Professor - "Cultivando" cores e sabedoria


Livros daqui, cadernos de lá, folhas e folhas, lápis, borrachas e tintas. Muita dor de cabeça, mas também muitas alegrias. Situações que nos fazem rir e chorar. Não é verdade!? Por isso que acredito que ser Professor é um estado, "um  modo", porque vamos mudando nossas forma de ser e agir de acordo com o passar do tempo.

Vanessa Vieira, Professores, Pensamentos, Professora Maluquinha
:Arte: Ziraldo

Quando lembro de meus professores recordo de muitas coisas que hoje não vejo mais e quando olho para frente vejo outras tantas que eu, enquanto educadora preciso  melhorar. Por isso um estado. 

Presumo que sejamos um pouco como os cameleões que vão mudando de acordo com a cor do ambiente. A única diferença é que, embora tenhamos esta possibilidade de mudança, precisamos reservar conosco a capacidade de reflexão. Mudar sim. Mas para as cores que realmente queremos, para as quais sabemos que nos farão melhores. 

Mas então fica difícil ser professor! Como saber quais as cores me farão melhores, ou serão as mais propícias para o momento em que estou vivendo? Para esta pergunta só tenho uma resposta:

Cultivar a sabedoria

E aqui, cultivar a sabedoria significa olhar para dentro de si e fazer o que pede seu coração e além disso estar sempre pronto para enfrentar as mudanças que podem aparecer no meio do caminho. Como aqueles mochileiros que pouco levam em suas mochilas, mas quando retornam trazem consigo experiências inúmeras. 

De fato, as respostas nunca estarão ali na frente de nossos narizes. De alguma forma teremos que refletir para chegar a elas e esta é nossa grande função, refletir e fazer com que nossos alunos e colegas  de trabalho reflitam com a gente!

Sim, eu poderia chegar aqui e dizer o que é e o que não é ser professor, mas de que adiantaria? E se minha cor neste momento estiver diferente da sua? Então, é melhor curtirmos nossas cores e neste mesmo movimento ir abrindo  espaços para nossos pensamentos para o cuidado deter na consciência  que as cores que escolhemos podem ser úteis para nós, mas também devem ser úteis para as escolas em que atuamos e principalmente para nossos alunos. 

Tenham todos um feliz dia dos professores!


Vanessa Vieira



Postar um comentário

1 Comentários

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3