Resenha: Anjos de quatro patas - Valéria Torres

Olá Pensadores!

Hoje vim contar vocês minha experiência com o livro Anjos de quatro patas escrito pela Valéria Torres. Já tive a oportunidade de resenhar o livro Transformações também escrito pela autora (resenha aqui) Então, como vocês podem ver ela não é nova por aqui. =) Bem vinda novamente Valéria! 

Vamos à resenha?

Anjos de quatro patas - Valéria Torres, literatura brasileira, blog Pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, literatura Nacional, Livro sobre animais
Foto: Vanessa Vieira

Neste livro Valéria nos conta a história de Cacau, uma cachorrinha que acabou de dar adeus à sua dona Amanda. As duas eram muito apegadas o que tornou a separação ainda mais dolorosa para Amanda, que é uma 'humana' depressiva e cheia de questões a resolver. 

Vendo o sofrimento de sua querida dona Cacau, antes de partir na sua jornada, decide que vai ajudar Amanda a encontrar um novo bichinho para amar e compartilhar seus pensamentos, suas dúvidas, sua história! É então que nos deparamos com uma outra cachorrinha a Aninha. Um animalzinho muito maltratado pela vida solitária das ruas. 

A partir de então a história gira entorno dos esforços de Cacau para convencer Amanda que valia a pena adotar um novo bichinho e que ela precisaria sim levantar a cabeça e seguir a vida como sempre fez. E como o livro é curtinho, não vou ficar aqui contando detalhes porque posso acabar estragando a história. Não é verdade!? 

Confesso que a leitura deste livro foi surpreendente. Valéria mesmo em poucas páginas consegue nos colocar diante de questões sociais muito importantes. A começar pelo cuidado com os animais, fato que sabemos ser uma discussão muito forte e importante em nosso tempo. 

Mas para além disso a autora trata também de questões humanas que nos levam a pensar sobre o próprio ato de existir. há um trecho na história que fala da relação do homem com a natureza, com o amor e com a sua própria espécie que me prendeu por uns bons minutos de reflexão. Porque são coisas que na correria do dia a dia passam batido se não estivermos atentos!

"A natureza não se utiliza de palavras, porém compreende com profundidade a força dos sentimentos emanados de cada ato, gesto ou intenção dos seres que ela mesma criou."

Fiquei encantada com a quantidade de emoções que este livro me proporcionou. E olhem que a leitura é bem fluida. Li a história em poucas horas e curti demais a experiência!

Uma novidade neste livro foram as ilustrações que abrilhantam algumas páginas, Paulo Ricardo Araújo o ilustrador nos põe de vez dentro da história com imagens bem sutis, mas acrescidas de muito sentido. Uma conversa perfeita em imagens e letras! 

Anjos de quatro patas - Valéria Torres, literatura brasileira, blog Pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, literatura Nacional, Livro sobre animais
Foto: Vanessa Vieira


A capa do livro é uma gracinha, o olhar penetrante do cachorrinho nos descreve a personalidade da nossa 'anjinha' Cacau. As páginas são amareladas e as letras têm um tamanho razoável que facilita a leitura. 

Um livro para ler com adultos e crianças e adolescentes. Para presentear aquele amigo que ama cuidar dos bichinhos e principalmente uma ótima discussão para se fazer em uma Roda de Leitura!

Deixo então esta dica para vocês, esperando muito que curtam a premissa da história que se aventurem a conhecer essas lindas personagens!


Informações da Obra


Título: Anjo de quatro patas
Autora: Valéria Torres
Editora: Multifoco
Ano: 2017
Páginas: 34
Sinopse: Você deixaria seu melhor amigo no meio do nada? Não há nada mais triste que o abandono, ainda mais,quando se precisa! Se você já necessitou de um amigo em um momento delicado e não teve ajuda, ou sequer foi ouvido, imagine ser abandonado por aqueles que mais ama e confia? Muitos animais, não são apenas abandonados, o que em si já é cruel. Alguns, são largados em uma rua deserta, no meio do matagal ou acorrentados, sem que tenham condições de escapar ou sobreviver. Quando compreendermos que ter um animal sob nossos cuidados requer cuidado, carinho e respeito, teremos dado um pequeno passo para uma compreensão maior:



Para conhecer mais sopre a autora:



É isso gente linda! 
Até a próxima!

Postar um comentário

19 Comentários

  1. Que linda resenha e essa temática é emocionante. Lindo demais! Acho que vale mesmo muito ler! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Eu amo cães, essa resenha me lembrou o meu "cãozinho", que literalmente, era o meu melhor amigo, ele era um BOXER cruzado com FILA, e tinha o costume de dormir, em baixo dá minha cadeira de rodas, o problema, foi quando cresceu, pois, começou aquela choradeira, só porque não cabia mais, em baixo dá cadeira...
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Ainda não conhecia esse livro, mas só sei que vai para a minha listinha de desejados. Parece ser uma história linda, daquelas que nos emocionam e nos deixam com aquele gostinho de quero mais. Acho que irei amar demais essa interação e o fato da Cacau se preocupar com a sua dona. O fato de trazer questões sociais é um plus a mais. Amei conhecer, arrasou na resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e fiquei tocada serio!!!
    Eu amo animais e tenho uma cachorrinha de 15 anos, me doí só de pensar que um dia ela vai embora né.
    Outra coisa, eles se preocupam com a gente, quando não estou bem, a Pitty só fica de olho, pertinho só observando.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu adorei a resenha 😊 não conhecia o trabalho da autora, o livro é bem interessante

    ResponderExcluir
  6. Sempre me emociono com obras que tem como temática o amor aos animais, esse é um assunto muito sensível para mim. Amei a delicadeza da história, a morte de um animalzinho querido dói demais, mas há tantos outros que precisam de ajuda!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Adorei a resenha e confesso que fiquei louca para ler o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. não sei se consigo ler algo que fale sobre cachorros ou gatos, é sempre uma coisa tão emocionante, esse tipo de leitura pega a gente de jeito, adorei a sua resenha, ja anotei a dica, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns. Amei a resenha e fique mega curioso para ler o livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi, amei sua resenha! Histórias com animaizinhos sempre tocam o meu coração, pelo seu post me parece ser um livro maravilhoso.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu meio que me recuso a ler livros de bichos peludos e de 4 patas, porque sempre choro. Mas adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  12. Com certeza eu ia me emocionar lendo, amo animais, em especial cachorrinhos! Gosto dessa coisa de um animal de estimação fazer a diferença na vida de uma pessoa.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  13. Olá! Ai, eu não conhecia o livro, mas ele já ganhou meu coração. Amo livro (e filmes) sobre animais e sei que sempre choro. Achei a premissa muito legal, com a parte da cachorrinha cuidando da dona, mesmo depois de partir. E que linda a ilustração. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sei lá, mas eu fiquei com a sensação que ia chorar nesse livro por conta da carga emocional que ele parece ter. Todos os livros com cachorros como protagonistas me fazem isso, justamente porque tenho cachorros... Como não amar esses pequenos anjos, né? Ja anotei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Eu sou muito traumatizada com histórias com cachorro, por conta de filmes da sessão da tarde que via quando criança que os bichinhos sempre são abandonados, ou se perdem ou sei lá. Então hoje, adulta, eu evito tudo o que envolve principalmente cachorro (sério, até animação eu tenho medo de assistir). É um assunto que mexe muito comigo porque eu sou muito apegada. Quando a minha primeira cachorrinha morreu em 2016, eu senti que meu mundo tinha acabado. Mas ai, eu acabei ganhando uma outra cachorrinha no final do mesmo ano e me ajudou bastante. Eu achei a ideia bem legal, da cacau ajudar a dona a ter outro bichinho porque eu realmente sinto que foi isso que aconteceu comigo. Mas não vou ler por conta desse meu trauma kkk

    ResponderExcluir
  16. Ah! Como amo esses peludinhos que nos dá tanto amor e sempre que leio histórias com eles além de me ensinar, muitas vezes me emociono. Amei a sua resenha e o livro que quero ler.

    Bjkas
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei essa capa tão fofa. Histórias com bichinhos sempre nos chamam atenção e nos deixam um pouquinho tristes conforme o enredo. Um dos meus favoritos é Quatro vidas de um cachorro. Não tem como, sempre que vejo o filme choro. Achei bem legal a proposta desse e fiquei curiosa em ler. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Eu acho que não tenho estrutura para ler esse tipo de livro, certamente é uma leitura que nos emociona e nos toca a alma, mas eu acho que vou desmanchar de tanto chorar. Ainda assim, fiquei muito curiosa. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  19. Aaaaa amo a temática de cachorrinhos, tenho um doguinho e sou simplesmente apaixonada por ele. Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3