Por que fazer parte de uma Roda de Leitura?


Roda de leitura, Pensamentos valem ouro, leitura coletiva, blog, imagem pixabay
Fotografia: Pixabay
Você faz parte de algum tipo de roda de leitura? Já participou de algum projeto coletivo (book tour, maratonas, desafios...) onde tivesse que ler junto com outras pessoas e depois colocar suas opiniões? Se sim, você já fez uma pausa para pensar sobre a importância dessa ação na sua vida enquanto leitor? E se não... Por que ainda não tentou, já se questionou?

Não estamos ilesos diante da leitura. Ela é parte de nós e nos insere no mundo. Faz com que busquemos o protagonismo de nossas vidas. E é por isso talvez, que a questão de ser ou não leitor esteja cada vez mais em discussão em nossa sociedade. 

O leitor vai além, consegue andar com suas próprias pernas e agir sobre o meio em que vive porque a leitura o possibilita olhar o que não é obvio. Ele lê nas entrelinhas. Já aquele que se afasta da leitura, olha e não consegue enxergar, pois lhe falta conhecimento para ver. Estar inserido em um ambiente leitor é então condição primeira para educar bem nossa sociedade! 

Mas não basta ler. É preciso mais. Correr os olhos sobre as linhas, conhecer uma história ou um poema não é o suficiente, precisamos pensar sobre o que foi lido, argumentar, trocar ideias. Conhecer as intenções do autor, e também nos indagarmos sobre nossas considerações sobre o que foi lido.

O pulo do gato da questão é que se questionarmos sozinhos podemos chegar a conclusões obscuras que nos mostram apenas dois lados da questão: a nossa e a do autor. Mas quando abrimos espaços para outras vozes, conhecemos um número sem tamanho de ideias e opiniões que nos ajudam a olhar e enxergar as diversidades do mundo. 

Roda de leitura, Pensamentos valem ouro, leitura coletiva, blog
Nas Rodas de Leitura temos este espaço. Primeiro um momento a sós com o autor/texto e nossos pensamentos e depois a confraternização das ideias e ainda a troca de lugares onde nos afastamos de nossas certezas para tentar compreender as certezas dos outros.

E sendo assim, fico aqui pensando... Que bom seria que em todas as escolas pelo menos um grupo de leitura fosse formado para partilhar essas e outras tantas ideias. Melhor ainda!!! Se cada grupo de amigos se reunisse para olhar com mais atenção esta ou aquela literatura. Não é preciso nem estar no mesmo espaço físico, porque hoje a internet nos presenteou com a possibilidade de estar em vários lugares do mundo sem sair de nossas casas. 

O que eu quero dizer com tudo isso, querido leitor, é que vale a pena ler e se reunir com seus amigos para pensar sobre o mundo que vocês querem para suas famílias e filhos. E vale mais ainda pensar sobre isso tudo de mãos dadas com a literatura. 

Então, se você ainda não faz parte de uma Roda de Leitura, grupo literário ou algo assim procure um comece a escrever sua história com suas próprias ideias. Quem sabe amanhã não será você o incentivador de novos leitores!?


Recentemente pensando sobre todas estas questões me reuni com alguns amigos para dar voz às ideias. E daí surgiu a Roda Virtual de Leitura. Vamos ler e depois nos sentar para trocar ideias! E você, se quiser, é nosso convidado para esta reunião literária! Esta semana já começaremos nossa primeira leitura! vem com a gente! 

Roda de Virtual de Leitura - Grupo no Facebook
Vanessa Vieira, Blog Pensamentos Valem Ouro. Leitura coletiva, Roda de leitura
Clique na imagem

0 Comentários:

Postar um comentário

Trate as pessoas da forma como devem ser. E você as ajudará a se tornarem aquilo que elas são capazes de ser (Goethe)

Obrigada pela visita!
www.pensamentosvalemouro.com.br

 

Curta também

Instagram @pensamentosvalemouro

Pensamentos Valem Ouro- Todos os Direitos Reservados | Layout por Qeen Design | Programação por Heart Ideas