Série Five - 5 Grandes Autoras.


Esse ano o blog está cheio de surpresas e uma dessas surpresas é a iniciação da “Série Five” que contará com uma publicação por mês sobre a referida série. Vamos à explicação... Durante cada mês do ano, nós faremos uma publicação que consiste em falar ou recomendar cinco coisas do mundo dos livros.  No mês de janeiro iniciaremos essa série de publicação com chave de ouro falando sobre cinco grandes escritoras.  Entretanto, durante os outros onze meses do ano, os temas poderão ser, por exemplo: cinco livros de vampiros que merecem ser lidos, cinco grandes escritores de fantasia, cinco melhores personagens.Inclusive, você pode nos dar dicas sobre as próximas publicações da “Série Five” nos comentários.

Bom, então vamos lá! O motivo da escolha de se falar sobre 5 grandes autoras consiste no fato que desde o começo dos tempos vivemos em uma sociedade muito preconceituosa e machista. Infelizmente, a mulher sofreu e vem sofrendo ao longo dos anos por conta dessa discriminação. Seja por causa do baixo salário que elas recebem, da dominação dos homens ou até mesmo pela violência sofrida em diversos aspectos que vão muito além da violência verbal.

Em homenagem às mulheres, falaremos sobre grandes autoras que se destacaram no universo da literatura. 

Sou uma mulher madura/ Que às vezes anda de balanço
Sou uma criança insegura / Que às vezes usa salto alto
Sou uma mulher que balança / Sou uma criança que atura

Martha Medeiros



1 – J. K. Rowling.


Sem dúvidas alguma, Joanne Kathleen Rowling é a escritora de fantasia mais famosa de todos os tempos. J. K. Rowling nasceu na cidade de Yate, na Inglaterra no dia 31 de julho de 1965. Sua criação mais importante foi a Saga Harry Potter que é conhecida internacionalmente. A autora também é bastante famosa pelas suas últimas criações: Morte Súbita (um dos livros que mais gostei até hoje) e O Chamado do Cuco, sendo que este último sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Logo no início de sua carreira Rowling enfrentou uma longa jornada até que Harry Potter e a Pedra Filosofal fosse aceito pelo mercado editorial. Porém após a sua publicação, o sucesso foi instantâneo ganhando vários prêmios no campo de livros para crianças. Hoje, a saga conta com 7 livros e é a saga mais famosa de todos os tempos.

Depois que a saga foi convertida para os cinemas, os seguidores da autora começaram a crescer rapidamente.  Hoje, pode-se dizer que Rowling é a autora mais rica e poderosa do planeta. Suas obras já foram traduzidas em mais de sessenta e quatro idiomas.

"São nossas escolhas que revelam quem realmente somos, muito mais que nossas qualidades."

Harry Potter e a Câmara Secreta.
J. K. Rowling.



2 – Agatha Christie.


É praticamente impossível falar de romance policial sem falar de Dame Agatha Mary Clarissa Christie. Agatha Christie, como é conhecida, nasceu em Miller, Torquay, no dia 15 de setembro de 1890 e é considerada a mais célebre romancista policial de todos os tempos. Ela é autora de mais de oitenta livros, sendo que estes foram traduzidos em mais de 100 idiomas.

Christie também é conhecida como “Duquesa da Morte” e “Rainha do Crime” e seus principais personagens são: Miss Marple, Parker Pyne e o famosíssimo Hercule Poirot. Agatha, também escreveu sob o pseudônimo de Mary Westmacott.

Agatha acabou ficando conhecida por conta das suas histórias de romance policial, suspense e mistério. Seus principais títulos são: Assassinato no Beco, O Natal de Poirot, Assassinato no Expresso do Oriente, Cartas na Mesa, Morte no Nilo e Encontro com a Morte.

Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la.
Agatha Christie.



3 – Rachel de Queiroz.


Rachel de Queiroz nasceu na cidade de Fortaleza, Ceará, no dia 17 de novembro de 1910, e foi uma tradutora romancista, escritora, jornalista, cronista política e importante dramaturga brasileira. Rachel é bastante conhecida por ser a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e ser uma autora de destaque na ficção social nordestina.

Em 1993, Rachel foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões. Ela também ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994.

Suas principais obras literárias são: O homem e o tempo - 74 crônicas escolhidas, Lampião; A Beata Maria do Egito , As terras ásperas  e As menininhas e outras crônicas

Amar é comprazer-se no belo, numa aventura heróica e insuperável.
Raquel de Queiroz


4 – Jane Austen.


Sou muito suspeito para falar de Jane Austen, pois ela é minha escritora favorita!!! Entretanto, vou tentar ser imparcial ao falar sobre ela. Jane Mina Austen nasceu em Steventon em 16 de dezembro de 1775. Jane Austen é uma das maiores romancistas que o mundo já viu. Seus romances a colocam entre uma das escritoras mais lidas até mesmo da atualidade, mesmo depois de mais de 1 século e meio da sua morte, sendo objeto de vários estudos acadêmicos.

Suas obras mais conhecidas são: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Persuasão e Emma.

Seu primeiro romance, Lady Susan, foi escrito aos 17 anos. Suas obras literárias tratam do quotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.  Austen retrata em suas obras a sociedade provinciana inglesa do século XVIII fazendo diversas críticas a sociedade da época principalmente no que diz respeito na busca da mulher pelo melhor casamento.

... não tenho medo de mostrar meus sentimentos
e de fazer coisas imprudentes,
pois acredito que o que não se mostra, não se sente.
Coisa que talvez surpreenda muito a você,
pois os seus sentimentos são tão guardados
que parecem não existir realmente...

Trecho de Razão e Sensibilidade.
Jane Austen



5 – Cecília Meireles.


Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no Rio de Janeiro no dia 07 de novembro de 1901 e foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. Ela é considerada como uma das maiores e mais importantes vozes líricas das literaturas de língua portuguesa. 
Seu primeiro livro de poesias chamado Espectros, continha um conjunto de sonetos simbolistas e foi publicado em 1919, quando ela tinha apenas 18 anos de idades. 
Sua poesia é considerada atemporal, pois apesar de ter vivido sob influência do Modernismo, suas obras apresentavam heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Romantismo, Realismo e Surrealismo. 
Suas obras literárias mais famosas são: Poesia Completa, Flores e Canções, Viagem, Rute e Alberto, Poemas Italianos e Poesias (Ou isto ou aquilo & inéditos).

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...
Cecília Meireles




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Que post mais amor!
    Sem palavras pra J.K. Rowling, ela é fabulosa. Acho tão incrível a história dela, a maneira como ela deu a volta por cima. Cecília Meireles é toda minha infância. Lembro de ler os livros dela no carro, indo pra escola.

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Com este post vi que estou devendo às escritoras brasileiras. Não peguei nada delas para ler ainda. Quanto a J.K. Rowling, Jane Austen e Agatha Christie, são sensacionais! Os livros delas estão entre os meus favoritos.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3