessas provas não deve ser explicado por conta do livro se encaixar mais no gênero de comédia do que no de fantasia.

Eis então que Jessi decide embarcar em uma missão dada pelo Conselho de Vampiros. Ela terá que se passar por uma universitária na Pensilvânia, à espreita de um vampiro, o qual ela deverá matar. Entretanto, o que ela encontra é algo imensamente diferente do que ela imaginava. Um vampiro totalmente sedutor e sarcástico.

Logo no inicio do livro, achei a escrita da autora um pouco interessante porque ela parece que está conversando com o leitor, lhe fazendo perguntas o tempo todo e deduzindo suas próprias respostas, fazendo assim, com que você acabe tendo um diálogo com a história. E isso pode ser visto no trecho abaixo:
Sabe quantos vampiros matei até hoje? Vou te dar uma dica:
Comecei ontem.
Isso mesmo, nenhum.
O livro faz referências a várias obras famosas, como por exemplo: Buffy, A Caçadora de Vampiros; Entrevista com o Vampiro e Vampiro Lestat de Anne Rice; Diários de um Vampiro de L. J. Smith; Crepúsculo de Stephenie Meyer; dentre outras. E isso é um ponto positivo para a autora, pois para quem gosta de vampiros, (como eu) acaba de certa forma recebendo dicas de várias outras obras vampirescas. Mas vale ressaltar que ela não faz referências apenas aos vampiros, mas também à “O Senhor dos Anéis” de Tolkien, Harry Potter de J. K. Rowling e Stars Wars, além da Família Adams... (Não preciso citar todos, né?)

No entanto, nem tudo são flores, e alguns pontos negativos que encontrei no livro, (pelo menos em meu entendimento) foram os seguintes:
1 – Em dados momentos a autora repete algumas piadas, como por exemplo, a que ela relata um medo de possuir uma irmã gêmea que quer dominar o mundo ou que não vai ter dinheiro para pagar suas contas caso não cumpra sua missão.
2 – A falta de – ou quase nenhuma - mitologia e explicações para o mundo vampiresco criado por ela. Eu pelo menos não acredito que o livro não deva ter esses requisitos por ser um livro de humor.

Enfim, acho que posso concluir dizendo que a escrita do livro é bem fácil e por isso você consegue lê-lo bem rápido. Para ser sincero, esse livro não me agradou muito, ele apenas me proporcionou algumas gargalhadas em certos momentos.


Por isso recomendo o livro para aqueles que adoram livros humorísticos ou que querem relaxar, pois é uma leitura bem calmante.
O trecho abaixo, em especial, foi um dos que achei bastante engraçado:

– Você... me acha bonita?
– Claro, acho você linda.
Ele não sentia nenhum embaraço ao falar. Nem media as palavras.
– A mulher mais linda que você já viu?
– Não.
Definitivamente não media as palavras.
– Não??
– Ora, por favor. Tenho cerca de 800 anos e quantas mulheres você acha que eu vi durante esse tempo? Vi deusas egípcias. Ora, vi até homens mais bonitos do que você!

Entretanto, não o aconselho para quem prefere um mundo vampiresco bem complexo e desenvolvido.
Se vocês quiserem saber mais sobre o livro, procurem outras opiniões no Skoob, muitas pessoas gostaram bastante dele e o classificaram com 4 ou 5 estrelas, no entanto, eu particularmente acho que ele merece duas estrelas...





Postar um comentário

1 Comentários

  1. O universo dos vampiros não me atrai, não sei o motivo. Acho que precisamos dar um tempo no assunto e esperar ele esfriar um pouco pra depois retomá-lo. Porém acho as comédias sensacionais! Principalmente quando deixa a coisa bem ridícula.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3