Resenha: Pérolas da Minha Surdez - Nuccia de Cicco


Título: Pérolas da Minha Surdez
Autoria: Nuccia de Cicco
ISBN-13: 9788568175347
Ano: 2016 
Páginas: 122
Idioma:
português
Editora:
wwlivros
Onde comprar:

Sinopse: Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente? As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades. Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

Oi gente. Hoje vamos dar continuidade às atividades da Semana Pérolas e de forma mais do que especial vamos trazer para vocês a resenha do livro Pérolas da minha Surdez. A proposta inicial era fazer algo como primeiras impressões, mas eu não consegui parar a leitura e aqui estamos nos para a resenha. 

Primeiro eu não posso deixar de mencionar meu interesse pelo livro desde que tomei ciência de sua existência, porque eu tive o prazer de conhecer a Nuccia e porque fatos relacionados à surdez me interessam desde que eu era pequena e por um desvio muito pequeno de planos ainda não se tornou meu foco maior de estudo. Por este motivo coloquei na leitura aquela expectativa máxima, e o que posso dizer do resultado...

Bem, a Nuccia nos conta muitas coisas interessantes sobre sua vida antes e depois da surdez e de uma forma bem direta nos mostra que a escolha entre ficar na pista e seguir o caminho da vida depende apenas do indivíduo. Há sim momentos difíceis e ela nos fala abertamente destes momentos, há também aqueles irritantes, mas tem aquele que é decisivo para que você coloque a vida para frente. E este Nuccia nos aponta todo o tempo, até mesmo quando nos fala de suas fraquezas.

Além das pérolas da Nu, o livro é bastante informativo aborda muitos termos, leis e nomenclaturas utilizados por pessoas que de alguma forma se permitem conhecer "melhor" a surdez. 

Eu devorei cada capítulo como se um mundo de coisas ainda estivesse por vir e eu não pudesse perder tempo. E não me decepcionei! Adorei a maneira sucinta e ao mesmo tempo profunda com que  os temas foram abordados. Em um certo momento cheguei a pensar que cento e poucas páginas seriam pouco para um tema tão precioso, mas mais uma vez a Nu me surpreendeu. Sim, cheguei ao fim da leitura com um gostinho de quero mais, mas nada relacionado à falta de... E, sim continuidade. Quem sabe né!? 

Ah, já ia me esquecendo. No final do livro temos algumas indicações de leitura para ficar ainda mais por dentro do assunto e são dicas muito interessantes. Adorei esta iniciativa! 

Gostaria de te parabenizar pelo lindo trabalho Nuccia e dizer que você não é um exemplo, mas mais do que isso alguém com quem temos muito que aprender. Que suas conquistas sejam ainda maiores, porque você merece!



Até a Próxima!

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Nessa, sua linda!!!
    Me surpreendeu com o texto!... Suas palavras só me incentivam a continuar!
    Ainda não tenho pensado em uma continuação, mas... quem sabe? Adorei saber que você gostou do livro. Tomara que consiga ajudar muita gente com ele!...
    um beijo enooooooooorme!!!!!!
    Nu.

    ResponderExcluir
  2. Morro de vontade de ler esse livro, já vi algumas resenhas dele por aí e as opiniões são sempre positivas. Acho o tema muito interessante e sua resenha só me deu mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não morra!!! Fique bem viva! Leia, se divirta!! <3

      Excluir
  3. Eu também, desde que tomei ciência da existência do livro, fiquei encantada, uma sinopse realmente tocante. Há dois anos, tive uma turma só de alunos surdos e foi uma experiência ímpar, preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *_*
      Tomara que continue se encantando!!! um beijo!

      Excluir
  4. Oiii Vanessa, tudo bem?
    Eu fiquei encantada e louca pela sua resenha <3 eu tenho muita vontade de ler o livro dessa autora, com essa toda divulgação só me deixou mais animada. A premissa achei muito interessante por mais que já conhecia.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha tá um arraso, não é? Nessa caprichou!!!
      Espero que você consiga ler meu livro e que toda a animação dure éons mesmo depois de terminada a leitura!
      um beijo!

      Excluir
  5. Oi, Vanessa!
    Ainda não conhecia o livro e já fiquei encantada. Fiquei aqui imaginando quantas pérolas a Nuccia não deve conhecer. Ela fala em aprender uma nova forma de se comunicar. Aí eu fiquei pensando no fato de as pessoas ainda chamarem a língua de sinais - Libras - de linguagem. Algo que deixa muito irritado os surdos, pois é uma completa falta de respeito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilda, flor! são muitas pérolas, mas são todas fáceis de driblar! ;)
      Realmente, as pessoas continuam insistindo em dizer linguagem. No livro eu explico porque essa expressão é muito errada! bjs!!

      Excluir
  6. Olá!
    Esse livro parece ser maravilhoso, já li muitas opiniões sobre ele, e a autora é uma guerreira que persistiu e alcançou. É uma história linda que você fica encantada e inspirada. Espero poder conferir em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa conferir mesmo, Tahis!
      E espero que você ame!!...
      Muito obrigada!

      Excluir
  7. Olá Vanessa, esse livro parece ser bem legal, gostei da ideia da autora de compartilhar suas experiencias que vão servir para guiar e informar bastantes leitores *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Pois é, a ideia é mesmo ajudar a todos, tanto ouvintes quanto surdos, a entenderem melhor os 2 lados da moeda, o ponto de vista de quem está em cima de um muro... Obrigada!!

      Excluir
  8. Ei, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas adorei a proposta dele, já que nunca encontrei nenhum livro que abordasse isso. Apesar de não exatamente minha área de estudo, acho o tema muito interessante, e estou bem curiosa para ler e aumentar as informações que eu já tenho. Parabéns pela resenha.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs!
      Existem alguns livros que tratam do mesmo assunto, mas sob óticas bem diferentes. Em nenhum destes livros que conheço, a situação se repete, apesar dos sentimentos terem o mesmo nome. E quando o escrevi, nem pensei em levar a estudiosos do assunto. A ideia é atingir o publico leitor em geral, pois são os que serão mais beneficiados com as informações...
      um beijo!

      Excluir
  9. Oii
    Nossa que livro legal! Acho que o mercado bem fraco sobre esse assunto. Espero que esse livro alcance e ajude muitas pessoas!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Vou contar um segredinho... o mercado nem é tão fraco assim! Como eu fiz uma pesquisa sobre isso para o livro, sei que exitem pelo menos mais 10 outras obras sobre o assunto, mas a divulgação em cima disso é quase inexistente!... Por isso que a blogosfera literária é um grande parceiro!
      Eu também espero que alcance muitas pessoas!!! <3
      um beijo!

      Excluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3