Qual é o teu escritor favorito?

 
Eu devia ter vergonha de contar uma história assim? Não sei! O fato é que tive por muito tempo. Porém, entendi que a vida nos ajuda a amadurecer e perceber que lá, no fundo, há coisas que nos acontecem para nos colocar no prumo e mudar nossos destinos.
 
escritor favorito, conto, crônica, literatura brasileira, leitura, incentivo à leitura, histórias sobre leitores, Vanessa Vieira, Blog literário, relfexão sobre a importância da leitura,
 
Ocorre que, quando eu era menina, lá com meus onze anos uma madrinha de minha mãe foi até nossa casa para cuidar de mim e da minha irmã. Na ocasião minha mãe tinha que viajar e não poderia nos levar. Estava em busca de um emprego novo. Mas isso é outra história. 
 
A madrinha era idosa, mas vigorosa, alegre, cheia de energia e logo conseguiu nos encantar. Sempre morou em cidade grande e suas histórias sempre me faziam viajar. Em uma de nossas conversas ela contava que gostava muito de ler e mencionou que a leitura era algo importante para a vida, que todo mundo deveria ler sempre porque a leitura nos fazia crescer. Concordei com ela e em seguida ela me lançou a pergunta que pode ter mudado o rumo da minha história. 
 
Que bom que você pensa assim, minha querida! Então, me diga. Qual é o seu escritor favorito?” Na hora eu gelei. Escritor? Ainda pestanejei um pouco, fingi que não havia escutado ao que ela respondeu. “Isto, qual o seu autor favorito, você tem um?
 
Engoli a seco e respondi ligeiro que tinha, porque “autor” era uma palavra que a professora havia falado na última quando apresentou uma música que dizia assim: “era uma casa muito engraçada/ não tinha teto, não tinha nada…” Lembrei que a professora disse que a música foi escrita pelo autor Vinícius de Moraes. Um nome que eu sempre encontrava no livro didático daquele ano. 
 
Na época eu era uma menina muito dispersa e, embora gostasse de realizar as tarefas da escola, algumas coisas importantes passavam sem que eu percebesse. Porém, a pergunta da minha tia me fez olhar para o livro de fora diferente. E a partir de então comecei a procurar pelos autores nos livros didáticos e naqueles outros livros que, loguinho, eu descobriria serem literários. 
 
Mudei de cidade, mudei de série e na escola para onde fui tinha uma colega de sala que vivia com livros na mão. Achei aquilo bacana e sempre quando ia na biblioteca com ela, procurava por Vinícius. Queria ler mais sobre ele. Conhecer "aquele cara" que me salvou da ignorância literária. 

Eu queria ler, às vezes não tinha nada. Então eu lia as revistas e meus próprios livros didáticos. Como eu era calada, não dizia aos meus pais que gostava de ler ou mesmo que queria ler. Mas de alguma forma eles descobriram. (risos)
 
Descobri isto quando lá entre os meus 13/14 anos ganhei do patrão da minha mãe, a obra Casa Forte, escrita pela Danielle Steel. Primeiro livro pude chamar de meu. A leitura era densa para uma jovem leitora, mas devorei o livro em uma semana. 
 
Casa forte Danielle Steel, literatura estrangeira, leitores, blog literário, crônicas, dica de leitura 2024, Vanessa Vieira, Instalivros

 
Quando meus pais espalharam a notícia, a pessoa que me presenteou ficou feliz e me questionou sobre quem era o meu autor favorito. Lembrei-me da minha tia, madrinha da minha mãe. Mas desta vez, não pestanejei e respondi de cara. "Vinícius de Moraes!" Na semana seguinte recebi de presente quatro obras do autor novinhas só para mim. Foi mágico.
 
Hoje a minha casa é cheia de livros, minha arte é a literatura e a leitura é para mim a magia da vida que quero compartilhar com meus filhos e quem mais se achegar. E desde então, todas às vezes que me falam sobre o autor favorito. Lembro-me da pergunta que me envergonhou, mas que, ao mesmo tempo, me fez enxergar.

Que possamos, como leitores, autores e influenciadores, sair por aí espalhando nosso amor pelos livros, para que mais e mais meninos e meninas encontrem o encanto da leitura.

 

E você, tem uma história literária? 
Me conta?

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Adorei tua história e esse gosto pela leitura chega desde pequeninos mesmo.
    Também gosto muito do Vinicius de Moraes! Linda semana, boas leituras! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Obrigada minha, querida!
      Ele é encantador não é?
      Boa semana!

      Excluir
  2. Olá, querida amiga Vanessa!
    Em primeiro lugar, fiquei feliz com seu retorno aos meus blogs.
    A minha é Clarice Lispector, parece que ela me lê. Em seguida, Cora Coralina.
    Machado de Assis por herança do padrinho.
    Na realidade, renomados ou não, muitos falam ao meu coração, sabe?
    Nossa história com a literatura transcendente nosso entendimento, na verdade.
    Muita coisa do que lemos desde pequeninas ficou tatuada em nós.
    Tenha um Carnaval abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia. Também fiquei feliz em te visitar novamente!
      Clarice é uma diva!!!! Também gosto muito da Cora!
      Lindo gosto o que tens!

      Grata por sua visita!

      Excluir
  3. A sua história é muito interessante e revela que começar a ler livros muito cedo é importante, não só para escrever melhor mas também para crescermos como pessoas, já que se aprende muitas coisas através dos livros.
    Boa semana e bom carnaval querida amiga Vanessa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaime! Concordo contigo! A leitura abre portas, caminhos, estradas! Nós dá liberdade para a vida! Temos que espalhar isto!


      Grata pela visita!

      Excluir
  4. ih, pergunta, difícil, vou pensar e escrever rápido pra dizer os escritores preferidos do momento. buchi emecheta, thomas mann, franz kafka e rachel de queiroz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedrita! Coisa boa ter mais de um. Assim podemos passear pela literatura! Adorei os nomes que você citou! Os dois primeiros quero conhecer melhor!

      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá Vanessa! Muito interessante esta tua história aqui partilhada. Cada um de nós terá por certo um escritor favorito. No meu caso, é sem margem para dúvidas, José Saramago.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saramago! Belíssima escolha Mário!!
      Feliz semana para ti também! Grata pela visita!

      Excluir
  6. Olá, Vanessa
    Gostei muito do seu texto e de como descobriu quem é o seu autor
    preferido. Quanto a mim devo dizer que os meus pais liam muito e,
    assim, a minha casa tinha livros por todo o lado. Habituei-me muito cedo a
    ler. Lembro-me que os livros preferidos dos meus pais eram de autores do Século XIX. E fui-me habituando e fiquei com grande predilecção por
    eles.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa, Olinda! Fico imaginando como seria bom se todas as crianças deste mundo tivessem suas casas rodeadas de livros!!!!!

      Excluir
  7. Bom dia, Vanessa
    Como foi importante você ter contato com os livros na infância, a leitura enriquece a vida, gosto muito de Max Lucado e Stormie Omartian, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinalva! Obrigada pelo carinho! Max Lucado é um ótimo autor, muito dos escritos dele. Stormie ainda não conheço, mas já fiquei curiosa!

      Excluir
  8. Boa tarde e uma excelente terça-feira minha querida amiga Vanessa. Destacarei dois: Max Lucado e Hernandes Dias Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas escolhas, Luiz!!! Obrigada por compartilhar!

      Excluir
  9. Gostei muito do que escreveu aqui.
    Comecei a ler na infância livros como: Alice no País das Maravilhas, O Menino do Dedo Verde e Poliana. Depois, fui gostando mais e mais da leitura 📚. Li muitos clássicos nacionais e estrangeiros, livros cristãos e, principalmente, a Bíblia em diversas versões. Ler é bom demais e, quando o hábito vem da infância, melhor ainda. O gosto não para mais, sempre temos um livro na mão e outros nos esperando para serem conhecidos, não é mesmo?
    O meu abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anete! Este é um hábito que depois que a gente cria fica difícil deixar de lado! Adorei saber um pouquinho de você e as leituras!

      Excluir
  10. O livro que me fisgou, já na adolescência, foi Capitães de areia de Jorge Amado. Depois destes li vários ouros livros de outros autores. não tive preferência de autores, mas de gênero. romances. Atualmente, vinculo-me a poesia e poderia citar alguns autores que em posa e versos me encantam: Mario Quintana, Mia Couto, Vinicius de Moraes, Sophia de Mello Breyner, Manoel de Barros e muitos outros.

    Aproveito a oportunidade para convidá-la para um novo projeto no pensandoemfamilia.
    Deixo o link abaixo:
    https://pensandoemfamilia.com.br/livros/convite-para-a-roda/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida!
      Adorei os autores que você mencionou! Tenho um carinho especial pelo Manoel de Barros!

      Vou lá conhecer a novidade!
      Abraço!

      Excluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3