Prepare-se, pois esta não é uma resenha comum!
Alice no país das maravilhas é um livro clássico, apresentado ao público há anos pelos livros, pelos filmes e quantas mais artes forem possíveis.
A obra foi escrita por Lewis Carroll para registrar uma bonita e engenhosa história que Lewis contou para Alice e suas duas irmãs em um passeio de barco pelo Rio Tâmisa, de Oxford no ano de 1862. Alice se encantou com a história e pediu para ele publicá-la.
Sendo assim, a obra conta a história de Alice, uma moça curiosa que estava em um passeio de barco à beira do rio e, de repente, vê um coelho passando apressado. Ela decide segui-lo e, de alguma forma, acaba caindo engenhosamente em um buraco que a leva para um lugar totalmente desconhecido e, onde coisas estranhas acontecem.
São Paulo: Giz Editorial, 2017.144p. |
Ao longo de sua passagem por este lugar, Alice conhecer algumas criaturas bem peculiares e pela sua tamanha curiosidade vivencia algumas situações bem intrigantes. Durante sua estadia no País das Maravilhas, Alice sente saudades de seu gatinho e fica pensando em como seria se estivesse com seus familiares.
Não contarei muitos detalhes do que li, porque de certo muito aqui já conhecem ou ouviram falar das peripécias de Alice. Mas gostaria de acrescentar que ler este livro a esta altura da minha vida foi uma grande surpresa.
De fato, não foi a primeira vez que estive com a obra em mãos. Da primeira vez, foi um exemplar antigo de folhas amareladas. Na segunda vez, comprei uma edição de bolso com lindas ilustrações. Acontece que não sei por que motivo eu não conseguia sair das primeiras páginas. Lia e relia e tudo ficava muito embolado na mente. Resumo da ópera, eu desisti.
Fotografia: Vanessa Vieira | Pensamentos Valem Ouro |
Um certo dia, depois de muito tempo, andando por um stand de livros, encontrei esta edição da Giz Editorial. Gostei muito da Capa e resolvi tentar de novo. Novamente o livro ficou parado na estante. Até eu encontrar a Leonilane nas redes sociais.
Ela é uma booktoker e, em muitos de seus vídeos, menciona a história de Alice no País das Maravilhas. Ela mencionou o livro tantas vezes que deu vontade de dar uma nova chance à obra. E desta vez, deu certo! Bastou um dia para que devorasse o livro e, de fato, me encantasse por ele!
Sim, é uma história infantil. Sim, é uma fantasia! Mas o que mais me chamou a atenção durante a leitura foram as entrelinhas. Existe um mundo de mensagens por trás das loucuras dos personagens e percebê-las nos faz querer ler e reler porque sempre haverá algo novo para encontrar ali.
Bem, por hoje é isso! Espero que tenham gostado dessa resenha relato, mas com esta obra não poderia ser diferente!
21 Comentários
Olá querida
ResponderExcluirEu gostei muito do filme da Alice
mas o livro, como você, acabei desistindo também...
Mas lendo a sua resenha, deu uma vontade de retomar a leitura!
Realmente é uma obra fantástica que merece aplausos.
Beijinhos
Bom dia Vanessa!
ResponderExcluirEm algum momento da minha vida infantil escolar eu fiz uma leitura enrolada desse livro. Depois, já adulta e mãe, minha filha e um grupo da escola, escolheram a obra para uma apresentação teatral. Eles estudaram o texto e as encenações durante um ano inteiro e como eu ajudava minha filha com as falas dela, acabei relendo, e como você bem colocou, o olhar foi outro.
Acho que com sua resenha, você conseguirá inspirações leituras e releituras!
Um beijo, ana paula
Acredito que seja um livro super interessante de ler.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Poema: “” Quero sempre dizer que te amo ””…
.
Olá Vanessa, sem dúvida essa história é meio complicada, mas no geral dá para entender. Gostei, apesar de complicadinha quando a li há uns 200 anos, rssss.
ResponderExcluirMas fiz, há tempos, uma 'sátira' do nosso país: "Alice no país das maravilhas", deixo aqui pra você, quando puder ler, a minha Alice.
Beijinhos, um Feliz 2023!
https://taisluso.blogspot.com/2015/01/alice-no-brasil-das-maravilhas.html#comment-form
Curiosamente nunca tive ligação a está história e nem sei a razão! Levei há pouco tempo, a minha neta ao Jardim Botânico do Porto onde personagens iluminadas na noite contavam uma história e foi aí que fiquei a saber um pouco mais! Obrigada pela visita 😊
ResponderExcluirVanessa, com tua resenha, deste novamente vontade de voltar a ler esse livro! Gostei muito! Lindo fds! bjs, chica
ResponderExcluirAlice no País das Maravilhas é um clássico da Literatura Infantil. Tornou-se uma obra intemporal e, por isso, estará sempre no 1ºplano das histórias para crianças.
ResponderExcluirNeste ano que agora começa, fez muito bem em evocar esta obra, para que todos possam continuar a sonhar.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Realmente, Alice no País das Maravilhas é um clássico lindíssimo. Li quando pré-adolescente e depois que cresci bastante.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
A leitura nos leva muito além... Ler é um excelente hábito...
Bjs
Sou apaixonada por Alice, na verdade me sinto muito Alice na vida, acho até que tenho um fraco por pessoas que parecem ter saído do Mundo das Maravilhas ou de Do Outro Lado do Espelho. Li e reli esse livro muitas vezes ao longo da vida e ainda pretendo reler muitas vezes, inclusive por esses dias estava manuseando minha edição da Zahar e cogitando reler agora!
ResponderExcluirOlá, Vanessa!
ResponderExcluirNão cheguei a ler o livro. Mas vi o filme já há muitos anos atrás. E é uma história muito bonita sem dúvida.
Ótima partilha aqui nos deixas!
Votos de um excelente fim de semana!
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Excelente resenha.
ResponderExcluirNunca li mas vi em filmes quando os meus filhos eram crianças.
Bom fim de semana
Bjs
essa história é demais. li emprestado de uma amiga com ilustrações deslumbrantes. tb eu deveria ter lido mais cedo. minha postagem está aqui https://mataharie007.blogspot.com/2015/02/alice-no-pais-das-maravilhas.html
ResponderExcluirDifícil quem não tenha lido a Alice _ penso que não tenha lido do mesmo autormas já li alguns outros aqueles conjuntos de 'contos para crianças'.
ResponderExcluirE vi com os filhos ,o filme _ muito bonito e as crianças amam.,sua resenha instiga a uma nova leitura por outro ângulo.
Um abraço Vanessa e bom fim de semana
Oi, Vanessa.
ResponderExcluirMinha relação com Alice no país das maravilhas vem desde cedo quando elegi lá na infância o filme da Disney como meu preferido, lembro com muita nostalgia as primeiras vezes que assisti na TV. Mas muito depois quando fui ler a obra não encontrei o mesmo sentindo e isso é mais culpa minha que dá obra. Acho que não era o momento certo, bem como aconteceu com você que teve uma nova e completa experiência com a obra literatura. Já faz muito tempo que li Alice, e a hora acredito que preciso reler com esse novo olhar para captar essas informações nas entrelinhas que a obra traz.
Abraços,
https://decaranasletras.blogspot.com
Olá, tudo bem? Eu sou fã de Alice, mas confesso que só nos filmes. Na verdade, ainda não dei oportunidade na literatura, porém é mais pela questão de achar que não seja minha vibe sabe!? Espero que um dia possa tentar, porque se gosto do formato filme, provavelmente terei altas chances de gostar também em forma de texto. Adorei conhecer essas diversas edições, e quando for comprar, com certeza irei querer a mais completa possível. Excelente postagem!
ResponderExcluirBeijos
Ah, eu super te entendo. Às vezes a gente não consegue se dar bem com uma leitura, mas dá uma segunda chance tempos depois e funciona. Seja pela edição, ou pela nossa fase de vida mesmo. Fico feliz que tenha dado certo dessa segunda vez pra vc. Eu já li essa história e de fato, é bem nonsense, mas tem muitas mensagens nas entrelinhas que valem a pena. Também sou apaixonada pela versão em filme do Tim Burton.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Olá,
ResponderExcluirAlice no país das maravilhas é uma história que nunca consegui gostar, já vi o filme tanto o da Disney quanto outras versões, mas nunca gostei da história, e nem sei o motivo hahaha. Porém nunca li, às vezes a leitura me agrade mais, gostei da dica.
Oi, Van!
ResponderExcluirTenho grande apreço por esse livro e amo as adaptações, sempre que estou olhando profundamente para minha sombra, lembro-me dos monstros que ela enfrenta. Não conhecia essa edição, achei bem bonita.
Oi, tudo bem? Esse é um livro que sempre tive muita curiosidade em ler. Inclusive, numa das minhas viagens ao Rio Grande do Sul quase comprei aquela edição de capa rosa (não lembro a editora). Assim como você também venho postergando. Assisti a adaptação e achei interessante, mas acredito que não trouxeram tantas reflexões quanto a leitura. Essas edições que você mostrou não conhecia, gostei de todas elas. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOiê. Que legal saber de sua história. É bom ler essas coisas... a gente acaba se dando conta que realmente não é qualquer hora que estamos afim de qualquer história. E que alguns momentos são mais propícios pra determinada leitura, do que outros. Eu sou bem de boa de pausar algo que não tá legal. Em outro momento, eu tento de novo. Às vezes melhora. Às vezes simplesmente não é pra mim mesmo. hahahahaa
ResponderExcluirEu li Alice na edição da Zahar. E tenho uma edição da Cosac também. Vi o desenho há muuuitos anos, e o filme mais recente, quando ele saiu. Gosto da história e da forma de escrever de Carroll. Mas, não acho assim naaaada de muito marcante. Prefiro outras fantasias infantojuvenis.
Beijão
Oie! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei saber como foi sua experiência com o livro e que bom que, apesar das tentativas anteriores não terem dado certo, você deu uma nova chance e a história te conquistou. Eu confesso que o livro não funcionou bem pra mim e, apesar de ter conseguido terminar, acabei não me encantando. Mas acho incrível ver como cada leitor tem uma experiência diferente com o livro e fiquei feliz por ver que você gostou tanto.
Beijos
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3