Resenha: Estou com medo! - Ana Gutiérrez & Pedro Moreno

Estou com medo: Os contos como métodos para superação dos temores das crianças



Título: Estou com medo!
Autor(a): Pedro Moreno, Ana Gutiérrez
ISNB: 9788535641080
Editora: Paulinas
Coleção: Psicologia, Família e Escola
Formato: (13,5 x 20,0)
Páginas: 192
** Livro cedido pela editora para leitura e resenha**
Com o propósito de oferecer aos pais, professores e pessoas envolvidas no cuidado das crianças uma ferramenta poderosa e eficaz para a superação dos medos infantis, os psicólogos clínicos Ana Gutiérrez e Pedro Moreno, sócios há mais de 15 anos, escreveram o livro “Estou com medo! – Os contos como método para a superação dos temores das crianças”.
A ideia desse trabalho surgiu de forma casual, ao perceberem que já tinham uma coleção de histórias, acumuladas ao longo dos anos, para ajudar no tratamento do medo de seus pequenos pacientes. Era como se tivessem um tesouro escondido no porão. Os autores, então, selecionaram as histórias mais representativas utilizadas nas sessões de terapia e as reuniram em uma obra que apresenta não só os textos, mas a forma como esses contos terapêuticos foram construídos.
Ao personalizar as histórias com características com as quais a criança se identifica, é possível estabelecer um canal de comunicação que permitirá o processamento das emoções e possibilitará a superação das dificuldades e temores a elas relacionados – ajudando-as a crescer felizes e saudáveis.
 

Olá Pessoal! Vamos falar de medo!? Aposto que você tem um. Pois é, eu também tenho e convivo com um monte de crianças e adultos que têm um montão deles. Por isso, quando vi este lançamento da Editora Paulinas, não hesitei em solicitar para resenha. Já posso ir adiantando que foi uma grata surpresa a escolha deste livro.

Os autores Ana Guiérres e Pedro Moreno são especialistas em Psicologia Clínica e depois de experiências com a utilização de contos durante as análises resolveram reunir alguns direcionamentos sobre os porquês que giram em ao redor do medo e de como, por meio dos contos personalizados, se poderia diminuir estes tremores.

Literatura, Psicologia, medo, Psicologia infantil, leituras, Pensamentos Valem Ouro
Foto: Vanessa Vieira

Ao longo do livro os autores nos contam experiências com algumas crianças e seus pais, fazendo-nos refletir sobre a necessidade do medo para que possamos viver uma vida saudável, ou seja, reafirmam que é importante sim as crianças terem medo. Mas, em contrapartida, alertam para aspectos que nos direcionam à percepção de sinais que mostram que este medo aparentemente "saudável" possa virar  algo crônico, sendo portanto caracterizado como uma fobia.

A partir daí, somos apresentados à alguns exercícios de relaxamento para fazermos junto com as crianças, ou mesmo sozinhos; e também à algumas histórias/contos que podem ser apresentados às crianças inserindo-a assim em uma reflexão sobre seu medo e, de certa forma, do como ela pode lidar com ele.

Os autores nos falam sobre a necessidade de personalizarmos estes contos, falar sobre o medo da criança partindo de personagens, "medos", situações que sejam vivenciadas por ela e, ainda, sobre a importância de não desvalorizarmos o que ela sente, visto que mesmo sendo algo "improvável" para nós adultos, o medo e a forma que a criança interpreta o que sente depende muito de sua idade e das situações que vivencia.

"A Criança está preparada para captar algumas coisas, e não outras, pois, como diziam os filósofos antigos, o conhecimento começa nos sentidos. Está preparada para olhar, mas não para ver. Sua inteligência é geradora de imagens, principalmente descritivas, em vez de reflexivas." (p.26)

Se você está pensando em um livro de autoajuda, se enganou. Mesmo que pareça no início, em um determinado momento ele foge da regra. Simples! Porque não é um livro que nos traz receitas de como fazer para que as coisas funcionem como devem funcionar. Pelo contrário, nos faz refletir sobre o porquê de ser das situações apresentadas. ( nada contra os livros de autoajuda. Só uma explicação para quem não gosta ok?)

Algo que não posso deixar passar em branco é a sensibilidade que os autores tiveram ao levar para o consultório uma arte literária. Os contos, contos-poemas, são muito bem elaborados e, sabendo que são todos personalizados e mais, que as crianças recebem estes contos para levar para casa como um presente para ser lido relido e relembrado é algo que me deixa sem palavras.

"As histórias, os contos, provocam a imaginação e esta, a emoção. Durante minutos, ou mesmo horas, nos sentimos protagonistas. Com a tranquilidade de saber que tudo acabará bem, aconteça o que acontecer na história" (p. 50)

Mas na vida nem tudo acaba bem, Vanessa!!! Sim, eu sei! Mas oras!!! Se o medo parte de nossa imaginação, por que não olharmos e tratarmos dele sobre esta mesma perspectiva??? Foi o que pensei quando comecei a pensar sobre o esta fala dos autores... E os contos têm estas características de final feliz que, de certa forma, acalmam. Principalmente se forem bem direcionados. Concordam?

"não se pode proteger as crianças da realidade, evitando temas desagradáveis.. (...) Mas também é preciso explicar de forma mais simples e clara possível, sem rodeios nem excessos." (p. 83,84)

Achei super interessante o trabalho e indico a todos os pais, professores, amigos, psicólogos e também aos medrosos, quem tem consciência de que têm medo, mas que não conseguem se livrar deles. Esta leitura me ajudou a identificar causas de medos que trago há tempos na minha história, então, creio que possa ajudar outras pessoas a refletir sobre os seus medos também.

Falando um pouco sobre a diagramação, confesso que prefiro as folhas amareladas. Mas este, mesmo
com folhas brancas está com uma diagramação muito bacana e acabamento admirável, letras com tamanho que facilitam e ajudam para que a leitura seja mais rápida e dinâmica. E ao longo do livro temos ilustrações dos contos o que me chamou bastante a atenção. O livro está dividido em cinco capítulos e sempre no início deles encontramos uma epígrafe que nos fazem pensar sobre o a questão do medo e da vida. Nota mil para as escolhas.

Pensamentos Valem ouro, blog, literatura


Só no final quando voltei a olhar a capa e fiquei pensando sobre o que eu havia lido, achei que está bonita sim! Mas, talvez ela pudesse expressar melhor o tema em questão... Fiquei devaneando aqui. Mas... Fica a dica!!!



Sobre os autores:

 
Ana Gutiérrez e Pedro Moreno são especialistas em Psicologia Clínica e sócios-fundadores da Clínica Moreno, em Múrcia (Espanha). Dedicam-se, principalmente, ao tratamento dos transtornos de ansiedade e problemas correlatos e à supervisão de profissionais de psicologia.


Foto: Site Clinica moreno

Postar um comentário

21 Comentários

  1. A sua resenha me despertou grande curiosidade. Quero ler a obra.
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Filósofo dos livros! fico feliz que tenhas gostado! Espero que goste da leitura! Vale muito pena! =D

      Excluir
  2. Oiii Vanessa, tudo bem querida?
    Realmente me apaixone pelo livro, eu já quis um dia fazer psicologia e creio que este livro tenho certo envolvimento nessa area, lerei com toda certeza. Além do mais sua resenha está incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Cara!!!!!! Que livro dinâmico e maravilhoso.
    Gosto muito de ler livros infantis, ou que falem sobre crianças (embora eu nem queira ter filhos), a gente sempre aprende um pouco com isso e como sempre falo "conhecimento nunca é demais."
    Adorei a dica.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa
    Acho super válido a leitura desses livros. Eu mesmo tenho muitos medos, aliais achoque não existe alguém que escapa de sentir. Que bom que a leitura te fez refletir sobre os seus.
    Não é um livro que leria agora, pois estou em um clima diferente, mas adorei a dica e não descarto a possibilidade de ler futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não é o gênero de livro que leio, mas sua resenha está muito bem feita.
    Ótima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Nao eh bem o tipo de leitura que eu faria, mas o tema me agrada bastante e sei que para os profissionais da area eh ainda mais edificante. Vou indica-lo a umas tias minhas que sao professoras.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Que incrível esse livro, eu fiquei super curiosa. Mesmo para entender, meus próprios medos.
    Fiquei super interessada. Sua resenha ficou fantástica!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quando olhei a capa pensei que o livro se tratava de algo mais sobre uma história de "terror" mesmo, aí lendo sua resenha pensei que o livro se tratava de um autoajuda, mas me enganei pelo jeito kkkkkkkk. Mas achei bem interessante, ainda mais pq agora tenho um baby e acho que mais para frente esse livro seria util para entender melhor o assunto. E bom, como sou uma medrosa acho que vai me ajudar também kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Olá Vanessa
    Eu que sou uma futura professora e medrosa no presente mesmo me interessei muito pelo livro e acho que vou dar uma chance para ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, esse não é o tipo de livro que leria, mas a ideia dele é bem interessante e fiquei curiosa para entender melhor os medos, e até, quem sabe, os meus. Acho válido, para entender a mente das crianças e tudo mais. Quem sabe num futuro eu não leia?!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, aliás conheço muito pouco da Paulinas. E pensar que trabalhei lá por mais de 1 ano, isso foi há muito tempo... Apesar de não ter filho e não trabalhar com crianças nessa faixa etária, gostei bastante da temática. Achei muito interessante a proposta. E eu gostei bastante da capa, acho que até poderia ser um pouco diferente, mas gostei.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Tudo bom?
    Esse livro parece ser bem interessante, a primeiro vista realmente parece ser de auto ajuda, mas lendo a sua resenha vejo que é muito mais! Fiquei bem interessada...
    Muito legal o q vc falou, q eles levaram a literatura para o consultório.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Sua resenha está maravilhosa, mas é uma pena que o livro não seja meu estilo de leituras, por isso não seria uma leitura tão boa assim pra mim. Dessa vez vou deixar passar a dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bom???

    Adorei o livro, ele foge da temática que eu geralmente leio, mas achei a ideia muito estimulante.
    Não só um livro para quem tem filhos, ou quer ter, mas para as pessoas em um todo, ele ensina muitas coisas, e aguça a percepção das pessoas.
    Achei uma ótima dica.

    =)

    ResponderExcluir
  15. oi, que resenha encantadora!!!! não leio o estilo e meio que fujo de livros com crianças, mas nossa, até eu que não gosto me surpreendi com a obra!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oie
    nossa, não conhecia o livro mas com certeza me chamou a atenção, estou cursando psico e gosto muito desse tipo de assunto, principalmente voltado para crianças

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Vanessa, sua linda, tudo bem?
    Confesso que não é o tipo de livro que me atrai. Mas gostei da forma como eles abordaram o assunto, e tudo relacionado ao universo das crianças acho interessante. Sem falar que todos nós temos medo de alguma coisa. Então, em determinado momento poderemos nos identificar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adoro os livros de psicologia da Editora Paulinas. Eles têm uma linha imensa, inclusive de psicologia junguiana, que eu gosto muito de ler. Adorei a sua resenha, Assim que possível darei uma conferida no livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Olá Vanessa!!!
    Apesar desse ser incrível e meio uma auto-ajuda não é bem meu estilo.
    É interessante tentarmos entender nossos medos e como podemos superá-los, principalmente para as crianças.
    É uma leitura boa, mas não meu gênero :(

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, não conhecia a editora, nem a obra...ache a premissa interessante e adorei sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3