Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde

E aí pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Marcio Silva, sou do blog Um baixinho nos Livros e agora estou aqui no Pensamentos Valem Ouro indicando algumas leituras para vocês... Espero que gostem de minha estadia por aqui. Vamos ao primeiro livro?

Título: Surpreendente!
Autoria: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Ano:2015
Págs: 272

ISBN: 9788580578089
Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.
Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Tive a oportunidade de ler este livro no ano passado, tendo o meu primeiro contato com o autor.

Em "Surpreendente!" conhecemos Pedro um garoto sonhador que ama o mundo cinematográfico e desde criança desejava ser um grande cineasta. Diagnosticado com uma cegueira degradante, acaba por desistir de seu objetivo e esperava o momento em que ficaria cego para sempre.

Mas em uma etapa de sua vida o que lhe afligia acabou cedendo e ele pode, enfim, retornar com o que mais queria. Vivendo com uma porcentagem de sua visão, ele cria em uma sala de porão sessões de cinema e mostra filmes que nunca dos quais nunca se ouviu falar. Hora ou outra ele ajudava seu pai no restaurante da família e trabalhava em uma locadora de filmes, indicando gêneros que não eram alugados.

"Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos." Frank Capra

Pedro tinha um amigo chamado Fit  que compartilhava todos os seus segredos e dava todo suporte que precisava. Já os pais de Pedro não se davam bem por causa dos desencontros da vida e porque não se amavam mais.

Em uma noite quando ajudava seu pai no restaurante, Pedro acabou entrando em uma briga e foi acertado no olho. Nesse momento ele ficou zonzo e não ligou, pois achava normal. Mas quando estava trabalhando na locadora, acabou sendo vitima de uma assalto onde que ele foi nocauteado e levado ao hospital.

O médico pediu para que ele fizesse uns exames e ali ele descobriu que sua cegueira voltou a acelerar, desde então acabou por desistir de suas metas novamente. Se isolou de tudo e de todos, mas Fit fez com que ele se reergue-se e foi aí que resolveram sair "com mais duas garotas" pelo mundo sem rumo, filmando tudo que vinha pela frente e sem roteiro.




Só de relembrar essa história já fico com um nó na garganta, pois adentramos neste mundo e não queremos mais sair. Vemos o sofrimento de Pedro com sua cegueira e queremos que aquilo não estivesse acontecendo, mas quando percebemos já está no final da história.

Não vou falar muito do livro, quero comentar de como foi boa essa leitura. O  tema tem muitos altos e baixos que você irá gostar! Não tenha medo, estamos aqui com você... Sinta-se a vontade e depois nos diga o que achou.

Até você que não curte esse gênero irá gostar, pois veja bem, meu mundo é a Fantasia, mas foi com este livro que aprendi e resolvi adentrar em outros mundos. Conheci uma variedade de sabedoria que nunca  acaba... Nele podemos perceber e aprender que nunca é tarde para pararmos de sonhar. Basta apenas querer e fazer.




Maurício Gomyde: Nascido em São Paulo, mora em Brasília. Tem 6 livros publicados: "O Mundo de Vidro", "Ainda não te disse nada" , "O Rosto que Precede o Sonho", "Dias Melhores pra Sempre" , "A Máquina de Contar Histórias" e "Surpreendente!".



Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa minha indicação e nos vemos na próxima ou quem sabe lá no meu blog, lhe aguardo então. Até!


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi Márcio, tudo bem?
    Eu conheci o autor em um evento e o achei muito simpático, inteligente e uma pai de família, dá gosto de ficar ouvindo-o. Sabe, perder qualquer sentido é horrível, mas para mim, a visão é o pior. Por isso tenho certeza de que irei me emocionar, principalmente co a mensagem de que não é o fim, de que não podemos parar de sonhar. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila! Tudo bem e você? Nossa que legal, fico feliz que tenha gostado e muito obrigado. Bjs

      Excluir
  2. Olá,

    Caramba, eu consigo imaginar como deve ser esse livro. Fiquei super animada e com certeza já está na minha lista.

    Beijos,
    Gaby

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3