Diy: Quadro retrô feito com bordado livre



Hoje temos uma postagem diferente por aqui. Vamos literalmente colocar a mão na massa. Tenho aprendido muitas coisas bacanas nestes últimos tempos e acho que seria super bacana compartilhar com vocês. Justo né!? 

Então, estou fazendo algumas aulas de bordado livre - contarei mais sobre isso loguinho - e gostei da ideia, pois a gente foge daquela premissa de que precisamos de um gráfico para fazer direitinho. Ok? Tem pessoas que usam o gráfico, mas há inúmeras possibilidades de criar e isso me cativou bastante. 

Por conta disso, ao pensar nesta dica, tentei unir o útil ao agradável. Um quadro retrô, para colocar no home office ou mesmo pertinho da sua estante de livros. e o mais interessante,  este quadro poder se feito por você mesmo com bordado livre. É simples, fácil, relaxante e tem possibilidades sem fim para você se divertir.

Uma coisinha, como sou avessa, ainda aos vídeos, meu passo a passo vai por meio das imagens mesmo. Mas coloquei tudo bem explicadinho. Qualquer dúvida só perguntar que repondo viu! =)

Vamos!?

Materiais

- Folha branca
- Lápis
- Uma tela de pintura ( você escolhe o tamanho)
- linhas de bordado
- agulha
- Tesoura


 Escolher o tema do quadro

1) O primeiro passo é você escolher o que você vai bordar no seu quadrinho. Então para ter algumas inspirações de quadro retrô, sugiro uma visitinha ao Pinterest. Foi lá que encontrei a minha inspiração. 


2)  Tema escolhido, agora podemos colocar a mão na massa. Esta folha servirá de parâmetro para que seu seu desenho saia do jeito que você imaginou. 

*DICA: Desenhe quantas vezes achar necessário antes de passar para o quadro. 


 Passar o risco para a tela

3) Como passar da folha para a tela - para passar sem dificuldade o desenho para a tela você pode riscar toda a parte avessa do desenho como mostro na imagem. Assim você cria tipo um carbono. 

4) Como passar da folha para a tela -  Depois de preenchido o espaço basta colocar o desenho sobre a tela e refazer o desenho pressionando um pouco para que o desenho seja reproduzido

5) O resultado é parecido com o da imagem 5 

Dica: nesta etapa se você preferir, pode usar o carbono. Basta colocá-lo atrás do desenho e seguir para o passo 4. ( você encontra o carbono em qualquer papelaria) 


 Bordando...

6) Ponto atrás -  O ponto básico que vamos utilizar neste quadro é o ponto atrás. Um dos pontos básicos do bordado livre. Ele é muito simples e seu nome representa bem a forma como ele é feito. Observe a imagem 6. Entramos com o ponto um pouco depois da área que vamos cobrir e depois retornamos ao lugar de origem para completar e assim vamos contornando os desenhos e completando o bordado. 

7) Contorno - Veja como fica a imagem contornada 

8) Preenchimento - Neste caso eu comecei a preencher em sentido diferente do contorno, mas se você reparar o ponto é o mesmo do passo 6.

9) Acabamento - Essa imagem é o avesso do meu bordado. Coloquei aqui um exemplo de como faço para fechar o bordado quando a linha acaba ou quando estou terminando mesmo com uma cor e vou para outra. É um ponto simples para formar um nó. Geralmente faço duas vezes e corto.



 10 - guarda chuva preenchido

11 - bordando as gotas - Neste passo vamos continuar com o ponto atrás. Por conta do tamanho do meu desenho utilizei três vezes o ponto para cada gota, mas em alguns casos preenchi com mais um ou dois pontos para fechar direitinho. ( mais uma liberdade que encontrei no bordado livre)

12 -  Finalizando
 

 13 - Bordando as letras - 

14 - Fazendo o contorno do quadro - Neste contorno eu decidi fazer algo diferente, ao invés de usar uma linha coloquei as duas cores do bordado, preto e laranja. Contornei com o ponto atrás, mas se você souber outras formas pode abusar sem medo de errar!



15) Finalizado - E por fim, temos o quadrinho pronto.  Com algumas irregularidades mas com um toque pessoal. 




 
Espero de verdade que vocês tenham gostado e que tentem fazer. 
Me digam depois se gostam da ideia e como fizeram. 
Vou adorar saber!  


Postagem proposta pelo grupo Blogosfera. Gostou? Então visite também o blog da Ellen, Janaína e da Aline. Elas também deram sugestões de DIYS de Home Office. Para outras sugestões vocês podem visitar os blogs das outras participantes, Amannda, ClaraCintia e Karina.

Até a próxima!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Genteeee encantada só isso, fiquei encantada com esse quadro, queria saber desenhar um pouco hahahaaaa e bordar também ahuahauaa
    Mas to encantada e, apaixonada pelo seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Feliz que tenhas gostado! =D Adorei fazer este quadrinho. Olha também não sei desenhar não, mas depois de algumas tentativas foi! hehe Vale tentar!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. ameiiii, amo bordados e amo bordados livres. Você mandou muito bem, ficou tão simples e lindo, gostei muito. Parabéns *----*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!!!! Obrigada pelo retorno! =) Esse quadrinho me trouxe muitas alegrias! Abraços!

      Excluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3