Lançamentos Editora Paulinas - Junho/julho


Vamos às novidades da Editora Paulinas!? Como sempre a editora nos trouxe títulos infantis, temas gerais, Educação e Religião. Meu like vai para os títulos infantis que em todos os meses tocam meu coração, mas que este em especial me balanceou demais. Adorei os títulos! 

Vejam:

INFANTIS



TEM OBA-OBA NO BAOBÁ

Título: Tem oba-oba no baobá  
Autor(a): Claudia Lins 
Ilustrador(a): Mauricio Negro 
Editora: Paulinas Livros
Coleção: Árvore falante 
Páginas: 32
Sinopse “Tem oba-oba no baobá – Histórias com perfume de África”, de Claudia Lins, com ilustrações de Mauricio Negro, é o mais novo lançamento infantil de Paulinas Editora.  O livro apresenta às crianças histórias sobre pessoas e lugares especiais, como os Quilombos brasileiros, repletos de mistérios da mãe África.  Na montanha do Quilombo, a sábia tartaruga Nina Zina conta histórias para alegrar a árvore gigante que tem saudades da África, terra que nunca conheceu. Uma engenhosa aranha africana enfrenta desafios em busca das histórias que vivem na arca mágica de Nyame. Na floresta, tambores ecoam para a festa de casamento de Omoba, o filho do rei.  A obra aproxima as crianças do universo dos africanos que ajudaram a povoar o Nordeste brasileiro, de maneira leve, descontraída e curiosa.


VÔVÓ

Título: Vôvó  
Autor(a): Cacau Vilardo 
Ilustrador(a): Alexandre Rampazo 
Editora: Paulinas
Coleção: Esconde-esconde 
Páginas: 24 
Sinopse: Nascimentos, perdas, relacionamento — o mundo é pura poesia aos olhos de uma menina de sete anos Só volto na hora do lanche para comer o pão do vô — ele corta o pão em rodelinhas e passa manteiga. A minha irmã come o pão da vó — ela corta o bico do pão e põe chocolate e açúcar.  A vida é simples quando narrada por Nana, ou Maria Madalena, que ganhou este nome em homenagem à sua avó materna e agradece a Deus por não ter nascido menino, já que levaria o nome de seu avô paterno Ermetino. Neste lançamento da Paulinas voltado para o público de 10 a 12 anos, Cacau Vilardo traz os acontecimentos da vida de uma menina de 7 anos narrado em primeira pessoa. Através do relacionamento com seus avós, Madá e Zezinho, ela expressa os aprendizados típicos da infância: receio, amor, ciúme, companheirismo, alegria, decepção.  Com muita sensibilidade, humor, leveza e imaginação, a personagem narra fatos como o nascimento da irmã caçula, a escolha dos bichos de estimação e o medo das perdas. A cada página do livro, uma delicada e divertida ilustração de Alexandre Rampazo, o que ajuda a compor o cenário lúdico da obra. De maneira poética, a autora nos faz lembrar das delícias da convivência entre netos e avós. 


GERAIS



OBSESIDADE

Título: Obesidade  
Autor(a): Catherine Francis 
Editora: Paulinas
Coleção: Saúde e bem estar 
Páginas: 120  
Sinopse: Jornalista britânica especializada em temas ligados à saúde publica compilado de informações práticas para quem deseja perder peso e manter o corpo saudável. O livro “Obesidade – Dicas e estratégias para emagrecer e manter o peso” é lançado por Paulinas Editora neste mês de junho. Escrita pela jornalista britânica Catherine Francis, a obra é um guia com dicas práticas para quem luta para emagrecer. O livro ajuda o leitor a identificar se precisa perder peso, o quanto precisa perder e os motivos pelos quais tem excesso de peso. Seguindo o estilo da coleção “Saúde e bem-estar”, a autora aconselha o leitor a preparar-se antes de dar início ao plano de emagrecimento, tomando notas dos motivos pelos quais deseja perder peso, traçando metas e consultando um médico. A autora explica como funciona o metabolismo durante a dieta e oferece algumas alternativas para que o leitor escolha o tipo de programa que melhor lhe convém, com seus prós e contras. Catherine Francis apresenta ainda algumas sugestões de atividades físicas, que não só ajudam na perda de peso, mas também melhoram o bem-estar, além de dicas e estratégias para manter a motivação em longo prazo e livrar-se de vez do efeito sanfona. Um livro simples, positivo e encorajador, repleto de conselhos e dicas fundamentadas na vida real, que pode ser consultado sempre que se precisar de incentivos.


NEM TODAS AS MÃES AMAM OS FILHOS

Título: Nem todas as mães amam os filhos  
Autor(a): Rose Ferreira 
Editora: Paulinas
Coleção: Superação 
Páginas: 216
Sinopse:“Nem todas as mães amam os filhos” narra a história de Rose, que passou a vida tentando conquistar o amor de sua mãe – uma mulher com sérios distúrbios de personalidade, finalmente identificados pela filha como traços de psicopatia. Na infância, Rose sofreu maus tratos físicos e psicológicos, foi espancada, humilhada e difamada pela própria mãe, que repetia constantemente o quanto seu nascimento a fizera infeliz e trouxera dissabores para sua vida. Apesar do ambiente adverso e sem perspectivas, a autora conseguiu estudar e trabalhar, o que lhe concedeu um pouco de liberdade, até que, com a morte do pai, teve de se dedicar aos cuidados da mãe agressora. Mesmo sem entender o motivo de tanta crueldade e desprezo, convivendo com a culpa de não se sentir merecedora do afeto maternal, Rose conseguiu manter certo equilíbrio que a conduziu a uma carreira profissional bem-sucedida e a um casamento feliz.  Somente então, quando por acaso leu um livro sobre psicopatia, conseguiu vislumbrar uma personalidade tão singular. Ao compreender que não haveria como despertar-lhe amor ou qualquer tipo de emoção, embora se sentindo frustrada por não ser capaz de influenciá-la com bons exemplos e dedicação, fez um grande esforço para aceitar a realidade e escolher o perdão como forma de libertar-se das amarras do desamor e de qualquer desejo de vingança. “Deus nos deu o livre-arbítrio para que possamos escolher os nossos caminhos. Eu escolhi o amor e o perdão.” Um livro muito bem escrito, apesar do tema difícil e pesado. Mais que uma catarse, oferece pistas para o reconhecimento desse transtorno e de como lidar com ele.


OS SETE PRINCÍPIOS DO BEM-ESTAR


Título: Os sete princípios do bem-estar   
Autor(a): Luigi Jodice,Maria Cristina Strocchi 
Editora: Paulinas
Coleção: Cuidando da saúde 
Páginas: 120 
Sinopse: Médicos, os autores desta obra apresentam dicas para ajudar o leitor a alcançar o bem-estar físico e psíquico. “O bem-estar deve incluir a redescoberta dos valores morais e interiores do ser humano que, infelizmente, são muitas vezes substituídos por aqueles da aparência, da superficialidade e do egoísmo.” Com a finalidade de ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio na base da serenidade e da saúde psicofísica, os médicos e autores, Luigi Jodice e Maria Cristina Strocchi lançam “Os 7 princípios do bem-estar – para manter-se jovem e saudável”.  Dividido em duas partes – “Bem-estar físico” e “Bem-estar psíquico” –, o livro aborda temas relacionados à busca pela qualidade de vida: a alimentação e sua influência sobre a saúde física e mental, os exercícios físicos, o estresse do mundo atual e a importância da serenidade e do relaxamento. Além disso, os autores apresentam os sete princípios da serenidade interior: o contato com a natureza, a calma, o não julgamento, a lei da causa e efeito, a aceitação, o desapego e a confiança. O texto, que possui uma abordagem simples, vem acompanhado de dicas, técnicas e, regras nutricionais para se alcançar o bem-estar psicofísico.  


RELIGIOSOS



A PRESENÇA DE DEUS NO TRABALHO

Título: A Presença de Deus no trabalho
Autor(a): Luciano Montenegro Jr. 
Editora: Paulinas
Coleção: Diálogo 
Páginas: 86
Sinopse:“Temos de ter a ousadia calcada na confiança em Deus para enfrentarmos e buscarmos aquilo que, por muitas vezes, só conseguimos com dificuldade.” Vale tudo pela carreira? Pelo dinheiro? Quais os seus sonhos e planos? Está preparado para novos desafios? Esses e outros questionamentos são provocados, sob um olhar cristão, por Luciano Montenegro Jr. em “A presença de Deus no trabalho”, que traz um conjunto de reflexões sobre o mundo corporativo. O autor traz situações reais para mostrar o quanto é imprescindível gostar da profissão que se exerce e que, no ambiente do trabalho, é possível sempre discernir a vontade de Deus para determinadas situações. Cada capítulo vem acompanhado de um exemplo comum no ambiente profissional e de um texto bíblico, levando, assim, o leitor a refletir sob um olhar cristão.  O objetivo é ajudar as pessoas em sua vida profissional, contribuindo para tornar o ambiente de trabalho mais salutar e contagiando aos demais por meio de uma convivência marcada pela boa vontade, empenho em fazer o melhor, humildade, sinceridade, confiança, serenidade, bons propósitos, assertividade, reconhecimento do trabalho alheio, simplicidade, espírito de equipe e ética.


FÉ, JUTIÇA E PAZ: O TESTEMUNHO DE DOROTHY DAY

Título: Fé, justiça e paz: o testemunho de Dorothy Day  
Organizadores: Maria Clara Lucchetti Bingemer e Paulo Fernando Carneiro de Andrade 
Editora: Paulinas
Páginas: 136
Coleção: AVULSO
Sinopse: “A publicação deste livro é um acontecimento de imensa importância. Deve ser incluído em toda bibliografia que trata da voz da Igreja em questões sociais de hoje” (Peter Casarella, professor associado do Departamento de Teologia de Notre Dame University, Estados Unidos) Doroty Day (1897-1980), jornalista americana, que após sua conversão ao cristianismo, dedicou-se a defesa da vida e da dignidade do ser humano. Seu processo de beatificação encontra-se na fase inicial, ela é considerada Serva de Deus e exemplo de vida dedicada à evangelização e à defesa dos pobres e indigentes. Esta obra, resultado de um seminário sobre a importância de Doroty Day, reúne artigos de vários teólogos e tem como objetivo evidenciar a importância desta figura ainda bastante desconhecida em nosso meio.  Publicada em parceria com a PUC-Rio, está obra é uma crítica à distribuição injusta da riqueza; os pobres são o centro desta publicação, tal como o foi da vida e da atividade de Doroty. A intuição de Dorothy Day em toda essa concepção de serviço aos pobres antecipa de muitos anos a da Teologia da Libertação. - que começou na América Latina no final dos anos 60 - quando concebeu o Deus da revelação judaico-cristã como um Deus que cuida, com especial carinho, dos pobres.  O leitor encontrará, nesta obra, uma apresentação, simples e profunda, das múltiplas facetas de Doroty Day. Ela tem muito a nós ensinar com sua vida e com seus gestos corajosos e proféticos.


EDUCAÇÃO





EDUCOMUNICAÇÃO

Título: Educomunicação  
Autor(a): Helena Corazza 
Editora: Paulinas
Coleção: Educomunicação 
Páginas: 168
Sinopse: Esta obra pretende contribuir com a Educação para a Comunicação, Educomunicação, voltada à pastoral e ao ambiente educativo. A Educomunicação reúne os conceitos de educação e de comunicação embasados nos valores humanos e cidadãos, sendo o comprometimento social e de transformação partes integrantes do conceito, em toda as linguagens da comunicação, também na cultura digital. Em sua base teórica, recupera os valores da comunicação com base no diálogo e na participação das pessoas e sua ação no mundo. As reflexões abordadas pela autora, bem como sua experiência de trabalhar a formação para a comunicação com lideranças pastorais e educativas, possibilitam-lhe afirmar que a Educomunicação é ou deveria ser um estilo de vida. A partir do momento em que a pessoa assume a comunicação como mediação cultural na reflexão, nas práticas e na convivência, ela se torna um modo de ser, de pensar e de atuar em seu cotidiano, na postura pessoal, nos ambientes ou na atuação junto à mídia. O objetivo é compartilhar um caminho de formação para que a comunicação seja considerada e vivenciada como eixo articulador nas pastorais e no processo educativo, em que as diferentes linguagens que fazem parte do cotidiano possam ser assumidas pelas lideranças. A metodologia que integra o pensar, o produzir e o conviver é componente fundamental para a experiência educomunicativa, em que teoria e prática são partes de uma mesma realidade que leva à mudança do modo de pensar e atuar em favor de práticas evangelizadoras e educativas. 
Eis então os lançamentos da Editora Paulinas
Escolhemos para leitura o livro Vôvó. 
Até logo, com resenha! =)

Para mais informações acesse:

Postar um comentário

0 Comentários