Peregrina de Araque é uma descrição de viagem estilo crônica escrito pela jornalista gaúcha Mariana Kalil e publicado em 2015 pela Editora Dublinense nele a autora nos conta como foi sua experiência ao acompanhar, a trabalho, um grupo de peregrinos que se aventuravam por pontos turísticos históricos do Egito, da Jordânia e de Israel.
O livro é escrito em primeira pessoa e a cada capítulo vamos conhecendo por suas lentes os lugares que a autora visitou acompanhada de um Frei, um Padre e um grupo de 35 fieis.
Confesso que no início pensei que seria uma leitura massante tipo aqueles livros que nós lemos, mas nos cansamos mesmo sabendo que nele há informações interessantes. Mas não foi este o caso, Mariana nos trouxe uma obra com dose moderada de humor e reflexão sobre a arte de existir e tomar decisões sem culpas.
A cada lugar visitado por ela e seus companheiros a autora, ao relatar sua experiência, nos traz reflexões sobre a vida, sobre a sociedade, tem coisas incríveis para ser pensadas nesta aventura contada pela Mariana. E foi isso me encantou! Principalmente porque estas possibilidades ficam a todo tempo, subentendidas. Não é algo forçado entramos no ritmo como se estivesse em uma boa conversa.
Também achei bacana a forma como ela escolheu apresentar seus companheiros de peregrinação. Não foi uma enxurrada de descrições. Eles vieram aos poucos com o avanço da viagem. Alguns me trouxeram indignação outros me fizeram rir bastante. Senti vontade de conhecê-los pessoalmente!
Enfim, não preciso dizer que foi uma leitura bastante agradável e que me trouxe boas experiências né!? Sabe aquelas leituras leves que fazem a gente descansar mesmo quando estamos exercitando a mente, pois bem. Se é isto que você quer para iniciar as leituras de 2021, Peregrina de Araque é uma ótima pedida!
Este foi mais um livro que li da Editora Dublinense e confesso que tenho gostado da experiência, as capas são bem criativas e essas folhas amareladas aquecem demais meu coração. Não lembro de ter visto algo arca da revisão, mas estava tão mergulhada na aventura da Mari que nem me preocupei com a questão.
A parte dolorida desta experiência foi que lá pelo meio da leitura, resolvi pesquisar um pouquinho mais sobre a autora que tanto estava me agradando e descobri tristemente que ela faleceu em março de 2020 em decorrência de um câncer de pele. Que tristeza perder alguém que tinha acabado de encontrar. Fiquei mal de verdade e tive que dar uma pausa na leitura.
Minha alegria é saber que a Mariana não passou em branco na vida! Ela nos trouxe lindas experiências e pela sua ousadia de existir pode ser eternizada com suas histórias! Fiquei mais feliz ainda quando me dei conta de que eu tinha comprado 3 e não um só livro desta escritora fantástica. Ainda vou me deliciar um pouquinho mais com suas história e, com certeza, as trarei aqui para compartilhar com vocês!
Não acrescenta nada ao valor do livro, mas você me ajuda e apoia meu trabalho! ❤
1 Comentários
Olá, bom dia!
ResponderExcluirParece uma história diferente, cm uma temática inusitada. Gosto de livros assim!
Excelente a sua resenha!
Abraços!
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3