Resenha da Paródia de Crepúsculo - Opúsculo.


Trecho do Livro.

“Sobre três coisas eu estava absolutamente certa. 
Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. 
Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele – que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle – que queria me ver morta. 
E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado.”


Título: Opúsculo.
Escrito por: The Havard Lampoon.
ISBN-13: 9788576792963
ISBN-10: 8576792966
Ano: 2010
Páginas: 144
Editora: Novo Século
Escrito pelo grupo “The Harvard Lampoon”, responsáveis por outras sátiras a sagas famosas como “O Senhor dos Anéis”, o livro “Opúsculo – a Paródia” (”Nightlight” no original) conta a história de amor de Belle Goose e o misterioso e brilhante Edwart Mullen.A desajeitada garota obcecada por vampiros chega à cidade de Switchblade e observa estranhos acontecimentos. Um geek com nenhum interesse por garotas deixa seu almoço no prato e a salva de uma bola de neve ocasionando a revelação: Edwart só pode ser um vampiro.



Primeiramente, gostaria de compartilhar qual o pensamento que rodopiou pela minha cabeça várias vezes após eu ter terminado de ler Opúsculo: Páginas e mais páginas de bobeiras mal escritas! “Ué, cadê a graça?” Essa foi a pergunta que me fiz durante toda a leitura dessa paródia e a qual me faço repetidas vezes depois que terminei de lê-lo.

“Opúsculo” é uma paródia escrita pela revista satírica The Harvard Lampoon da Saga Crepúsculo de Stephenie Meyer. O grande sucesso da série de Meyer fez com que diversos autores viessem a escrever paródias sobre essa Saga Vampiresca que muito encantou ou decepcionou milhões de leitores. Entretanto, com certeza a equipe do The Harvard Lampoon confunde o significado de paródia com tolices e ausência de ideias, ironia e deboche. Sendo que o aparecimento destes três últimos itens citados na última frase é o que normalmente se encontra em uma paródia de verdade.

Sempre gostei de Crepúsculo – não minto – mas isso nada tem a ver com o fato de ter achado Opúsculo um livro totalmente irritante e desengraçado. A verdade é que há muito tempo já vinha vendo a repercussão do quão animado e divertido é esse livro, levando-me assim a lê-lo com extrema expetativa apenas para me decepcionar.


        

Capa de Crepúsculo (ao lado esquerdo) e capa de Opúsculo (ao lado direito).


Belle Goose, a personagem principal, espelhada em Bella Swan é uma protagonista que não para de narrar bobagens e coisas desconexas e incoerentes. Belle até que possui algumas características semelhantes às de Bella. Porém, em minha opinião, tais características não foram expostas com humor.

Edwart Mullen que representa Edward Cullen também deixa muito a desejar na figura de um personagem nerd e ao mesmo tempo lerdo e sem vida, incoerência esta que poderia ser engraçada - caso o personagem fosse engraçado.

A impressão que tive é que o livro não passa de um monte de besteiras sem sentido escritas com uma linguagem fraca, sem ritmo e que te faz querer desistir a qualquer momento – o que não deve ser explicado pelo fato de ser uma paródia. Além do mais, existem vários momentos notáveis em Crepúsculo que poderiam ser explorados e narrados de forma cômica ou com diálogos engraçados. 

Esbocei poucos sorrisos lendo esse livro e nenhuma vez ri de verdade como achei que faria. Por isso não o recomendo.

A única coisa da qual não me arrependendo é de ter lido esse livro em PDF. Assim, posso gastar dinheiro comprando um livro físico que realmente me agrade, pois Opúsculo passou bem longe de me agradar. Por eu não ter gostado desse livro, acho que ele merece apenas uma estrela, entretanto se você discorda do que falei, gostaria de saber qual a sua opinião em relação à essa paródia. Fique à vontade para comentar o que você achou!






Postar um comentário

20 Comentários

  1. Nossa! Sério mesmo que você leu esse livro? Por que eu não me daria ao trabalho, já me bastou assistir metado daqueles filmes que eu nao lembro o nome agora, mas que tbm faz paródia de crepusculo....Sério mesmo, na minha opinião foi perda de tempo precioso!

    Mas é assim mesmo, se tivesse que falar, falaria a mesma coisa que você. Quem escreve esse tipo de livro nem merece ser chamado de autor...
    AFF! Falei, você perguntou... :)
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oiiiie, tudo bem? Geeente não acredito que fizeram isso com Crepúsculo, adoro essa saga (sim, me condene rs). Como você acho que também não iria achar graça alguma.
    Adorei a sua sinceridade.

    Parabéns!

    Bjs

    https://amantesdaleiturablog@blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiiie, tudo bem? Geeente não acredito que fizeram isso com Crepúsculo, adoro essa saga (sim, me condene rs). Como você acho que também não iria achar graça alguma.
    Adorei a sua sinceridade.

    Parabéns!

    Bjs

    https://amantesdaleiturablog@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hello!
    Até hoje eu nao Crepúsculo e mal mal gostei dos filmes, e olha que adoroooo vampiros!
    Essa paródia Opúsculo nao conhecia, mas pelo jeito o livro nao é nada bom.
    Acho que as pessoas querem pegar carona no sucesso dos livros da Meyer, e acabam fazendo essas atrocidades na literatura.
    Eu sou dificil de ler essas coisas que ridicularizam os livros que eu gosto, nunca acho graça.
    Foi bom ler a sua opiniao, acho que tb daria nota minimo para esse livro.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu sinceramente desconhecia esse livro viu?
    Não tinha lido ainda nenhuma resenha sobre ele e gostei bastante de sua observação, ainda mais agora com esse novo ai que tá pra sair. Eu fiquei interessada em comprar, mas vamos ver né? Eu gosto da saga crepusculo também, só não terminei de ler o AMANHECER. Preciso finalizar, mas eu gostaria de ler a série tudo de novo, porque já li duas vezes rs


    Mas mesmo assim espero conhecer essas outras estórias que tem sobre crepusculo, porque ainda
    não tive chance. É a primeira resenha que vejo desse livro e sinceramente pelo seu ponto de vista não me chamou atenção, mas eu acho que vou fazer que nem vc. Ler os primeiros capitulos e ver o que rola. Vai que minha opinião é diferente né? ou até pior? hahahahaha...vai saber....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-o-mundo-desabando-e-gente-se.html

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Vi esse livro há tempos e não achei muito interessante.
    Condesso que não tenho vontade de ler, mas fico feliz em saber que foi uma leitura agradável para você,.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não li "Crepúsculo", mas assisti aos filmes e adorei. Não me interessei por nenhuma paródia em relação ao livro, Adoro este conto de fadas envolvendo lobos, vampiros e seres humanos. Acho a ideia muito boa e não tenho interesse de ver nada que ridicularize uma história que acho legal. Bela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Caramba nem sabia que esse livro existia! Sinceramente não leria, pois gosto MT do crepúsculo e acho ridículo alguém querer "zoar" o trabalho alheio!
    Pela sua resenha dei MT sorte de não ter lido! Rsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Tudo bom?
    Já não tinha me interessado por essa paródia e depois de saber que você não achou nenhuma graça, vou passar longe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quando vi o quote que você colocou antes de começar a resenha, confesso que pensei a mesma coisa que você escreveu no primeiro parágrafo: bobeira mal escrita. Se era para ser engraçado, realmente não foi. Se todo o livro é assim, dispenso. Amo Crepúsculo, e vi algumas paródias em vídeo que fizeram chorar de rir... pena que não tenho os links para te passar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Eu não li o livro, mas acho que o problema não é com ele em si e sim com o tipo de humor e de público que ele explora.
    Sabe aqueles filmes estilo os vampiros que se mordam e todo mundo em pânico? Eu não vejo a menor graça neles e acho as piadas desinteressantes e sem sentido mas que tem um monte de gente que gosta (até por que não teriam tantas continuações se não tivessem arrecadado dinheiro).
    Acho que esse livro é exatamente para esse público...
    Já não tinha vontade de ler esse livro, agora mesmo estou segura de que não estou perdendo nada!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu li esse livro, e realmente é um monte baboseiras...Mas dá para rir. Eu achei parecido demais com aquele filme, que é paródia também, os vampiros que se mordam, igualzinho. Minha irmã que trouxe para ler e dei uma lida também...No mais, é só um livro para rir das baboseiras. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, que pena que você não gostou do livro, apesar que eu não sei o que esperar de um livro paródia. Nunca me interessei em ler, e eu não curto Crepúsculo, seilá mas eu não leria o livro no momento, quem sabe mais para frente eu dê uma chance!

    beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Menina,nem sabia desse livro e vou passar longe, porque gosto da história apesar de nunca ter lido os livros e assistido apenas os filmes(me julguem,hehe). Enfim, que pena que uma coisa para ser engraçada foi bem desgraçada por assim dizer, e graças a Deus que não gastou seu lindo dinheirinho né? Parabéns pela sua sinceridade.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas não me despertou nenhuma vontade de ler. Eu não sou fã de Crepúsculo, então o motivo é apenas pq, de algum modo, eu imaginava tudo isso que você falou. Parodias normalmente não me agradam, pq na grande maioria das vezes são um monte de baboseiras sem nenhuma graça de fato... Já acontece nos filmes, imagina nos livros! A verdade é que muita gente quis pegar um pouco da onda de Crepúsculo e usar a seu favor né! Pena que sem o jeito, nada sai!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Olá, Adorei a série, aliás foi a primeira que li nesse gênero, e que me levou a ler tantas outras e com certeza não lerei a paródia, na verdade não me interesso por paródias e após sua resenha me deu ainda menos vontade.
    Beijos
    Katia

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Sou louca pela Saga até hoje (que se danem os haters). Declaro abertamente o meu amor a Crepúsculo. Há alguns anos me deparei com este livro numa loja, mas priorizei outro livro, confesso que fiquei bastante curiosa, já que assisti aos filmes das paródias e curti. Mas depois dessa sua resenha, eu quero esse livro bem... Bem longe de mim hahahahhaa.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá. Confesso que não curto Crepúsculo mas acho legal o povo que curte. Com certeza não leria este livro, principalmente depois de tantos elogios que você deu a obra e os personagens kkkkk. É triste e uma pena você ter se decepcionado com a obra. Mas acontece, né?
    Enfim, parabéns pela resenha super sincera.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  20. Será que consegue ser pior que o filme a saga molusco? kkk
    Eu não gosto muito de paródias, e fico feliz por você ter lido em fdf. hahaha Dá uma tristeza comprar e não gostar, achar bobeira. rs
    Livros melhores virão.

    Beijos;**

    paixoniteliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3