[Resenha] Os chefes


Pois é minha gente! Demorei mas consegui chegar à última resenha da Maratona Literária de Férias #EuSouDoideira. Esta última resenha foi difícil justamente pela dificuldade que tive com a leitura do livro, então não se espantem se a resenha ficar um pouquinho sem sentido. Acontece que foi mais ou menos assim esta leitura para mim. 

Título: Os chefes, os filhotes
Autor: Lhosa, Mário Vargas,
Tradução: Whatch, Paulina & Roitman, Ari
Editora: Objetiva / ano: 2010 / 135 pag
Foto: Vanessa Vieira

O pior é que da primeira vez que li o autor eu simplesmente adorei, dessa vez não tive muito sucesso. Mas já estou me programando para lê-lo novamente. Quem sabe não foi coisa de momento!? Outro fato a contar é que o livro é composto de duas partes, ou seja, dois livros em um. OS CHEFES e OS FILHOTES, para a maratona eu me propus a ler somente a primeira "Os chefes"

Vamos à resenha?


Os chefes é um livro cheio de histórias, um dos primeiros livros do autor. Recheado de contos que nos fazem pensar sobre disputas dos jovens dos anos 50 no colégio militar, depois como o trauma de uma criança pode influenciar sua vida, Fala ainda de como uma briga de navalhar pode ser trágica entre outras muitas histórias.

Acontece que durante a leitura fui passando meus olhos pelas histórias e elas foram se misturando em minha mente no fim pareciam todas de um universo só. Poderia dizer várias fazes de um mesmo romance. Mas não eram.

Cada conto contado pelo autor neste livro nos leva a um mundo diferente, onde precisamos andar com cautela para perceber o que de fato ele nos quer fazer fazer enxergar. 

Sem dúvida Lhosa mereceu e ainda merece o prêmio Nobel de Literatura (2010). A leitora aqui fica triste de talvez ter compreendido pouco a proposta dos contos, mas como disse anteriormente voltarei a eles para verificar se consigo entrar melhor nos mundos ali apresentados. 


A escolha da musica...

Este foi um ponto difícil, (haha) Mas lembrei-me de uma parte do segundo livro lido "O lado bom da vida" Então resolvi escolher uma música citada nele. Na verdade uma música indicada para ser ouvida enquanto lemos a parte do livro em que Part está ensaiado para uma apresentação que fará com a irmã de seu melhor amigo.
Acho que tem tudo a ver com este meu contado com os contos. Como se eles fosse flashes de um filme e eu a música que os percorria a conhecer. 

Espero que gostem de Gonna Fly Now na versão Orquestrada =D



Tenham uma Boa semana!
E aguardem notícias sobre o Maratona 3.0 ( o.O )

Vanessa Vieira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. "disputas dos jovens dos anos 50 no colégio militar".
    Amei isso! Duas coisas que eu gosto, anos 50 e qualquer coisa ligada à militares. rs
    Adorei a resenha!^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3