Resenha: Para Continuar - Felipe Colbert

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o livro Para Continuar, escrito pelo carioca Felipe Colbert.

Confesso a vocês que desde que o livro foi lançado eu tinha muita vontade de ler. Comprei e ele acabou ficando paradinho aqui na minha estante. Comecei a ler umas três vezes, mas só agora que a coisa fluiu. 

E eu estou contando isto aqui, porque penso que a leitura é assim mesmo. Se não for o momento, não flui e a gente tem que respeitar o nosso próprio tempo! 

Para continuar, Felipe Colbert, resenhas, literatura brasileira, romaces, blog literário, pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, literatura
Foto/imagem: Vanessa Vieira Pensamentos Valem Ouro

Leonardo é nosso grande anfitrião nesta obra. É por meio dele que entramos na história onde ele mesmo, Leonardo se encanta por Ayako, uma linda japonesa quando está dentro do metrô. 

Leonardo César, é um jovem que vive há algum tempo com o diagnóstico de que seu coração "é defeituoso". Por isso mesmo seus pais o cercam de cuidados e os remédios são seus amigos inseparáveis. Mas ele segue a vida, Cursa a faculdade de Design gráfico, tem o sonho de ter seu próprio carro e agora está se apaixonando novamente!

Ayako, por sua vez mora no bairro da liberdade em SP e ajuda seu avô a manter a loja de luminárias que esconde um enorme segredo em seu porão. Segredo este que os dois, avô e neta, precisam manter muito bem guardados. Além de morar com o avô, Ayako também convive com Ho, que é protegido do seu Avó!

Depois do encontro no metrô Leonardo não consegue mais esquecer do rosto de Ayako e busca incansavelmente encontrá-la novamente!  Um dia ele a encontra e a segue para saber onde poderá encontrá-la novamente. É então que descobre que ela e o avó cuidam da loja no bairro da liberdade. 

Ayako, logo o reconhece e demonstra que também não se esqueceu dele. Mas a partir de então os encontros destes dois prometem ser bastante tumultuados. E se eles se apaixonaram terão que lutar muito por este amor. 

Para continuar, Felipe Colbert, resenhas, literatura brasileira, romaces, blog literário, pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, literatura
Foto/imagem: Vanessa Vieira Pensamentos Valem Ouro

Gostei da forma como o Felipe construiu esta história. Leonardo e Ayako formam um casal que se curte, mas que não se desespera por causa do amor. Eles lidam bem com as adversidades da vida.

A história tem desdobramentos interessantes e a cada encontro entre Leonardo e Ayako as coisas para eles parecem que ficam piores, principalmente porque Ho também gosta muito de Ayako e ela não pode brigar ou mandá-lo embora de sua casa... Sendo este mais um segredo que ela e seu avô guardam bem guardados. 

Leonardo é um cara que mesmo tendo limitações se mostra forte, até em situações onde sua vida poderia realmente chegar ao fim. Fiquei de boca aberta com algumas atitudes dele.  

Já o mistério que paira sob o porão da loja de luminárias eu achei que faltou mais suspense, mais detalhes, para que a história crescesse e este mistério tivesse mais espaço ao longo do livro. Ele pareceu ser um  fato isolado, quando na verdade dita o destino de toda a história. 

O final teve uma situação que me surpreendeu bastante. Nesta parte o autor conseguiu me deixar com uma dúvida de doer o coração. Mas as coisas terminaram mais ou menos da forma como eu esperava.

Não me decepcionei com o livro, foi uma boa leitura! E acredito que seja melhor ainda para pessoas que gostam de histórias bem amenas onde os personagens são mais pé no chão. Mas confesso que não foi a leitura que eu esperava desde o início. 

E não sei por que motivo? Mas ele continua entre os livros queridinhos da minha estante. Acho que é por causa desta capa linda e do Leo, que é um personagem que eu realmente gostei de conhecer!srsr


Para continuar  foi lançado em 2015 pela editora Novo Conceito. Veja a sinopse:

Para continuar, Felipe Colbert, resenhas, literatura brasileira, romaces, blog literário, pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, literaturaSinopse: Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso.

Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade.

A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento.

O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.




Vocês já conheciam este livro? 
 Conte aí nos comentários! 
Até loguinho!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Interessante... gosto de histórias que tocam a barreira da imaginação e do mágico.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3