Refazendo as listas de leitura

Há algum tempo que não consigo colocar em dia minhas leituras. Não sei dizer exatamente o que sinto quando olho para as estantes e vejo aquele livro que comprei empolgada certa de que seria o próximo da lista... O que sei de fato é que não gosto da sensação e que constantemente sinto a vontade de mergulhar em uma boa história. 

Muitos andam dizendo que a falta de tempo está ligado às prioridades, que quem quer consegue, que temos que ser perseverantes enfrentar as dificuldades... Não vou entrar aqui nos méritos... Mas faço muitas reflexões sobre as prioridades do meu dia a dia e quero melhorar muitas coisas por aqui. Ando redescobrindo o valor da qualidade. 

Sendo assim, decidi recomeçar as prioridades pelo que mais tenho sentido falta: as leituras. Separei três obras que estou curiosa pela leitura há tempos e estabeleci uma meta de conclusão, nada obrigatório, apenas um norte para me guiar neste retorno tão esperado! 

Listas de Leitura, Dica de leitura, Livros para ler, Vamos fazer uma lista de leitura?, Blog Literário, Pensamentos Valem Ouro, Literatura , leitores, Dica de livros,
 

As obras escolhidas são as da foto acima. E são respectivamente:

Tudo tem uma primeira vez  - Mariana Kalil

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Não é errado ser feliz - Linda Holmes


Para separar as metas, fiz o seguinte: 

Somei as páginas dos livros e de um total de 759 páginas. Minha meta é concluir a leitura em 15 dias. Então, dividindo 759 por 15, tenho uma base de 50 páginas por dia, o que é razoável, no meu caso. 

Entendam, não quero torna a leitura algo obrigatório. Neste momento, estou apenas me desafiando a fazer algo que quero muito. Por isso o tempo curto e as metas razoáveis. 

Lembro que no início deste ano fiz o mesmo processo e lendo de 10 a 30 páginas por dia. Consegui ler uma base de 6 a 7 livros por mês. Sem nenhum peso, apenas diversão e conhecimento... Eu não cheguei a compartilhar aqui todas as leituras que fiz, mas estou preparando um lindo post para falar sobre esta experiência, ok?

Mas é vocês, como andam com as leituras? Estão conseguindo manter o ritmo? Gostam de fazer metas? Têm alguma dica valiosa que funciona com vocês? Me contem nos comentários!

 
Vou deixar aqui abaixo o link dos livros que mencionei no post,
caso seja de interesse de vocês saber mais sobre eles. Ok?
 

 

Loguinho volto, para contar a experiência para vocês, ok? 
Um abraço!

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Olá, Vanessa!
    Faz todo o sentido arrumar a nossa estante. Selecionar os interesses e perioridades. De quando em vez faço o mesmo.
    Excelentes sugestões aqui nos trazes.

    Votos de uma excelente semana!

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário, arrumar a casa faz tão bem! Concordo contigo!
      Boa semana pra ti também! Até breve!

      Excluir
  2. Vanessa, tenho notado que nessa pandemia tenho muito mais tempo do que antes, mas consigo fazer um terço do que fazia e lia antes. Tenho levado uns livros para minha mesinha de cabeceira, programo ir para a cama mais cedo, ligo o lençol térmico, quentinho! Preparo o ambiente e assim consigo ler agradavelmente. Foi a maneira que inventei. E de dia... não consigo arrumar muita coisa, arrumar a papelada... bate o desânimo! Essa pandemia, os cuidados que temos de ter, a preocupação... Mas um dia acertamos os ponteiros.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. O livro do meio é uma excelente leitura nos tempos que correm! Ajuda a abrir os olhos de quem ainda dorme o sono da morte :) Bjs

    ResponderExcluir
  4. Li "Admirável Mundo Novo" na juventude e detestei , mas gostei agora que o reli na pandemia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Parecem ser três boas leituras.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vanessa, já passei por situação semelhante a sua, no tocante a esquema para leitura, pois tinha vontade de ler mais do que já vinha lendo na época em que estudava no antigo ginásio, hoje ensino médio. Um dia, resolvi mudar. Então, vi que teria mais prazer em ler livros de escritores famosos, pela qualidade literária, e, de preferência, livros que não fossem muito volumosos. Sem pressa, comecei a ler os contos de Tchekhov, talvez o melhor contista da literatura mundial, depois passei para Dostoievski, Kafka, Borges e os franceses, romancistas e contistas, sempre evitando os livros volumosos. E assim por diante. O bom é que deu certo.
    Um excelente final de semana pra você, cuidando-se.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parecem ser bons livros. Pelo menos os autores são recomendáveis.
    Não tenho metas, mas não há dia em que não leia. Algumas vezes são poucas páginas, mas outras são bastantes (às vezes leio um livro de 300 páginas em dois ou três dias).
    Bom fim de semana, querida amiga Vanessa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do seu post. Ler é muito bom, tenho o hábito desde a adolescência e não consigo deixar de ler, livros e mais livros sempre me esperando 📚... Prefiro os clássicos. Li o "Admirável Mundo Novo"/Huxley.
    Fazer metas é importante, mas precisamos ler com prazer e se divertindo no aprendizado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Quando o livro é grosso, grossão, mesmo, é que
    eu gosto. Vou lendo e contando as páginas que li.
    Até corro para lê-lo todo de uma vez, mas quando
    vai acabando, eu, que sou meio doido, volto a contar
    as páginas, mas desta vez não as que eu li, mas as
    que faltam para o final.
    Beijos e beijos, minha amiga. Muitos.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3