Uma ótima leitura para leitores!
O livro Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da Leitura é uma obra bem conhecida para os estudantes de Letras e Literatura e no ano de 2009 completou 20 anos de sua primeira publicação. A obra foi escrita por Angela Kleiman, Mestre e Doutora em Linguística e professora da UNICAMP.
16ª Ed. Campinas, SP - Pontes Editores, 2016. 90p |
Embora traga um assunto de sumária importância para os estudantes de Letras a obra me chamou a atenção, pois verbaliza por meio de sua escrita muitos sentimentos e impressões que os leitores mais assíduos vivem diariamente e, por falta de conhecimento na área, às vezes não conseguem nomear.
A obra é dividida em quatro capítulos onde a autora descreve aspectos que ligam, leitores, leitura autores e compreensão do texto.
Em primeiro lugar, aborda a importância dos conhecimentos prévios para o sucesso da leitura. Segundo a autora "é mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual e o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. p.15"
Já no segundo capítulo a autora trata dos Objetivos e expectativas da leitura e discorre sobre os sentidos que lhe são agregados a partir dos objetivos que os leitores têm em mente antes de iniciá-la. Este objetivo é influenciável na compreensão e direcionamento da interpretação.
Ao longo deste capítulo, e dos outros também, autora vai nos deixando exemplos de textos e nos conduz em suas análises, tornando os exemplos mais interessantes que nos permitem também compreender a elaboração das hipóteses que vamos criando ao longo da leitura de um determinado texto. Essas hipóteses vão se confirmando ou não, conforme avançamos na leitura e dependem de nossa compreensão de seu contexto.
No terceiro capítulo o foco da escrita muda da perspectiva do leitor para o texto. E então a autora nos fala sobre a Estratégia de processamento de texto. Sem dúvida é um dos capítulos mais densos da obra, pois nele a autora fala das marcas formais do texto, ou seja, como a utilização das palavras (verbos, substantivos, pronomes, entre outros) podem marcar e direcionar a interpretação de leitura.
23 Comentários
não conhecia. beijos, pedrita
ResponderExcluirBeijo, querida!
ExcluirGrata pela visita!
passando para desjar um feliz ano novo com muita saude e tudo de bom bjs
ResponderExcluirObrigada Isa! Que bom vê-la por aqui!
ExcluirBom dia, Vanessa.
ResponderExcluirUma de minhas matérias prediletas durante meu curso de publicidade foi, justamente, produção textual e redação publicitária. É estranho pois, mesmo escrevendo muito e bem antes de fazer o curso (inclusive de forma profissional), quando cheguei a essas matérias, mudei completamente meu jeito de ver a composição textual.
Muitos autores são densos, complexos, mas sabem escrever visando o leitor, enquanto outros, mesmo sendo mais "simplórios" e leves, escrevem para eles próprios, sem se atentar para seu público.
Gostei muito do trecho "...para interagir com um texto de maneira satisfatória o leitor precisa estar disposto a pensar com o autor.". Que se frise "...pensar com o autor...", e não como se fosse o autor. E isso corrobora o que citei acima.
Já pelo lado do leitor, esse precisa estar disposto a interagir. A leitura é, sim, um diálogo, e se você já pega o livro com uma ideia formada e sem dar abertura para discussão, não adianta de nada.
Livro muito interessante e que me despertou curiosidade. Deixo um grande abraço e o desejo de que seu ano seja muito proveitoso.
Marcio
Olá, Marcio!
ExcluirMuito grata por sua visita e comentário! Concordo bastante com tuas ideias! É bom quando estudamos algo que nos traz mudanças para nossa existência né? Eu sempre gosto!
Caso se aventure na leitura, depois me diga como foi!
Grande abraço!
Olá Vanessa!
ResponderExcluirNão conhecia esta autora. Mas é por certo de grande qualidade literária.
Quero deixar os meus votos de ótima semana, e Feliz Ano de 2023!
Grato, pela visita e gentil comentário no meu cantinho.
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Olá, Mário!
ExcluirFeliz que tenha gostado! Muito grata por sua visita!
Um ano de excelência para ti!
Mesmo que eu não seja estudante de Letras, eu achei o assunto desse livro muito interessante! A proposta da obra e o título chamaram muito a minha atenção! Como colunista e escritora, a composição textual e tudo ligado a ela é atrativo pra mim.
ResponderExcluirQue coisa boa Debora! Realmente esta leitura nos agrega bastante conhecimento! Espero que goste.
ExcluirGrata pela Visita!
Abraço!
A gente que não é estudante ou formada na área desconhece obras dessa estirpe, né? Achei interessantíssimo o conteúdo. Parece agregar muito a vida do leitor. Fiquei feliz de conhecer um pouco sobre esse livro através de seu post. Abraços
ResponderExcluirOi, Carol! Que bom que você gostou! Eu gosto muito quando encontro obras assim, fora da minha área. É bom passear em áreas que a gente não domina de vez em quando né!? srsrs
ExcluirGrata por sua visita!
Oi Vanessa.
ResponderExcluirMesmo não sendo estudante de Letras e Literatura, eu fiquei com vontade de lê-lo para melhorar e aprender mais sobre compreensão de texto. Ainda mais conhecendo os assuntos tratados através da resenha. Dica valiosa. Parabéns!
Bjos
Oba! Que bom que gostou Kênia. Depois me conta o que achou! =) Tenho certeza de que gostará!
ExcluirAbraço!
Nossa, é realmente uma referência. E é tão baratinho esse livro, isso me chama atenção. Pq normalmente livros referência são mais caros, né? E achei interessante a forma como aborda e leitura de ambos os lados (do autor e do leitor) de uma forma direta e relativamente simples.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Oi Hanna! Confesso que também fiquei surpresa quando vi o preço dele. A indicação veio de uma professora de Revisão Textual e, perto de todas as outras indicações, ele é o que estava mais em conta. Me surpreendi demais com a grandiosidade dele!
ExcluirOi, Van! Quanto tempo não aparece por aqui, li esse livro nos primeiros períodos do curso e acho bastante válido para quem está na educação quer seja formal ou não.
ResponderExcluirOi, Lilian! Que bom te ver por aqui! Concordo contigo! Essa leitura é valiosa para educadores. Agrega bastante. =)
ExcluirOlá, comecei a ler livros assim de não-ficção faz pouco tempo, mas descobri que gosto bastante. Livros que falam sobre linguagem já li alguns e achei interessante o que encontrei.
ResponderExcluirOlá, Debyh! A gente encontra coisas muito bacanas fora da ficção não é!? Eu gosto bastante da experiência!
ExcluirMuito grata por sua visita! <3
Oi, tudo bem? Como foi seu final de ano? Aproveitou bastante com a família? Tenho um amigo que fez Letras, de vez em quando me indicava algumas leituras. Interessante a maneira como o autor aborda o tema "expectativas do leitor". Quando eu leio um thriller, por exemplo, espero ser surpreendida, que a história seja difícil de decifrar, e que o final seja inesperado. Mas, se no meio do livro já consigo prever tudo, a leitura se torna morosa. Não sei se é assim com outros leitores também. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia o livro ainda, mas achei a proposta bem interessante. Parece ser uma leitura ótima não só para quem é da área de Letras, mas também para os leitores de modo geral. Que bom saber que gostou e que foi uma leitura produtiva.
Beijos
Oiiie Vanessa tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro e achei a proposta interessante. Apesar de não ser estudante de Letras e Literatura, acredito que essa leitura vai me agregar muito por causa do blog. Obrigada pela dica! :)
Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!
Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3