O que fazer com tanta "internet"?

Imagem Daqui
Internet! Que tema bacana este escolhido lá no grupo Mais que Palavra (+QP) para o mês de Fevereiro. Eu já estava mesmo pensando em fazer uma postagem com um assunto parecido, mas com a escolha deste tema minha mente uniu o útil ao agradável e me veio este texto. 

Vem que eu te explico...

Há alguns dias publiquei aqui no blog sobre ser ou não leitor e entre os vários comentários interessantes que recebi houve um que muito me chamou a atenção. O leitor questionava, justamente, o fato de o livro ( um objeto físico, que tem sua existência amplamente discutida por conta do advento da internet) ser um objeto de discussão de um blog ( que é veiculado por ela, a internet)

Bem, primeiro há que se pensar no livro. E dizer que sim, durante muito tempo ele foi produzido somente de forma física. E que sim, ele cativou muitas pessoas! Mas há que se dizer também que atualmente o livro, pode ser acessado por meio virtual e que isto não faz dele menos livro do que qualquer outro. 

Se pensarmos assim, tiramos de nós todas as capacidades de influência e desenvolvimento. Até porque... Será mesmo que a internet tem a "habilidade" de tornar maus os bons escritores!? 

Dadas as proporções, creio que a discussão deva ser em torno de gosto. Gosto do virtual ou do físico!? Que tipo de literatura tenho feito!? Agora, deixar de discutir sobre o livro por ser ou não digital, está fora de cogitação. Penso eu!

Focando no assunto Internet, fico aqui com meus botões pensando no porquê de as pessoas gostarem tanto de falar somente nos pontos negativos que ela nos apresenta? Se pensarmos direitinho sobre a palavra "tecnologia", vamos descobrir que ela não está ligada somente à internet e meios de comunicação como pensam muitas pessoas... Mas sim, a todas as técnicas que foram criadas ao longo dos tempos para suprir alguma necessidade humana. (saiba mais) Ou seja, foi criada pelo homem e para o homem. E como todo "produto" pode ser utilizado para o bem e para o mal,  resta a nós, distinguir o que nos é ou não saudável na utilização deste produto. 

Veja bem, não estou afirmando que a internet não tem pontos negativos ( basta parar para observar a febre de blogueiros correndo atrás de seguidores por aí, crianças se envolvendo em grandes confusões, famílias sendo destruídas e por aí vai... ) Mas podemos encontrar coisas boas também, como um bom site de pesquisas, uma revista acadêmica que nos ajude a ter um olhar mais apurado sobre nossos temas de estudo. Um projeto social que reúne pessoas de vários lugares e dá certo...

E por que não! Um livro interessante (do nosso gosto) para ler e reler quando faltar a energia, ou quando dividimos o quarto com outras pessoas. ou ainda, acessar obras antigas já esgotadas e que nos seriam muito úteis no trabalho??

Não acho que o nome certo seja "Em cima do muro" mas penso que o ideal é estar disposto a aprender e entender o ambiente que nos rodeia. E ter clareza dos riscos e das bonanças que ele, o ambiente, pode nos proporcionar!

Pense nisso!

*************************************************************************

Este post faz parte do desafio literário  +QP Mais que Palavras. Organizado pela Lare Figueiredo e pela Ana Gabriela. Neste projeto seremos desafiadas explorar um pouco mais nossa escrita.  O desafio é mensal e sempre com um tema definido. O Tema de Fevereiro é: Internet. 

Veja outros textos do projeto: 

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Mais uma vez, um ótimo texto. De fato a internet tem pontos negativos, mas como tudo na nossa vida, temos que usar o bom unicamente a nosso favor. E tbm quem nunca viu algo ruim na internet e deu risada, que atire a primeira pedra!

    Beijo e mais uma vez, parabéns!
    Aline Chaves
    www.belezurasetravessuras.com

    ResponderExcluir
  2. Um tema muito interessante. Também não vejo como uma coisa pode atrapalhar a outra. Amo livros físicos e leio alguns ebooks também (por questão de preço ou porquê algumas obras só são disponibilizadas assim). Sem a internet jamais poderia ter acesso a tantos livros bons, pessoas maravilhosas para conversar sobre livros e meios de comprá-los por um preço melhor.
    Então, sei que não consigo viver sem os livros físicos e também não posso ficar sem internet, para conversar sobre eles.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Um tema muito interessante. Também não vejo como uma coisa pode atrapalhar a outra. Amo livros físicos e leio alguns ebooks também (por questão de preço ou porquê algumas obras só são disponibilizadas assim). Sem a internet jamais poderia ter acesso a tantos livros bons, pessoas maravilhosas para conversar sobre livros e meios de comprá-los por um preço melhor.
    Então, sei que não consigo viver sem os livros físicos e também não posso ficar sem internet, para conversar sobre eles.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Menina, não participei do tema, mas escrevi algo que condiz justamente com o que você ta falando. Listei várias coisas para fugir do chorume que assola nossa internet e usá-la para o bem, ou para fazer algo útil.
    Lembro-me de como era dificil estudar ou fazer um trabalho de escola quando não tinha internet. HORAS procurando livros bons e copiando na folha de almaço. Com a internet, então, as pessoas - teoricamente - estudariam mais, não?? Já que o tempo ~procurando~ informação diminuiria e aumentaria o tempo de estudo. Mas aí veio a procrastinação com facebook, twitter, instagram e whatsapp, e já era tudo o que tinhamos de bom com a internet (para estudar, né). hahaha

    Se você não leu e tiver afim de dar uma espiada, tá aqui o link das coisas UTEIS pra fazer na net. hahaha
    http://livrelevelivro.blogspot.com.br/2015/01/tag-6-coisas-uteis-para-fazer-na.html

    ResponderExcluir
  5. Poxa vida, Vanessa, é realmente isso! Defendo toda a parte das coisas à moda antiga por muita coisa acabar sendo superficial, mas a internet nos ajuda muito, em questão da comunicação à distância, acesso a conteúdo educativo, etc., então, nem se fale! Texto realmente muito bom, e obrigado pelo link! Bjss ♥

    http://centelhasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O ponto principal é que o homem não sabe colocar limites nas coisas que ele faz, a internet e toda a tecnologia do mundo atual facilita muito a vida da população, no começo eram só computadores fazendo cálculos mais rápido que o homem e hoje em dia a tecnologia é tanta que tem coisas que nem imaginamos que é possível fazer.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu amei seu post! Eh super válida essa discussão sobre ler de maneira virtual ou preferir manusear livros. Depende do gosto de cada um e ponto final. Eu adoro livros mas Tb gosto de ler na internet ( blogs, artigos em sites, etc) Obrigada por indicar o meu blog!!! Bjssss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Vanessa, um texto lúcido e muito bem articulado. Tomara que todas as pessoas do grupo o leiam <3

    Abração!

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3