Resenha: Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas - Novo Conceito

Um livro para tirar o fôlego e revirar tua cabeça!




Titulo: Prometo Falhar
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Ano: 2015

(livro cedido pela editora Novo Conceito para apreciação)

Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal


Muitas crônicas, várias histórias, diferentes olhares, o mesmo sentimento, um caminho detalhado para aquilo que é essencial à humanidade. O amor. Eis as considerações que vou obtendo depois da leitura de Prometo falhar

Escrito pelo autor português Pedro Chagas Freitas Prometo falhar é um daqueles livros que te pega de jeito. No meu caso quele eu eu há algum tempo não via. De verdade! Com palavras diretas desde o título o autor nos conduz por pensamentos sobre o amor em seus diversos tipos e, além disso, mostra que mesmo com todo carinho, toda dedicação não haverá o cem por cento perfeito.  Mas haverá aquilo que fizermos acontecer.

A leitura me prendeu desde o início e foi como se estivesse embarcada em um navio onde cada parada representava uma nova cena e nesta eu pudesse ver de forma diferente  um ponto e outro da vida. A minha e a do mundo. 

O autor consegue nos embarcar nesta viagem de uma forma tão natural que a gente não percebe o tempo passar. E é por isso que Prometo falhar é um livro que se pode ler em poucas horas, mas por suas intensas histórias, também pode ser lido por longos dias, meses, até anos. Sem se cansar.

As crônicas são curtas, leves, envolventes e muitas vezes não há como parar para respirar. Depois de uma pequena história que graciosamente o autor  torna gigantes. Há que se respirar, tomar uma água, voltar depois ou em outro dia para continuar. Não por cansaço, mas para compreender o que e de quê o autor está falando.

Um outro ponto que me chamou muito a atenção no livro foi a forma como o autor desenvolveu os personagens, não há Pedro, nem , Maria, Ana ou José... Há alguém que sente, olha, diz, pensa, ama... E muitas vezes, só vamos descobrir quem fala no final das crônicas. Achei essa sacada  muito inteligente e feliz. 

Porque homens e mulheres amam, sentem, pensam, são sensíveis e por isso mesmo são humanos. Não há modelos de homens nem modelos de mulheres.

Por isso a escrita em terceira pessoa com esta voz escusa me surpreendeu e me cativou para continuar a leitura. A composição da obra é simplesmente fantástica, capa, folhas, letras. Um trabalho lindo da editora e realmente me apaixonei. Merece muito mais do que cinco estrelas!

Sobre o título, não consigo enxergar um melhor para esta obra do que o escolhido, em minha opinião ele vai além de um livro de crônicas é um alerta para nossa sociedade. E primeiro é feito de forma bem sutil, logo na capa do livro: 

Foto: Vanessa Vieira | Capa do livro

Para mim a palavra amor soou como vida. E há como descolar o amor da palavra vida?  E não para por ai, este alerta vai sendo lindamente afinado ao longo das crônicas. A ponto de parecerem todas uma só história. Vejam alguns trechos que separarei para compartilhar com vocês:



"- Nunca se esqueça disso. Só existe vida se algo em você estiver bambo. Só o que te faz tremer te impede de esquecer." (p.28)


."..Quero o que não cabe no regular, o que não se entende nos manuais, o que não acontece nos scripts. Quero a ruga esquisita , a mão descuidada, a estrada arriscada, a chuva, o vento, as unhas cravadas, o animal do instante..." (46)


"Se você está conformado só te falta mesmo ser sepultado" (109)


"Até  felicidade se for previsível,, é uma tristeza" (109)


"...Ninguém em seu estado mental perfeito aguenta a vida, o segredo da felicidade é o segredo da dose exata de loucura, haja alguém que tenha coragem para assumi-lo, e eu tenho, e saudades mais ainda..." (97)


Eu poderia citar muitos e muitos trechos, mas te convido a ler o livro e se deixar encantar por ele. Vale muito a pena! Agradecida por conhecer o autor com certeza o lerei mais vezes!


Não posso me despedir sem dizer que Prometo Falhar chegou ás minhas mãos por indicação da querida Lilian do Blog Poesia na Alma. E que fiquei muito feliz pela lembrança da Lílian. e pela confiança da Editora. 

E você e gostou do livro corre porque ele está em lançamento na Bienal do Livro que do  Rio de Janeiro. Se você for passar por lá, essa é a hora!





Postar um comentário

9 Comentários

  1. Eu adoro crônicas! esse livro deve ser muito bom, principalmente porque retrata o amor, né? bjss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  2. Li resenhas tão boas do livro. Todo mundo gostou e eu pareço ser a única que não curtiu a narrativa dele.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pretendo ler Prometo Falhar em breve e estou com grandes expectativas para essa leitura.
    Espero que o livro me agrade tanto quanto lhe agradou.
    Adorei a resenha e os pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Ei Vanessa
    Acabei de descobrir que e um livro de crônicas e isso me deeixou com muita vontade de ler... Amo o gênero!

    Coracao Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, tudo bem?
    Uau, quantas marcações você fez heim!
    Quero muito ler Prometo Falhar, pois a cada resenha que leio minha curiosidade só aumenta mais e mais!
    Espero ler em breve esse livro que promete ter ótimos contos!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, fico feliz que tenha gostado muito da obra, eu li ela recentemente e foi muito gratificante para mim, sempre que posso estou indicando o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ótimo, mas não gosto muito da temática então vou deixar passar. O título é genial e a capa linda!

    ResponderExcluir
  8. Que delícia ler uma resenha como a sua! Acho que foi um pouco como o livro… como um navio no qual embarcamos e aproveitamos a suavidade da maré. Gostei da proposta da obra de reunir crônicas tão sensíveis. Me interessei muito por essa leitura!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa...
    Gostei muito do que escreveu sobre o livro e ele realmente parece ser a coisa mais linda... totalmente apaixonante... afinal conquistou vários blogueiros.
    Eu não sei se o leria porque eu não gosto muito de crônicas, mas fiquei curiosa

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3