Quem luta por tolerância sabe respeitar!

Tolerância é respeito
Imagem: Vanessa Vieira

Hoje vamos nos unir para falar de um tema que, embora esteja em destaque nos dias atuais, é algo que viemos confabulando há muitos anos. Vejamos, você, como eu, já deve ter ouvido a frase "É preciso ter tolerância!" certo? Pois bem, é preciso ter tolerância. Mas minha questão quando ouço esta palavra é: De que ponto de vista se está falando? 

Antigamente não se tolerava uma mulher fora dos trabalhos domésticos e por muito tempo foi intolerável um homem que não mantivesse uma postura do "ser" forte, dono da casa, etc... Tínhamos uma cultura social muito bem dividida onde cada um deveria ocupar muito bem as funções que lhe foram conferidas.

Os tempos foram mudando, as questões econômicas também. A mulher saiu de cada e passou a ser 'tolerada' no mercado "conquistando" - ainda está - seu espaço na sociedade, se é que assim podemos dizer. E ao homem, por sua vez, mesmo ainda sendo visto como o ser insensível, foi lhe dada a 'graça' de ser visto como um ser humano que de fato ele é. E por isso, passível de fragilidades. 

Cenário lindo de uma perfeita intolerância. Concorda?

Sim, ainda hoje temos a tão famosa guerra dos sexos. Mas o que nos tem chamado a atenção é o aumento da intolerância. Ora, se antigamente tínhamos um padrão de comportamento ao qual uma maioria se regrava e quem fugia dos padrões era "intolerado". quase, e muitas vezes, limado por aqueles que eram a favor da boa conduta, hoje temos vários padrões de comportamento, chamados de opiniões, tribos entre outros... Onde cada grupo, por via de regra, quer defender sua 'verdade' ou a ausência dela em alguns casos. 

Foi por observar esta 1variedade' de modos de viver que perguntei de que ponto de vista falamos quando o assunto é tolerância, pois se olharmos bem para a palavra e a procurarmos no dicionário veremos que tolerar é também respeitar, mesmo que tal opinião, comportamento não esteja totalmente de acordo com o nosso modo, jeito, de pensar.

Ora se tolerar está diretamente ligado a respeito, por que então brigamos por tolerância ao nosso modo de pensar e somos tão enfáticos e  intolerantes com as opiniões dos outros. Tolerar é antes de tudo respeitar a forma de vida do outro e isto requer uma via de mão dupla. É mais, muito mais do que apenas suportar. Embora suportar também esteja ligado ao fazer da talerância, mas isto é tema para uma outra discussão.

Tenho ouvido falar de intolerância religiosa, homofobia, sexismo e por aí se vai... Mas sinceramente não tenho visto muita tolerância. Nem do lado  de quem é "julgado", nem do outro que é vitimado. Vejo julgadores e vitimas nas duas extremidades e a intolerância pairando por todos os lados. E é aí, que mora nossa fragilidade e, consequentemente, a infelicidade que gera tantas guerras sociais.

Somos incapazes de respeitar a opinião do outro, mas nossa opinião necessariamente precisa ser respeitada. Infelizmente é o que tenho presenciado em minhas convivências. dentro e fora do ciberespaço. Pessoas com ódio, julgando, apontando dedo, generalizando e esquecendo que eles, julgadores, têm uma opinião e desejam que alguém a respeite. Neste sentido vejo um guerrilheiro sem causa.

Para entrar na briga pela tolerância é preciso ter atitude, postura e, principalmente, argumentos. No início falei de nossa sociedade antigamente, onde sabemos muitas vezes nos tiravam o direito de pensar. Hoje, este direito está em nossas mãos e continuamos reproduzindo ideias, agindo como se fôssemos bonequinhos. 

É mais do que dever lutarmos por tolerância, mas antes de brigar penso que seja preciso conhecer o que ela significa, que sentido ela tem para nós enquanto cidadãos. Sair por ai pedindo tolerância, dando pernada nos outros, batendo, xingando, gritando e ferindo não fica sério,não é humano, não fica bom. E vou te confessar, só faz a coisa piorar. 

Tolerar é respeitar!
 
  

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Concordo com você. Muitas vezes exigimos respeito e tolerância, mas nós mesmos não praticamos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto!! Literalmente, só li verdades!! O pessoal confunde muito tolerância com aceitação e "obrigação"!! Quem dera mais pessoas pensassem assim!!

    ~Athene

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3