A flor da(á) gentileza!

Por Vanessa Vieira
Para aqueles que ainda não sabem, devo dizer que sou professora e que este ano estou lecionando em uma turma de Educação Infantil. Sim, a vida de professor não é moleza, mas tem seus pontos positivos também. Mas eu não estou aqui para falar sobre o ser professor e sim, compartilhar com vocês algo que me deixou muito pensativa.

Ontem (sexta-feira 15/05) ao iniciar minha aula uma aluna veio em minha direção para me entregar uma flor - esta da foto - Não foi a primeira vez que recebi flor de um aluno, mas a situação me marcou. Talvez porque eu esteja mudando alguns conceitos... Mas sigamos!

Agradeci a aluna e apoiei a flor em cima da mesa para começar os trabalhos do dia. Muitos alunos iam ver a flor e depois retornavam aos seus lugares, curiosidade natural de uma criança de 5 anos... Mas quando todos saíram e eu fiquei sozinha na sala, me peguei pensando sobre aquele pequeno gesto. Sim, levarei para o lado poético, porque foi exatamente isso que me passou pela cabeça quando resolvi registrar a flor em uma fotografia. Por ser frágil ela não duraria muito e por ser um presente eu queria lembrar e poder olhar sempre que possível.

Porém, mais do que isso, fiquei pensando sobre como somos rápidos em banalizar as coisas simples da vida... Quantas pessoas não diriam:

-Flores!!! Mas isso é coisa do passado!!
Passado...

 Quantas flores entregamos às pessoas que convivemos ao longo de nossos dias? Esta flor pode ser um sorriso, um abraço, um simples oi... Mas poucas vezes lembramos de ser gentis e cordiais... Ou pior, algumas vezes fazemos apenas por ser uma obrigação... Já parou para pensar sobre isso? Quantas pessoas você deixa passar na sua vida diariamente sem que sejam notadas? E você, quantas vezes passou e deixou de ser notado?

A flor, a maçã, uma bala... Que eram comumente os professores eram presenteados  há algum tempo, nos ensinam hoje o quão importante são as nossas atitudes. que por diversas vezes vão muito além de qualquer conteúdo acadêmico que possamos conhecer.  - Passado também ensina! -

Como nos disse o nosso querido profeta, Gentileza gera gentileza! Lembram?? Então, este post  é para que possamos nos alertar e não deixar que apaguem as palavras que foram tão carinhosamente escritas nos muros de nossas vidas e de nossa sociedade. Sejamos gentis, cordiais e principalmente que possamos sempre refletir sobre o que ocorre ao nosso redor!

Um abraço!


Não deixem de assistir a este vídeo. É uma homenagem ao Profeta Gentileza. Não preciso saber muito para descobrir o porquê o chamaram assim

Beijos!


Postar um comentário

17 Comentários

  1. Olá, Vanessa!

    Que momento lindo. Você me fez refleti com seu texto, pois a gente parou de dar importância para pequenos gestos como estes, ou até mesmo fazer. Já ouvi pessoas falarem que não gostam de ganhar flores. Mas é um gesto tão lindo, que ficou banalizado. Não sei por que.

    beijos, adorei. Espero que você receba muitas flores, gesto de carinho como este.

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    Adorei o post e seu texto esta inspirador haha muito bom promover esse tipo de texto.

    beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa que lindo!
    Muita verdade em tudo o que vc falou e em relação a que você recebeu
    você pode se sentir muito querida, pois crianças são muito sinceras
    e quando elas nos agraciam com esses simples mas carinhosos gestos
    é sempre de coração.
    Beijo, Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vanessa !
    Não sabia que voc^era professora. Sabe uma coisa que sempre ficou na minha cabeça, desde que eu era mais jovem? Como era a vida dos professores. O que ele pensava da sala, dos alunos. E ler esse post, de você relatando algo que aconteceu lá dentro, cara... Meio que você me realizou um sonho haha.E você tem razão. Nosso dia-a-dia fica tão corrido, nos preocupamos com coisas tão banais, que esquecemos o que é essencial. Um gesto, um sorriso, vale muito. Obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reflexão. Hoje em dia está se banalizando tudo, até a gentileza, o carinho, os sentimentos que temos pelo próximo. Espero que seus alunos aprendam sobre isso com uma professora tão boa. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  6. Que criança linda! *-* Até eu que não gosto de ganhar flores ficaria encantada com esse gesto.
    Eu prefiro ver as flores no jardim, sabe? Mas realmente amaria uma situação assim.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olha sinceramente tenho que confessar que achei lindo o festo que sua aluna fez.
    Eu acho muito bacana reconhecer não só apenas o trabalho do professor em si, mas também pelo gesto como tu citou. Uma flor frágil que pode ser passageira, mas bastante marcante na vida de uma pessoa dependendo da situação que se encontra. Eu adoraria ganhar flores todos os dias, mesmo que fosse do meu jardim, porque é lindo esse tipo de coisa. Adorei sua postagem amiga e parabéns viu?!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-brilho-em-busca-de-um-novo-mundo.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa, tudo bem?
    Que post mais lindo <3
    Enquanto lia fiquei refletindo sobre como preciso prestar mais atenção a tudo a minha volta.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Isso me fez refletir muito sobre as pequenas coisas. As vezes a gente só dá valor quando alguem faz um grande gesto, quando os pequenos podem emocionar muito mais.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vanessa, sem dúvidas um momento único. Gostaria que mais pessoas fossem assim como eu e você, que dessem valor as coisas simples do dia a dia. Às vezes pecamos em não notar tais gentilezas pois estamos irritados com algo que simplesmente não nos leva a lugar algum. Fico feliz que tenha dedicado minutos do teu dia para refletir sobre o gesto carinhoso de sua aluna!

    ResponderExcluir
  11. Oi oi!
    Que lindo, amei o post!
    Infelizmente nossa realidade é de pessoas com pressa para tudo e quase não olhando para os lados para dar um cumprimento e um sorriso ao próximo. Ás vezes encontro algum vizinho ou então vou em alguma loja, dou bom dia/tarde/noite e não me respondem, oque pra mim é o cúmulo de tudo, mas é muito bom ver que nossas crianças, no meio de tanta tecnologia, ainda tem esse espírito de gentileza.
    Quando minha mãe dava aulas sempre aparecia em casa com coisas do tipo e eu sempre entregava algo para minhas professoras também, o gesto da sua aluna foi lindo!
    Espero que esse post inspire quem está lendo a ser mais gentil!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Te entendo perfeitamente.
    Fico toda boba quando meu filho me dá uma flor imagina eu sendo uma professora um criancinha que não é nada minha me dando uma deve ser emocionante. Parabéns pela sua profissão :D

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei seu post, deve ser super fofo receber esse carinho neste gesto tão simples de dar uma flor.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oi Vanessa , preciso dizer que chorei lendo seu post. Na verdade ainda estou chorando ao escrever esse comentário. Choro de emoção e saudade. Sou formada em matemática desde o ano passado e logo quando entrei para o curso meu sonho era ser militar, queria apenas aprender mais para sair na frente de meus concorrentes, mais dois dias após entrar na faculdade recebemos um comunicado de que precisavam de estagiários em escolas do município. Fiquei animada confesso, me mandaram para uma escola perto de uma comunidade e os alunos eram pobres em todos os sentidos da palavra. Certo dia em um passeio, uma aluna veio até mim com um óculos no rosto, daqueles que não tem lente e disse posso tirar uma foto com a senhora professora ? Eu disse que sim! Depois da foto ela falou: "vou guardar, pois quero ser assim inteligente e bonita igual a senhora" o que mais me marcou é que eu tinha 17 anos e ela 15. Sabe ela estava no 9° ano e eu estava na Faculdade. Além disso muitas outras coisas me marcaram, mas simples gestos sempre devem ser levados em conta.
    Obrigada pelo momento de reflexão.
    Mil beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Na vida virtual, eu tenho o costume de me referir às mulheres como "flor". Certo dia, me perguntaram por que e respondi que, não importando a espécie, cada flor tem a sua beleza e singularidade. Assim como você, aprecio trazer um pouco de poesia à vida. E saber que você valorizou o gesto da sua aluna, e refletiu profundamente sobre ele, a mim revela que está no lugar certo. Lecionar para a Educação Infantil exige sensibilidade e você, flor, tem isso de sobra.
    Sobre as "flores" que damos a quem convivemos, ouso dizer que – tal como um jardim – é preciso certa dose de disciplina para não deixá-las morrer. Até hoje, depois de 10 anos de relacionamento (sendo 5 anos de casados), agradeço ao meu marido quando ele me faz um favor (como me buscar em algum lugar ou pagar um boleto bancário). Eu não quero que se torne rotineiro não agradecer por uma gentileza dele, porque se um dia deixar de dizer OBRIGADA será, também, um passo para que todos os demais dias essa palavra não seja tão natural entre nós. Diferente do que as pessoas pensam, ser gentil ou polido não é uma obrigação. E nunca deve se tornar uma obrigação. São gestos que temos para conviver melhor com as pessoas, porque NOS IMPORTAMOS. Acho triste quando pais e educadores ensinam as crianças a dizerem "com licença", "por favor" ou "obrigado" apenas "porque sim". É preciso ensinar as crianças o valor dessas gentilezas. Dizemos "com licença" em respeito ao espaço do próximo, "por favor" porque não é nossa intenção subjugar o próximo às nossas vontades, "obrigado" porque reconhecemos que sem o próximo não chegaríamos onde chegamos ou teríamos o que temos.

    Belo post, flor!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post e acheiuito reflexivo, pois você tem a total certeza, pois, as vezes, as menores coisas, são tão significativas do que as grandes! Parabéns pelas palavras! :)

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Que lindo hein, uma delicadeza dessas sempre me emociona, geralmente não estamos acostumados com isso e quando nos deparamos nessa situação ficamos refletido sobre tudo.
    Lindo mesmo, parabéns.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3