Tag - Leio, logo reflito

Há algum tempo que não faço postagens aqui no blog sobre o grupo Irmandade das blogueiras. Mas este mês estamos de volta e com uma blogagem coletiva cheia de temas interessantes. Eu escolhi fazer a tag "Leio, logo reflito" e convido você a vir comigo pensar um pouco sobre alguns pensamentos, topa?


Funciona assim. Quatro Pensamentos foram colocados lá no grupo e aqui no blog devemos conversar com o autor sobre estes trechos, dizer se concordamos e por quais motivos concordamos ou discordamos. Enfim, fazer a conversa girar. 

Então, vamos aos pensamentos...


Pensamento -1 

"A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros 
e uma consciência sonolenta"       
 ( Mark Twain)

Este pensamento me assustou no início, fiquei pensando sobre esta consciência sonolenta. Em um momento onde a agilidade ganha voz por todos os lados, que mensagem seria esta. Foi então que parei para pensar no restante. Ter bons amigos, amizades não são feitas de uma hora para outra. Há que se conviver, um livro para sabermos se vale a pena nos requer entrega. E os dois processos são gradualmente conquistados. Como um sono que vem aos poucos nos dominando até que não resistimos mais e de fato nos entregamos.

Concordo com a frase pela sua beleza e poesia, precisamos de um mundo ativo, mas também precisamos de pessoas calmas rodeadas de coisas que lhes fazem bem. Então, que estejamos atentos e preparados para sermos conquistados para esta vida ideal, mesmo que ela lá no fundo possa parecer ou mesmo ser uma utopia.


Pensamentos - 2

Nossa vida é mais feita pelos livros que lemos 
do que pelas pessoas que conhecemos" 
( Graham Greene)

 Confesso que não sou totalmente de acordo com este pensamento. Sempre que penso na vida minhas divagações me levam para um contexto onde podemos encontrar vários segmentos. Sejam pensamentos, sentimentos, vivências... Não posso dizer que só quem lê tem vida, embora a leitura seja algo mais do que importante. Mas assim como conheço grandes livros, me encontro e reencontro com grandes pessoas e elas são  tão importantes para mim quanto as leituras que faço. Minha vida é feita por pessoas, livros e mais um monte de ais que este mundo me possibilitar adicionar.


Pensamentos - 3

"A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida" 
( Fernando Pessoa)

Sou apaixonada por Fernando Pessoa e tenho que dizer que neste pensamento ele conseguiu me deixar bem dividida. Porque de fato a literatura é agradável, nos faz mergulhar em lugares e mundos incríveis e esquecer mesmo em alguns momentos a vida. Minha preocupação é apenas com alguns desavisados que podem levar a frase ao pé da letra e simplesmente esquecer que a vida continua fora dos livros. E que bem ou mal precisamos seguir para torná-la agradável de uma outra forma além da Literatura, ou com a ajuda dela.

Pensamento - 4

"Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada."
( José Régio)

Concordo sim e discordo também. Se você não conhece este é um trecho do poema Cântico Negro de José Régio. O verso nos traz uma rebeldia de alguém cansado de ser mandado por aqui e por ali, sem ter a possibilidade de seguir com seus próprios pés, então decide não ir com os outros mas ir por si mesmo. É então que chegamos ao início dos versos acima. Os três primeiros para ser mais exata. E é esta consciência  de autonomia e desejos que em minha opinião todos nós precisamos buscar. Mas no último verso o autor me deixa mais uma reflexão. Será mesmo que todo o resto não nos vale de nada? Confesso que não tenho respostas, mas todas as vezes que me deparo com este poema reflito.

Blogagem Coletiva - Irmandade das Blogueiras

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Adorei seu blog! Já estou seguindo, se puder retribuir eu agradeço muito! :)

    http://simplyradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog e a forma que você escreve, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Aqui estou escrevendo esse comentário gigante novamente porque sem querer deslizei a tela pro lado e o blog direcionou para outro post ��

    O um vou deixar para o final!!

    O segundo eu discordo... Lógico que a leitura nos traz experiências e tudo mais, mas me parece um trecho muito direcionado a leitores. E os que não leem? Possuem uma vida menos completa? Eu acho que não.

    O três eu também discordo. Acho que depende da pessoa né?! Muitos usam os livros como valvula de escape sim, mas outros preferem pintura, musica, dança, esporte... E ainda não vi nenhum caso em que alguém tenha "abandonado" a vida para se dedicar somente a livros haha. Ainda bem...

    O quatro eu concordo com você. Acho que todo ser humano deve buscar sua independência e arriscar vez ou outra. Mas também penso que tudo que nos ocorre vale como experiência.

    Voltando ao um... Eu interpretei "consciência sonolenta" como estar vivo, pensando, refletindo, discutindo, mas não a todo o tempo. Não estar ligado a 100% o tempo todo, sabe?! Imagina o estresse que seria caso decidíssemos debater todas as coisas do mundo toda hora? É preciso um tempo para descansar a mente, relaxar... "Selecionar suas batalhas" haha. Posso estar viajando, mas foi assim que eu vi.

    Gostei muito do post!! Não conhecia a tag. Achei bem criativa e adorei suas reflexões em cima de cada pensamento.
    Beijos!!

    (Carol)

    ResponderExcluir

  4. "A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida"
    ( Fernando Pessoa)

    Não poderia estar mais certo. Sempre que preciso fugir desse mundo, mergulho em um bom livro e vou para outro.

    Adorei a Tag. Ótimo post. Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Olá Vanessa,

    ""A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta" Bons amigos eu concordo, mas é difícil encontrar, bons livros é algo subjetivo, o que eu considero um bom livro, você talvez não considere, já quanto uma consciência sonolenta não entendi muito bem, mas prefiro ter uma consciência clara e desperta para não fazer merda.

    Sobre o dois, discordo, nossa vida é feita tanta pelos livros que lemos, tanto pelas pessoas que conhecemos quanto por experiências que passamos.

    Sobre o três, concordo com Fernando Pessoa, lendo esquecemos o mundo, os problemas e ignoramos a vida, ao menos comigo é assim.

    Quarto, esse é um tanto poético e reflexivo, não dá para responder de bate pronto. Adorei seu post, sua tag, está de parabéns! Beijos! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Que provocativo! Haha. Gostei. Eu não tinha visto essa tag ainda, mas achei o grupo bastante original na escolha das frases para reflexão dos participantes. Eu tenho minha própria opinião sobre elas, mas gostei das suas também. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da proposta da TAG, além de criativa e chamativa nos interage a pensar um pouco. Acho que é a primeira vez que vejo esse tipo de post e curti bastante.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  8. Olá adorei essa postagem...adoro frases, as vezes fico viajando nas possibilidades que elas podem nos oferecer.

    "De todas as mentiras, a literatura é minha favorita"

    Super beijo
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Oioi!
    Que tag bacana, nos faz refletir mesmo sobre algumas coisas e adorei o modo como te fez sentir ao ler cada frase.
    Achei original a tag e vc respondeu a altura. Parabéns.
    Vou tentar responder no meu blog tb. adorei!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Interessante e diferente!
    Nunca tinha visto essa Tag, carrega uma proposta muito boa. Adorei as reflexões.
    Adorei!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Gostei muito das suas respostas para os pensamentos, admito que também fiquei na dúvida desta consciência sonolenta, mas este foi o pensamento que mais gostei.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante a postagem, me senti numa aula de antropologia literária haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Que postagem maneira! Adorei os pensamentos e suas respostas. Achei bem original a ideia. Se aceita uma sugestão (não sei se já fez) que tal pegar uns trechos bacanas de livros de autores nacionais e refletir sobre eles? Ficaria legal.
    Beijos!
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Que diferente essa tag! Ainda não tinha visto uma nesse estilo. Adoro ler quotes pois acabo conhecendo um pouquinho mais dos autores e do que esperar e melhor ainda quando vem com uma crítica reflexiva junto.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3