Primeiras vezes

Todos os dias são especiais, mas todo mundo tem um primeiro dia. O primeiro dia de aula, o primeiro dia de trabalho, o primeiro dia de andar de bicicleta, o primeiro dia de viajar de ônibus ou de avião...


O fato curioso é que por ser este dia o primeiro, parece tão e mais especial que todos os outros e isso nos gera uma ansiedade do "cão", com perdão da palavra. 

Tudo certo,  na maioria das vezes esta ansiedade pode nos fazer bem, quem sabe nos traga ânimo, nos coloque para frente, nos impulsione...

Primeiro dia de aula, e lá vai o menino ansioso pelos novos colegas; Primeiro dia de trabalho, e a jovem se arruma para apresentar-se bem; Primeira aula a ser dada, e a professora prepara o texto com cuidado...

Mas... E quando há uma pausa na sequência desses dias? E quando a rotina é quebrada o tempo passa e o primeiro dia volta, não como primeiro dia, mas como retorno???

O frio na na bariga, a ansiedade e o desespero que não existiam nos outros "primeiros dias" parecem bem maior. Em alguns momentos se reapresentar é pior do que apresentar-se pela primeira vez.

e por mais que saibamos que as duas atitudes, apresentar-se e reapresenta-se, requer de nós domínio próprio, força de vontade e coragem... Agir continua sendo algo difícil que dispensa cuidado. 

Penso que talvez, ai esteja um dos significados daquela frase "Viver se faz a cada dia"... Sempre teremos primeiras vezes e, sempre estaremos de retorno. E por isso é que devemos ter cautela. 

Respeitar nosso tempo neste momento é mais do que essencial. Até podemos ter algum tipo de ajuda, mas só nós poderemos dizer onde nossos pés estão prontos para bem pisar!

Pense nisso!


Vanessa Vieira

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Van!!! Que lindo!! É bem isso mesmo!! Frio na barriga, arrepio na espinha e não dá pra saber qual situação é pior... E Se na segunda vez não for tão bom? Não der tudo certo? Se juntar a timidez a isso então...
    Adorei! Lindo texto!
    BJooo

    ResponderExcluir
  2. Que texto reflexivo, Van! E que viagem você me fez fazer às minhas primeiras vezes!!! Como uma ansiosa de carteirinha, elas sempre foram meio tensas, sabe?! rs Por isso, adoro essas segundas oportunidades, essas segundas primeiras vezes!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Que todo dia seja o primeiro. Que todo dia seja o último. Cada momento deve ser saboreado na totalidade como se cada minuto fosse único e insubstituível. Que cada vivência seja a primeira para sempre nos surpreender, e a última para que possamos vivenciá-la com maior plenitude.

    Um feliz 2014 pra ti!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3