Resenha - Alice no País das Maravilhas


Prepare-se, pois esta não é uma resenha comum!

Alice no país das maravilhas é um livro clássico, apresentado ao público há anos pelos livros, pelos filmes e quantas mais artes forem possíveis. 

A obra foi escrita por Lewis Carroll para registrar uma bonita e engenhosa história que Lewis contou para Alice e suas duas irmãs em um passeio de barco pelo Rio Tâmisa, de Oxford no ano de 1862. Alice se encantou com a história e pediu para ele publicá-la. 

Sendo assim, a obra conta a história de Alice, uma moça curiosa que estava em um passeio de barco à beira do rio e, de repente, vê um coelho passando apressado. Ela decide segui-lo e, de alguma forma, acaba caindo engenhosamente em um buraco que a leva para um lugar totalmente desconhecido e, onde coisas estranhas acontecem. 

Alice no País das Maravilhas, Literatura, livros de fantasia, exemplares de Alice no País das Maravilhas, Pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, Resenha, leitura 2023, dica de leitura
São Paulo: Giz Editorial, 2017.144p.

Ao longo de sua passagem por este lugar, Alice conhecer algumas criaturas bem peculiares e pela sua tamanha curiosidade vivencia algumas situações bem intrigantes. Durante sua estadia no País das Maravilhas, Alice sente saudades de seu gatinho e fica pensando em como seria se estivesse com seus familiares.

Não contarei muitos detalhes do que li, porque de certo muito aqui já conhecem ou ouviram falar das peripécias de Alice. Mas gostaria de acrescentar que ler este livro a esta altura da minha vida foi uma grande surpresa. 

De fato, não foi a primeira vez que estive com a obra em mãos. Da primeira vez, foi um exemplar antigo de folhas amareladas. Na segunda vez, comprei uma edição de bolso com lindas ilustrações. Acontece que  não sei por que motivo eu não conseguia sair das primeiras páginas. Lia e relia e tudo ficava muito embolado na mente. Resumo da ópera, eu desisti. 

Alice no País das Maravilhas, Literatura, livros de fantasia, exemplares de Alice no País das Maravilhas, Pensamentos Valem Ouro, Vanessa Vieira, Resenha, leitura 2023, dica de leitura
Fotografia: Vanessa Vieira | Pensamentos Valem Ouro
 

Um certo dia, depois de muito tempo, andando por um stand de livros, encontrei esta edição da Giz Editorial. Gostei muito da Capa e resolvi tentar de novo. Novamente o livro ficou parado na estante. Até eu encontrar a Leonilane nas redes sociais. 

Ela é uma booktoker e, em muitos de seus vídeos, menciona a história de Alice no País das Maravilhas. Ela mencionou o livro tantas vezes que deu vontade de dar uma nova chance à obra. E desta vez, deu certo! Bastou um dia para que devorasse o livro e, de fato, me encantasse por ele! 

Sim, é uma história infantil. Sim, é uma fantasia! Mas o que mais me chamou a atenção durante a leitura foram as entrelinhas. Existe um mundo de mensagens por trás das loucuras dos personagens e percebê-las nos faz querer ler e reler porque sempre haverá algo novo para encontrar ali. 

 Se você tivesse mantido uma boa relação com o Tempo, 
ele faria com o relógio praticamente qualquer coisa quer você quisesse. (p.77)
 
Confesso que fiquei tão intrigada por gostar tanto do livro que resolvi checar meu exemplar era mesmo da obra completa e, era. A única diferença é não haver ilustrações ao longo do livro, mas, em contrapartida, tem alguns comentários nas notas de rodapé. Foi interessante saber sobre as referências de Lewis, na criação da história. 
 
Não direi que me arrependo de ter demorado tanto tempo para ler o livro, mas se você ainda está em dúvida sobre ler ou não, eu diria que vale a pena um esforço para passar das primeiras páginas. Elas são mesmo confusas, mas depois, realmente, há um lindo universo maravilhoso para desvendarmos com a pequena Alice. E, vale muito a pena fazê-lo. 
 
E você, já leu Alice no País das Maravilhas? Assistiu a algum filme ou desenho? Gostou? Me conta nos comentários. 
 
Procurei meu exemplar para indicar aqui, mas não achei. Porém, deixo como sugestão alguns exemplares bem em conta.

 

Bem, por hoje é isso! Espero que tenham gostado dessa resenha relato, mas com esta obra não poderia ser diferente! 

 

Até breve! 
Vanessa Vieira

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Olá querida
    Eu gostei muito do filme da Alice
    mas o livro, como você, acabei desistindo também...
    Mas lendo a sua resenha, deu uma vontade de retomar a leitura!
    Realmente é uma obra fantástica que merece aplausos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vanessa!
    Em algum momento da minha vida infantil escolar eu fiz uma leitura enrolada desse livro. Depois, já adulta e mãe, minha filha e um grupo da escola, escolheram a obra para uma apresentação teatral. Eles estudaram o texto e as encenações durante um ano inteiro e como eu ajudava minha filha com as falas dela, acabei relendo, e como você bem colocou, o olhar foi outro.
    Acho que com sua resenha, você conseguirá inspirações leituras e releituras!
    Um beijo, ana paula

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja um livro super interessante de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa, sem dúvida essa história é meio complicada, mas no geral dá para entender. Gostei, apesar de complicadinha quando a li há uns 200 anos, rssss.
    Mas fiz, há tempos, uma 'sátira' do nosso país: "Alice no país das maravilhas", deixo aqui pra você, quando puder ler, a minha Alice.
    Beijinhos, um Feliz 2023!
    https://taisluso.blogspot.com/2015/01/alice-no-brasil-das-maravilhas.html#comment-form

    ResponderExcluir
  5. Curiosamente nunca tive ligação a está história e nem sei a razão! Levei há pouco tempo, a minha neta ao Jardim Botânico do Porto onde personagens iluminadas na noite contavam uma história e foi aí que fiquei a saber um pouco mais! Obrigada pela visita 😊

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, com tua resenha, deste novamente vontade de voltar a ler esse livro! Gostei muito! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  7. Alice no País das Maravilhas é um clássico da Literatura Infantil. Tornou-se uma obra intemporal e, por isso, estará sempre no 1ºplano das histórias para crianças.
    Neste ano que agora começa, fez muito bem em evocar esta obra, para que todos possam continuar a sonhar.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Alice no País das Maravilhas é um clássico lindíssimo. Li quando pré-adolescente e depois que cresci bastante.
    Parabéns pela resenha.
    A leitura nos leva muito além... Ler é um excelente hábito...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por Alice, na verdade me sinto muito Alice na vida, acho até que tenho um fraco por pessoas que parecem ter saído do Mundo das Maravilhas ou de Do Outro Lado do Espelho. Li e reli esse livro muitas vezes ao longo da vida e ainda pretendo reler muitas vezes, inclusive por esses dias estava manuseando minha edição da Zahar e cogitando reler agora!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa!
    Não cheguei a ler o livro. Mas vi o filme já há muitos anos atrás. E é uma história muito bonita sem dúvida.
    Ótima partilha aqui nos deixas!
    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Excelente resenha.
    Nunca li mas vi em filmes quando os meus filhos eram crianças.
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. essa história é demais. li emprestado de uma amiga com ilustrações deslumbrantes. tb eu deveria ter lido mais cedo. minha postagem está aqui https://mataharie007.blogspot.com/2015/02/alice-no-pais-das-maravilhas.html

    ResponderExcluir
  13. Difícil quem não tenha lido a Alice _ penso que não tenha lido do mesmo autormas já li alguns outros aqueles conjuntos de 'contos para crianças'.
    E vi com os filhos ,o filme _ muito bonito e as crianças amam.,sua resenha instiga a uma nova leitura por outro ângulo.
    Um abraço Vanessa e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  14. Oi, Vanessa.

    Minha relação com Alice no país das maravilhas vem desde cedo quando elegi lá na infância o filme da Disney como meu preferido, lembro com muita nostalgia as primeiras vezes que assisti na TV. Mas muito depois quando fui ler a obra não encontrei o mesmo sentindo e isso é mais culpa minha que dá obra. Acho que não era o momento certo, bem como aconteceu com você que teve uma nova e completa experiência com a obra literatura. Já faz muito tempo que li Alice, e a hora acredito que preciso reler com esse novo olhar para captar essas informações nas entrelinhas que a obra traz.

    Abraços,
    https://decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Eu sou fã de Alice, mas confesso que só nos filmes. Na verdade, ainda não dei oportunidade na literatura, porém é mais pela questão de achar que não seja minha vibe sabe!? Espero que um dia possa tentar, porque se gosto do formato filme, provavelmente terei altas chances de gostar também em forma de texto. Adorei conhecer essas diversas edições, e quando for comprar, com certeza irei querer a mais completa possível. Excelente postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu super te entendo. Às vezes a gente não consegue se dar bem com uma leitura, mas dá uma segunda chance tempos depois e funciona. Seja pela edição, ou pela nossa fase de vida mesmo. Fico feliz que tenha dado certo dessa segunda vez pra vc. Eu já li essa história e de fato, é bem nonsense, mas tem muitas mensagens nas entrelinhas que valem a pena. Também sou apaixonada pela versão em filme do Tim Burton.
    Bjks!
    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Alice no país das maravilhas é uma história que nunca consegui gostar, já vi o filme tanto o da Disney quanto outras versões, mas nunca gostei da história, e nem sei o motivo hahaha. Porém nunca li, às vezes a leitura me agrade mais, gostei da dica.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Van!
    Tenho grande apreço por esse livro e amo as adaptações, sempre que estou olhando profundamente para minha sombra, lembro-me dos monstros que ela enfrenta. Não conhecia essa edição, achei bem bonita.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Esse é um livro que sempre tive muita curiosidade em ler. Inclusive, numa das minhas viagens ao Rio Grande do Sul quase comprei aquela edição de capa rosa (não lembro a editora). Assim como você também venho postergando. Assisti a adaptação e achei interessante, mas acredito que não trouxeram tantas reflexões quanto a leitura. Essas edições que você mostrou não conhecia, gostei de todas elas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Oiê. Que legal saber de sua história. É bom ler essas coisas... a gente acaba se dando conta que realmente não é qualquer hora que estamos afim de qualquer história. E que alguns momentos são mais propícios pra determinada leitura, do que outros. Eu sou bem de boa de pausar algo que não tá legal. Em outro momento, eu tento de novo. Às vezes melhora. Às vezes simplesmente não é pra mim mesmo. hahahahaa
    Eu li Alice na edição da Zahar. E tenho uma edição da Cosac também. Vi o desenho há muuuitos anos, e o filme mais recente, quando ele saiu. Gosto da história e da forma de escrever de Carroll. Mas, não acho assim naaaada de muito marcante. Prefiro outras fantasias infantojuvenis.
    Beijão

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?
    Adorei saber como foi sua experiência com o livro e que bom que, apesar das tentativas anteriores não terem dado certo, você deu uma nova chance e a história te conquistou. Eu confesso que o livro não funcionou bem pra mim e, apesar de ter conseguido terminar, acabei não me encantando. Mas acho incrível ver como cada leitor tem uma experiência diferente com o livro e fiquei feliz por ver que você gostou tanto.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3