Entrevista com a autora: Rosana Andreia

Estamos de volta para mais uma entrevista com o autor. E neste mês vamos conhecer mais um pouquinho sobre a autora Rosana Andreia. Ativista, super engajada que vive e ajuda a movimentar a Cultura da cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.


Arte/divulgação Blog Pensamentos Valem Ouro



☕  Quem é Rosana Andreia?

R. Sou uma pessoa estranha, em busca de terra firme. Situações de charco e pantano não me agradam. Preciso me sentir segura e sou muito corajosa sempre. (Kamicase) Só tenho medo de altura e avião! Enfrento tudo! Agora aos 50, uma coisa de cada vez. Antes era tudo ao mesmo tempo extremamente hiperativa mental e física... Sofro muito com isso.


Quando você começou a escrever? O que te motivou?

R.Comecei a escrever aos dez anos quando criei um caderno de com 70 poesias. Meu pai tinha orgulho do caderno. Mostrava pra todo mundo! Escrevi a vida toda diversos textos: pensamentos, poemas, textos sérios sobre temas diversos. Todos espalhados por diversos papéis. Mas só publiquei oficialmente em 2015.


Qual a maior dificuldade que você encontra enquanto escritora?

R.Fazer o texto chegar nas grandes Capitais. Distribuir o livro. É muito caro.


"Quem lê, sempre dirá, produzirá , falará o algo mais, 
terá algo mais na sua visão de vida para dizer"
(Rosana Andreia)


Que dica você dá para quem está pensando em iniciar na carreira de escritor?

R. Seja determinado, e seja original!  Não busque só glamour. Não há esse glamour! Isso é fake.Também é preciso ser leitor para escrever, se você não lê, não escreverá patavinas.


E a leitura, o que você pensa sobre ela?

R. Leitura é ar. Sem ela nada se fará! Seremos seres ocos. Quem não lê, diz o que todo mundo diz. Mais do mesmo. E aí quando escreve, escreve o que todo mundo escreve. Há um pintor que diz que se você pinta um cachorro igual a um cachorro real é apenas mais um cachorro. E não um quadro.

Assim vale a questão da leitura. Quem lê, sempre dirá, produzirá , falará o algo mais, terá algo mais na sua visão de vida para dizer. Senão... Nada dirá, nada falará! Leitura é mais que importante, é mais que ascensão de vida ou material. É ascenção do espírito. Da alma. É deste processo que nascem os estilos do escritor.


Mande um recadinho para os leitores!

R. Leiam. Até o jornalzinho de propaganda do mercado.  Ajuda bastante. Leiam a revistinha da igreja. As postagens do face. Leiam todas as letras que estiverem a sua frente. Simplesmente leiam! Não espere o livro chegar. Corram atrás dele... Sempre tem alguém que deseja emprestar um livro.


 ☕☕☕☕☕☕

Sobre a autora: 

Rosana Andréia da Silva Soares é formada em Letras, Português/ Literatura na FERLAGOS e pos_ graduada em Coordenação Pedagógica pela UFRJ e Educação Infantil pela UCB. É professora da rede pública de ensino de Cabo Frio. Autora dos livros Confissões de Leila Márcia (2015), Poemas ao Vento (2017), e Educação, Um Novo Olhar (2019). Já participou de diversas antologias nacionais e internacionais.
Organizadora  e Coordenadora do Núcleo de Leitura Adélia Prado na Casa do Escritor_ Solar dos Massa  em Cabo Frio no ano de 2018. Pertence a Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos/ Aleart e a ACL_ Academia Cabo_ Friense de Letras .


Suas Obras:




Para entrar em contato com a autora você pode acessar:

Até breve!! 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Muito legal a entrevista e o recado: cada vez mais ler!!! beijos, chica

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3