Somos ou não somos leitores?


Tumblr
Sei que esta é uma longa discussão. E eu realmente não meteria meu nariz neste assunto se ele não estivesse constantemente batendo à minha porta. Acontece o seguinte. Recebi esta semana uma  das revistas literárias que assino e logo de cara encontrei uma matéria escrita por uma jovem de 19 anos sobre "A importância da leitura na vida dos adolescentes" Me empolguei e fui toda sedenta para ler o artigo, mas me decepcionei logo no primeiro parágrafo. 

A autora falava sobre a falta de interesse dos adolescentes pelos livros e mencionou o crescente esvaziamento das livrarias por conta deste mesmo desinteresse... ( bem, neste momento comecei a me sentir uma alienígena. Pois estou vendo exatamente o contrário!)

Mas resolvi dar uma segunda chance e continuei lendo o artigo. Entre outras coisas li que os jovens já não conversam entre si, que há falta de interação  e que esta faz com que os jovens fiquem cada vez mais distantes, Ouvi o problema das drogas... 

E lá no final a autora falava sobre "o prazer que um bom livro nos traz" ( O que de fato será definido como um bom livro? Podemos generalizar esta afirmação!?) e finaliza mencionando os vários autores que têm surgido em nosso país porém, autores que por falta de oportunidade deixam seus textos guardados nas gavetas ou necessitam fazer publicações independentes. ( tudo bem, este é um caso sério. Mas em contra partida temos várias editoras sérias, novas no mercado que estão aí justamente para estes autores. Ou será que somente as mais famosas merecem nossa atenção? Penso que um bom livro será sempre um bom livro! Independente da classificação que cada um de nós possamos dar a eles! 

Por que eu trouxe este assunto para cá!? Bem, primeiramente porque gostaria de mostrar minha indignação. Será mesmo que só seremos considerados leitores quando nos debruçamos sobre os clássicos da literatura? Aqueles livros lindos que somos obrigados a ler nas escolas, mas que pela má condução dos trabalhos muitas vezes acabam nos entediando? 

Por onde estão estes olhos que dizem que o brasileiro estão esvaziando as livrarias quando o que mais se vê, atualmente, é um crescente retorno a elas? Seja de forma virtual ou física! Quando as pessoas vão deixar de tratar a tecnologia como algo ruim, apenas, e analisar o que de fato tem acontecido dentro das redes sociais? 

Tudo bem,  os adolescentes e jovens de hoje podem até não ler devoradoramente, mas não podemos mais sustentar o fato de que os brasileiros leem menos de 10 livros em um ano. Quando leio isto sinto que o tempo está correndo e as pessoas permanecem paradas esperando um comboio que já se foi. Sinceramente! 

Sim, tenho dados concretos sobre meu ponto de vista. Basta você procurar os relatos sobre as pessoas que tiraram boas notas no Enem deste ano. Fiquei feliz da vida quando vi uma aluna mencionando que suas leituras ( livros de aventura, mistério e ficção) a ajudaram muito na hora da redação.  E aí? Vamos correr pra onde!? 

A mãe dela é professora sim. Mas será que foi por osmose que a menina adquiriu o gosto pela leitura? Não! Foi com estímulo, mas também foi por interesse próprio. E os outros tantos que zeraram a prova? Vocês podem estar se perguntando. Estes pra mim, estão no caso que mencionei ali em cima, fechados nos muros da escola, desorientados por conta de uma defasagem, que sabemos, existe na educação, mas também, por falta de vontade. 

Muita gente tem celular, computador, notebook etc.. etc... E o máximo que fazem é abrir o face e fuxicar na vida dos outros. Sim eles existem! Mas não é por isso que vamos sair por ai dizendo que os adolescentes e jovens não leem. É uma injustiça e uma desvalorização com aqueles que se esforçam para bem utilizar seu tempo!

Acho que vale a pena parar para refletir o que os adolescentes e jovens têm feito além dos muros das escolas. Infelizmente não são todos os professores que entendem o que é, para que serve e como utilizar a literatura. Mas há jovens e adolescentes andando com suas próprias pernas e mudando esta história!  

E você blogueiro literário, ou leitor, o que pensa sobre esta afirmação de que estamos lendo cada vez menos? Que posição você assume diante dessa discussão!? Compartilha com a gente!


Postar um comentário

5 Comentários

  1. Eu adoro ler. Adoro mesmo. Mas os livros "clássicos" não me atraem de todo. São gostos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanessa
    Os interesse mudaram mas não se pode dizer que os jovens não leem. Com a evolução houve uma mudança mas eles estão aí. Eu amo ler. Claro que o contato físico com o livro tem um sabor mais gostoso mas a leitura virtual é sempre bem vinda. Uma ótima discussão minha querida
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho que sim, os jovens cada vez leem menos. É só pegar o transporte público e prestar atenção em quantos estão navegando em redes sociais e quantos estão com um livro na mão. E vou mais além, quantos adolescentes zeraram na redação do Enem? Esses dias eu vi uma garota que escreveu a seguinte frase: "alguém pode fazer um negosso pra mim?" e esse é só um dos vários erros grotescos que vejo diariamente. Como temos contato diário com pessoas com gostos parecidos com os nossos, acabamos não tendo noção de quão o mundo é desprovido de "analfabetismo literário". Agora é questão de gosto. Tem livros clássicos que eu li e amei (O cortiço é um exemplo), agora tem outros que realmente não tem condições! Isso é coisa de gosto! O importante é ler =)

    Beijos e o seu texto ficou ótimo!
    Aline Chaves
    www.belezurasetravessuras.com

    ResponderExcluir
  4. Vez ou outra eu vejo algumas matérias e textos meio preconceituosos sobre os leitores, acho horrível essa segregação de livros bons e livros ruins, livro bom é o livro que eu gosto e pronto, não precisa ser um clássico ou coisa assim.
    Acredito que essa pessoa que escreveu a matéria que você leu está um tanto alienada quanto à questão dos jovens e adolescentes nas livrarias, porque sempre que eu vou em uma livraria, pelo menos 80% do público é jovem.
    Enfim, foi muito bom você trazer essa discussão e o seu ponto de vista pra cá :)

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  5. É curioso. Fala-se muito que os meios de comunicação digitais, a nossa querida Internet, a cada vez que surgem as facilidades de acesso (wi-fi, smartphones, etc...) faz com que as pessoas, os jovens principalmente, deixem de ler e até mesmo fiquem desleixados em relação à escrita ( se comunicando através do famoso "internetês"... vc, kd...msm) Mas, sinceramente, eu vejo nesses últimos anos, blogs literários com resenhas de livros, com entrevistas com autores, essa coisa toda. Não vou dizer que gosto de todos esses títulos, o meu negócio em literatura são outros. Mas parece haver aí uma contradição. Ora, se a internet esvazia o livro, por que há, na própria internet discussões sobre justamente o livro? É um assunto complexo, mas é bem interessante.
    Abraço e parabéns por colocar o tema em discussão no teu blog.
    www.oreversodomundo.com/blog

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3