Resenha: Armamentista - Joe de Lima

Começo este post com a ressalvando, desde o princípio, a nostalgia que tive ao saber que então leria o Segundo Volume da Trilogia Vera Cruz

O Primeiro Volume, Arcanista (resenha aqui), havia me cativado de um jeito surpreende. Nele, encontrávamos um jovem Marcel Seedar, que em meio à sua carreira na Arcanum, envolvera-se no terrível assalto ao Trem Regencial, onde arriscara-se em uma aventura eletrizante para proteger Camilla Noble, filha do Regente e salvar a si mesmo. 

A obra evidenciava a disputa de poderes entre a Arcanum, a Voz Verde e a Guarda Nacional, deixando claro que com a conspiração contra o governo, haveria então próxima a chegada de uma possível guerra civil... Pois é, ela chegou!



Título: Armamentista
Autoria: Joe de Lima
Série: Vera Cruz
Editora: Independente
Idioma: Português
Ano: 2016
Páginas: 378
ISBN: B01M0Z7X0E

Sinopse: A conspiração era só o começo. Com a sombra da guerra civil pairando sobre Vera Cruz, Arcanum, Guarda Nacional e Voz Verde mostram suas armas.
Meses após o Assalto ao Trem Regencial, Marcel se vê longe de Camilla enquanto busca compreender qual é seu papel no confronto que se aproxima. Ao perceber que já não pode confiar no diretor Cecil, ele decide voltar-se contra a Arcanum, mergulhando num cenário cheio de segredos, onde é difícil saber quem é amigo e quem é inimigo. Encurralado por todos os lados, Marcel irá se lançar numa corrida contra o tempo para proteger aqueles que ama.
Segundo volume da Trilogia Vera Cruz, Armamentista traz de volta o mix de narrativa cinematográfica, aventura, conspiração e romance, numa trama que fala sobre família, confiança e amor.


Em Armamentista a disputa chega aos extremos, onde o embate de forças ganha seu limite, efetivamente chegando a então temida guerra interna em Vera Cruz. Imerso a vários segredos, jogos de poder e muita aventura, Marcel terá, mais uma vez, de lutar por aqueles que ama e também por sua própria sobrevivência, agora ainda mais posta em risco.
Eu criei uma grande paixão pela trilogia, diante do primeiro volume e a alegria toma-se em poder contar que Armamentista é tão bom quanto o anterior. O autor consegue fazer um enredo onde precisamos parar e "tomar um ar" diante de tanto acontecimentos e que, acima de tudo, são impecavelmente lógicos, bem construídos, trazendo um grande sentimento de real (me perdi pelas páginas, sério!)
Eu sou apaixonada pelo protagonista, Marcel Seedar. Um personagem muito bem caracterizado e posto na obra de uma forma que conseguimos trazê-lo para um real de nos afeiçoar e apegar-nos a ele. Nessa obra, ele aparece muito mais "maduro" que na anterior (diante de tudo vivido, evidentemente). Um digno "herói" em que não só sua personalidade transformou-se, como seu poder.

Como dito em um trecho da própria obra, o patinho feio finalmente vira cisne. As proporções aumentam explicitamente quanto ao poder deste, que para quem leu o primeiro, sabe que ele via-se até como um tanto atrasado que os demais.
O acontecimento principal, evidentemente, é a então guerra civil. Tentando conter muitos spoilers, tenho que dizer que há mil e uma surpresas no decorrer desta. Confiança é uma palavra que fica impossível de ser definida, sendo impossível saber quem é ou não inimigo. As verdades e as mentiras se misturam e a aventura é garantida. As surpresas caem em "chuva", de forma que toda hora é uma expressão boquiaberta. E cá entre nós, um segredinho para deixá-los mais curiosos, é que se descobrirá uma grande novidade sobre o Seeder...
"Valerius cerrou os olhos e apertou os lábios sem dizer uma só palavra. A plateia aguardava,na expectativa dos combates retornarem. Nesse instante, as luzes da área piscaram uma trinca de vezes na cor vermelha, cada oscilação acompanhada de uma sirene. Durou apenas alguns segundos, o bastante para causar uma comoção generalizada.
- Estamos sendo atacados? - Raito Saltou.
- Calma, pawn Kun - disse Tomáz - Estude os protocolos. Em caso de ataque o alarme é contínuo. Três sirenes significam que a Arcanum entrou em estado de guerra - o oficial assumiu uma postura grave. - A guerra civil começou."
Eu acho inenarrável a inteligência do autor que em meio a seu eletrizante enredo consegue emergir temas chamativos da atualidade, que obtém destaque, como quanto à questões governamentais e corrupção (o ápice é sobre isso, afinal), problemas ambientais e a temática LGBT, inserindo relações homo afetivas na trama. Contrastando ainda com questões de amizade, amor, confiança, em situações as quais, o leitor atento, "pega" certas lições postas.

Acredito que o que mais me tocou, no geral, foi quanto a força de convicções para alguns, possibilitando traições inesperadas. E além: o poder de perdoar, do sentir, do amar. Em meio a muita aventura, eu fiquei encantada, como dito, com o modo do autor de imergir um misto de sentimentos e questões mais íntimas e sentimentalistas (acredito eu que é o que mais traz verdade aos personagens).

Mais uma vez, como na resenha do livro anterior, deixo a recomendação: Leia! É uma obra nacional a qual caracterizo como uma das melhores do gênero que li e que me deixaram tão encantada. Por isso, pela milésima vez: Leia!



Conhecendo o autor: 




Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Atualmente, está trabalhando na Trilogia Vera Cruz, uma série young adult que já conta com o primeiro volume, Arcanista. Outros Livros: Armamentista, volume 2 da trilogia

_____________________
Esta obra foi cedida pelo autor, em parceria com o blog para leitura e resenha 
Saiba mais informações sobre o autor Blog
Blog | Facebook | Twitter | Amazon | Skoob | Clube de Autores


Postar um comentário

0 Comentários