Que valor tem a literatura para mim?

 Olá, amigos leitores!

O texto que trago hoje é resultado de uma reflexão realizada na primeira unidade do curso de extensão Leitura Literária: um mergulho compartilhado. Estou realizando este curso no modo EaD pelo CECIERJ e está sendo incrível. Como o tema conVersa com o que venho compartilhando aqui, trouxe, para compartilhar e desafiá-los também a reflexão. Vamos lá? 

Leitura Literária, a importância de ler, Leitura, Litores contemporâneos, Blog Literário, Pensamentos Valem Ouro, A literatura, Valor da literatura

 A Literatura e Eu

Minha relação com a leitura literária começou cedo, primeiro com as leituras de meu pai na hora de dormir… Mais tarde, na adolescência, com meus próprios rabiscos. Sempre fui muito tímida e calada. Os pensamentos fervilhavam de ideias, mas a boca era muda, quase sem palavras… Daí, quando descobri que poderia comunicar sentimentos pela escrita, não parei mais. Foi minha salvação! A leitura e a escrita fizeram-me ter voz. Guardo-as como grandes conversas. Algumas boas, outras nem tanto… Meus escritos, solto por onde ando deixando à vista meus pensamentos.

O Primeiro livro lido, de que tenho lembrança — depois um lindo de capa vermelha lido por meu pai — foi “O pássaro de ouro”. Este, peguei na biblioteca da escola aos 12 anos. Quase chorei de alegria quando aportei na última página! Aquela viagem mexeu comigo! E, mesmo sem livros literários, em mãos (porque mudei de cidade e na escola em que cheguei não tinha biblioteca funcionando) continuei a buscar leituras. 

Fazia coleção de livros didáticos de Português/Literatura. Ali, lia trechos de livros e me deliciava com os poemas. Foi assim conheci o universo dos Versos. Conversei com Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Cecília Meireles, Clarice… Ah, Clarice! Fernando Pessoa…

O primeiro livro que pude chamar de meu, ganhei aos treze e devorei-o em quatro dias. Depois disso, os amigos de meus pais descobriram-me leitora. E, nessa altura, os livros começaram a “chover” em minha casa. O resultado, foi que quando me casei, tinha mais livros que roupas para levar.

Amo a leitura literária porque ela me salvou,  me fez pensar e possibilitou-me conhecer universos em que, sem ela — a leitura — seria impossível chegar. Se sou o que sou, é graças a ela!

E você, que valor a literatura tem em sua vida? Vamos conversar?

 

Até Breve!



Postar um comentário

33 Comentários

  1. Bom dia de Paz, querida amiga Vanessa!
    Ah! Clarice!
    Você não sabe a alegria que a Literatura me proporciona.
    Acabo de ganhar um presente que vale um tesouro imenso e um título afetivo que muito me honrou.
    Meu padrinho está caminhando para os anos seus de noventa (faltam poucos).
    Ele me deu sua coleção completa de Machado de Assis (que já li na juventude por ocasião do Vestibular). E com o compromisso de ser a Guardiã da Obra de Machado. Já imaginou?
    Ninguém conseguiu arrancar dele a relíquia. Muitos já haviam lhe pedido.
    Como se não bastasse tal contentamento, me deu como herança em vida, seus mais de trezentos e cinquenta livros em duas estantes que, segundo ele diz, "é sua alma". E sua alma ele só entrega a mim, segundo ele.
    Foi a felicidade que tive antes do Carnaval.
    Muitos antigos serão por mim doados à Academia Guarapariense de Letras e muitos outros, inclusive coleções, ficarão para meu deleite.
    Ele sabe, porque me incutiu o gosto pela Literatura, o quanto me debruço sobre as palavras.
    "As palavras têm mais paciência do que as pessoas".
    Creio que, com o que disse aqui, pude explanar o meu gosto saboroso pela Literatura.
    Na modernidade, estão Augusto Cury e Henry Nouwen, como meus preferidos.
    Dentre tantos e tantos, vou vivendo,tendo como almofada em meu viver, as palavras.
    "Não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear as coisas internamente” ...
    Parabéns pelo seu post!
    Fique com Deus, abençoada Quaresma com sadias leituras.
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia querida! Que incrível seu relato. Fiquei muito emocionada, imagino o tamanho da alegria que estás sentindo agora! Tenho certeza que foi uma boa escolha de teu Padrinho!

      Muito grata por compartilhar tão linda experiência.
      Beijinhos para ti!

      Excluir
  2. Que bom que estás fazendo esse curso que te deixa bem feliz! Muito já li na vida, na universidade... Hoje, por causa dos olhos, ando poupando...Até textos grandes tenho evitado..Mas o que assimilei,ficou guardado! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica! Obrigada pelo carinho da visita!
      Fazes muito bem em poupar a visão, querida! E tenho certeza que foram lindas tuas vivências. Obrigada por compartilhar um pouco delas conosco em teus blogs!

      Beijos no coração!
      Até breve!

      Excluir
  3. .
    Leia, leia muito. Faça tudo o que a faça feliz.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa!
    Ler é uma ponte
    que nós leva até o conhecimento do mundo,
    da vida e de outras realidades.
    Ler é amadurecer aos poucos.
    Vou adorar recebe- lá no Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CatiahoAlc!
      Grata pela visita e pelas lindas palavras! Concordo que a leitura vai nos amadurecendo! Amo que seja assim!
      Será um prazer conhecer teu espaço. Em breve estarei lá!

      Excluir
  5. Olá Vanessa
    Bela postagem, a leitura enriquece a vida, amo ler, a Bíblia é o livro que leio sempre, atualmente estou lendo a busca do caráter de Charles Swindoll, estou gostando muito. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucinalva! Também gosto muito de ler a Bíblia é um livro incrível!!
      Fiquei curiosa pelo título de Charles Swindoll que você mencionou! Vou buscá-lo aqui!

      Bjs para ti!

      Excluir
  6. Olá, Vanessa!
    A leitura, é um instrumento fundamental para se compreender o mundo e tudo quanto o rodeia.
    Sempre gostei de ler. E aconselho a que leiam muito, principalmente aos mais jovens.

    Excelente postagem!

    Continuação de boa semana!

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mário! Concordo imensamente contigo. Sendo leitores temos um mundo de possibilidades em nossos caminhos! Também ando incentivando leituras pelas bandas de cá. Assim, unimos as forças!

      Grata pela visita!!

      Excluir
  7. a paixão veio com agatha christie, daí fui indo para outros livros. eu sempre escrevi diários, inclusive coletivos com amigas. o blog acaba sendo uma extensão do dividir com amigos. eu não li o pássaro de ouro. minha mãe gostava de dar livros. em tempos difíceis passei anos só lendo de bibliotecas. só depois comprando uma vez ou outra os mais baratos em sebos. agora eu compro em feiras qd há promoções, em geral 50% e fico com leituras para o ano. adorei a sua postagem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedrita! Ainda não me aventurei pelos universos da Agatha Christie, mas é uma proposta que tenho ainda para este ano! Por aqui o blog também vem fazendo esta parte de compartilhamento. Como nos expande, não é?

      Gostei muito da estratégia que vens adotando para as leituras. Eu, estou no projeto de "Ler os da estante". Quero muito concluí-los. Sem pressão. Apenas uma vontade. Somente quando o coração pula do peito adquiro algo novo. O importante é continuar lendo, não é verdade?

      Abraços e desejo de boas leituras!

      Excluir
  8. Olá Vanessa
    Amo ler. Ler é viajar sem sair do lugar.
    Confesso que hoje em dia leio menos que gostaria.
    Desejo sucesso no curso.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verena! Como são boas essas viagens!!!
      Compreendo-te demais! Por aqui também ando lendo menos que gostaria, mas sigo no propósito!

      Obrigada pelo carinho!

      Excluir

  9. Eu também sou apaixonada por literatura. A minha disciplina favorita sempre foi Língua Portuguesa. Lembro-me de em criança andar com os livros da minha mãe e depois, quando aprendi a ler os meus pais fizeram-me a coleção de livros da pequena sereia. Depois fui lendo aqueles que a escola ia pedindo e lia na biblioteca da escola. Depois tinha uns 16 anos, quando uma amiga me emprestou livros e eu lia um por noite. O primeiro livro que comprei foi aos 17 anos, Escuta a minha voz da Susanna Tamaro, depois desse, foi o primeiro que me ofereceram, o P.S. - i love you da Cecília Aherne. Eu também vejo na escrita a melhor forma de me expressar, não sou muito boa verbalmente. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa conhecer um pouco mais de você Daniela! Vejo que temos algumas coisas em comum! Simbora escrever para expandir os horizontes!!!

      Grata por compartilhar sua experiência com a literatura!

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Vanessa querida, como estás? Que bonita tua história! Não tem coisa melhor do que pegarmos o hábito da leitura desde pequenos, também tive essa sorte, tínhamos uma ótima biblioteca em casa, meus passeios aos sábados eram com meu pai sempre numa livraria, o qual eu escolhia meus livros. Além da profissão dele, também era escritor, com vários livros e artigos nos principais jornais do Estado. E isso, esse exemplo, foi fundamental para meu desenvolvimento.
    Um beijinho, querida, uma boa semana, cuidando-se bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taís! Coisa boa vê-la por aqui. Estou bem e espero que o mesmo seja para ti!
      O exemplo é uma das maiores influências deste mundo! Coisa linda demais poder ler um pouquinho de tua experiência. Vejo que valeram imenso os passeios à biblioteca, porque refletem lindamente em tuas crônicas!

      Abraço fraterno e bom restinho de semana, querida!

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Tu não tens ideia, Vanessa.
    Não sabes o que ela faz comigo.
    Literatura para mim é tudo ou tudo
    e muito mais. No banheiro eu não
    me tranco para pensar na vida
    se lá eu tenho um livro que me faz
    esquecer dela.
    Um beijo e muitos risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvio!
      Coisa boa quando a Literatura nos atravessa assim!
      Muito grata por sua visita e comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Um excelente curso para quem gosta de ler e passar o tempo em volta dos livros.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa , que prazer conhecer seu Blog, e o rico conteúdo que há nele. Encantada.
    O gosto pela leitura surgiu quando menina após os primeiros anos de escola. Minha família, composta de trabalhadores braçais, semi analfabetos, nao conhecia a felicidade de mergulhar em um livro como a pequena Maria Lucia que considerava a leitura tão vital quanto respirar e se alimentar. Tenho 68 anos e há sessenta, mais ou menos, é dos prazeres, da alegria que não abro mão. A outra alegria, era ler para os meus entes queridos todas as noites após o jantar. Até que despertaram para o encanto desse universo e não demorou todos estavam matriculados no projeto de alfabetização da época ( MOBRAL).
    No momento atual, minha filha Luciana e a neta Rafaella, de 18 anos compartilham comigo dessa benção que é o gosto, o prazer e a felicidade da leitura.
    Grata pela oportunidade de contar um pouquinho de minha história.
    Grande abraço. Voltarei.

    ResponderExcluir
  14. A literatura é um mundo do qual podemos tirar imensos proveitos.
    Excelente texto, gostei de ler.
    Continuação de boa semana, amiga Vanessa.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Sempre li muito desde criança. por vezes com os cobertores pela cabeça e a luz debaixo deles...

    Tenho muita pena das pessoas que não gostam de ler, pois considero que o seu mundo foca muito pobre!

    Abraço com voto de bom Março, minha amiga :)

    ResponderExcluir
  16. ERRATA:
    "Fica" , não "foca"

    ResponderExcluir
  17. Fui professora por isso tenho um gosto especial por literatura!!! Bj

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho. Também sou apaixonado por leitura.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito de saber do seu envolvimento com a leitura, literatura. Também amo ler e foi um apego desde a infância. Comecei com "Alice no País das Maravilhas" e fui gostando mais e mais de conhecer os autores brasileiros e, os clássicos, de uma maneira geral. Leio sem parar desde então. A leitura nos leva a voos impressionantes, também ajuda a ver a vida de uma maneira realista, compreensiva e profunda. Nada como ler bons livros 📚! Amo o Livro dos livros, a Bíblia...
    Postagem muito boa, Vanessa.
    Como você, a leitura foi para mim "um trampolim" para avançar na vida, até mesmo para falar em público. Realmente, devo muito aos livros lidos e relidos!
    O meu abraço...

    ResponderExcluir
  20. Excelente reflexão.
    Ler para além de aumentar o nosso conhecimento e cultura, nos ajuda a divagar para fora da nossa rotina, alargando os nossos horizontes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. A literatura me fiscou através de uma amiga que me emprestou "O apanhador no campo de Centeio", estava no início da adolescência. A partir daí li vários romances. Quando já casada me inscrevi no círculo do livro, morava no interior, e assim recebia os livros em casa. Hoje, tenho muitos livros de autores famosos e de vários amigos da bibliofamília, dentre eles, muitos de poesia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso mundo da literatura , para mim foi até o meu sustento, trabalhei mais de 15 anos em bibliotecas.Parabéns por estar estudando e levando mais conhecimento para outras pessoas no Mundo.Adorei o seu blog.Bom final de semana.

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3