Resenha [ O extraordinário]

Oi gente!

Estou atrasadíssima com esta resenha. A maratona #EuSouDoideira já acabou, as aulas já voltaram e eu, na correria de sempre, não consegui parar para me dedicar e, confesso, não queria fazer de qualquer maneira. Não mesmo! Principalmente porque este livro, de todos que li na maratona, foi o que mais me emocionou. 

Título: O extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: intrínseca
Tradução: Rachel Agavino - 317p
Foto: Vanessa Vieira
Bem, o livro conta a história de Auggie, um menino com necessidades especiais que, embora muito inteligente, ainda não tinha frequentado a escola. Então, por conta de sua idade seus pais decidem que já é hora de enfrentar o "mundo" lá fora. 

As experiências vivenciadas por Auggie são bem parecidas com a que maioria de nós enfrenta quando está indo para a escola pela primeira vez ou mesmo quando está mudando de escola ou de nível de Ensino. Mas acrescentando-se o fato de que ele é uma criança especial ( em todos os sentidos!!!!) a história fica ainda mais emocionante. 

Fiquei encantada com o livro porque a autora conta a mesma história de vários pontos de vista, assim, podemos conhecer um pouco do que cada um dos personagens pensa sobre Auggie e também sobre como ele mesmo se vê. 

Adorei os preceitos estudados com o Sr Browne, tanto que já estou usando a ideia com a minha turminha de 2º ano. Cabeça de professor, já viu né! rsrs Aprendizagens que a gente leva para o resto da vida!

Com Auggie aprendi que a gente pode ser do jeito que for e sempre nos veremos diferente do que os outros nos veem e este fato é um dos mais maravilhosos que nos podem acontecer. A única coisa que temos que fazer é aproveitar estes vários lados de nós e fazer com que sejamos, nós e os outros, sempre melhores, sempre extraordinários! Sempre surpresas.

E mais, descobri que o nome disso chama-se respeito tanto a nós como aos que convivem conosco. 

Ah, estou fascinada com a autora. Em seu primeiro livro já nos traz uma obra tão rica e "extraórdinária" Vale muito a pena ler. De verdade!

***

A música que escolho para ilustrar este livro chama-se "Máscara" cantada pela Pitty. Escolhi esta música, pois penso que "o importante é sermos quem somos". E esta letra reflete muito sobre o tema!

Vamos a ela:



Espero que tenham gostado!
Vanessa Vieira

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Ei, Van! Há tempos quero ler esse livro, e sua resenha aumentou mais ainda a minha vontade! Acho que vou ter de recorrer aos pdfs da vida! rs Quanto a escolha da música, não poderia ter feito outra melhor! Muito boooaaa! #ilovepitty :3

    ResponderExcluir
  2. já pensou se seu primeiro livro publicado vira um best-seller? caramba. eu não sabia disso. e fiquei com invejinha. mas invejinha boa [aquela que quer também] :3. eu já tinha ouvido falar sobre o livro e o quão maravilhoso ele é. fiquei surpresa por ter tido uma recepção tão boa tendo um tema delicado como esse. a autora deve ter um super talento. ah, sim, claro que quero lê-lo [só preciso lembrar de colocar na minha lista do skoob].

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional né Emilie!!! Também achei fantástico que tenha sido aceito de forma tão grandiosa!

      Você vai amar a leitura ;)
      Grata pela visita!

      Excluir
  3. Que blog mais lindo Vanessa!!! E quanto conteúdo flor... Estou com esse livro aqui já faz um tempo e ainda não peguei para ler, mas depois do seu texto acho que vai ser minha próxima leitura. Adorei
    Abraço
    http://cafecomaromadelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse livro, tem uma linguagem bem gostosa.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Auggie é especial em TODOS OS SENTIDOS! *-*
    Ele muda a vida de todas as pessoas que se arriscam a fazer a leitura deste livro, que é realmente EXTRAORDINÁRIO!

    Gostei muito de sua resenha. Aliás, estou estudando para ser pedagoga e com toda a certeza os preceitos do Sr. Browne estarão também na minha listinha. ><

    Muito boa sua resenha, parabéns.

    http://osliteratoss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3