Em 2021, não seja um herói falido

 

Feliz ano novo


O tempo é de reflexão, começar de novo, tentar de outra forma, iniciar outro ciclo... Mas depois de um ano tão difícil como este a reflexão também deveria passar pela importância que dispensamos ao outro.

Se não existisse o cara da padaria eu não teria pão, se no mercado não houvesse quem organizasse as coisas na prateleira seria impossível eu me encontrar. As roupas que eu visto, alguém pensou e confeccionou, os eletrodomésticos, os móveis, os remédios... Tudo o que tenho em casa foi feito ou montado por alguém.

É fato!! Não dá mais para dizer que não dependemos de ninguém, porque viver faz parte de uma dependência mútua. Gostando ou não depender é parte de existir.

Mas o dinheiro que deveria ser para o bem, tornou-se o mal da humanidade e vem para mascarar essa relação genuína, jogando-a para uma convivência de domínio, poder... E você pode até dizer: "Eu pago, por isso não dependo". Mas só pelo fato de pagar você assume sua dependência. Quem não depende, se vira sozinho e é sozinho mesmo! Mas não funciona assim,  por mais que tente, o ser humano não é capaz dessa façanha! Veja aí a necessidade de encontros enquanto  ordem é se afastar...

O mundo tem mudado, as mudanças ocorrem praticamente na velocidade da luz. E  nós pensando que esta geração é mais que as gerações passadas começamos a questionar atitudes, ditar novos caminhos, pedir outras formas de comportamentos sociais, tentamos apagar o que já foi escrito...  Agimos dizendo  ser para o bem comum, para que todos sejam respeitados em suas individualidades. E de fato, isso é importante1 O outro precisa e deve ser respeitado!

Minha grande questão diante disso é... Porque o outro só pode ser respeitado quando respeitar a ele não afeta as minhas vontades? Por que sair pela rua sem proteção, se eu sei que posso fazer mal a alguém que diferente de mim realmente precisa estar ali? Por que fazer festas imensas quando milhares de pessoas morrendo no mundo por algo que está provado, é real! Por que negar o que está posto?

Sim, era para ser um momento de renovação, mas infelizmente passou a ser só mais uma data para que muitos provem o que já se sabia sobre a humanidade. Avanços tecnológicos, industriais e até mesmo o conhecimento nos trouxeram apenas arrogância e mais ganância de poder. Muitos até disfarçados de luta por uma sociedade melhor.

Lutar por igualdade e equidade em tempos de bonança é fácil, mas é em tempos de guerra que realmente conhecemos as essências. E em 2020 perdemos de vez!! Constatamos que  estamos na essência da arrogância.

Não há amor, respeito, reciprocidade. O mundo está abarrotado de egocentricidades e os piores feridos, sangrando, batem no peito e saem nas ruas de cara limpa achando que são super-heróis. E ainda dizem que não há o que temer. Mas eu temo por eles! E sento e choro! Porque há  inocentes, que morrerão servindo às arrogâncias desta humanidade! E é insano demais que as coisas sejam assim.

As pessoas se acham suficientes e com suas inteligências superficiais estão construindo castelos de areias que vivem desmoronando. É triste, ver que não conseguem escolher o que realmente lhes faria bem, mesmo quando se acham tão inteligentes.

Mas no final de tudo, o que eu sei, é que em 2021 não quero ser um herói falido. Eu quero continuar enxergando e valorizando os seres humanos que existem para que eu também possa existir.  O outro é tão importante quando eu. E eu sou o outro quando me deixo olhar além das minhas próprias vontades!

Então, que tal começar 2021 olhando para o lado.  Quando a gente olha de cima e limita e não enxerga os fatos. O tombo é maior e machuca infinitamente mais. Não seja um super-herói falido. Não morra sem motivos e, por favor não faça ninguém morrer por falta de humanidade.

Feliz reflexão! E que em  2021sejamos melhores na arte de existir

Vanessa Vieira


Postar um comentário

4 Comentários

  1. Excelente o textão!
    Vale sempre refletir e o que seria de nós se o outro não existisse, se não olhássemos pro lado? Temos que lembrar que nada somos sem o outro... Adorei! beijos, feliz 2021! chica

    ResponderExcluir
  2. Desejo um feliz ano com tudo de bom com muita saude bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! vim fazer uma visitinha... adorei o seu blog. Venha conhecer o meu também: https://mundomagicodalisa.blogspot.com/
    Já estou seguindo você! um grande abraço e uma excelente tarde. Lisa.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3