Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty| Resenha

Olá! Preparados para mais uma resenha? Então simbora que hoje o tema é bem empolgante! Trarei a vocês a resenha do livro "Pequenas Grandes Mentiras". 

A leitura do livro foi feita por meio da Participação no Book Tour - Pequenas Grandes Mentiras,  organizado pela Paula do Blog Não leia. O livro foi cedido pela editora Intrínseca. E eu fiquei muito feliz em poder participar e ler esta obra.

Book Tour - Pequenas Grandes Mentiras

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Ano: 2015
ISBN: 9788580576795
Sinopse 
"Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.
Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?
Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline. (...)"

 Não, eu não coloquei ali em cima toda a sinopse. Porque cara, este livro só pelo nome já nos revela grandes surpresas. Confesso para vocês que não foi uma leitura muito fácil. Lá pela página noventa e oito eu já estava um pouco cansada de algumas idas e vindas. alguns detalhes que para a ideia que eu estava fazendo do livro no inicio não eram lá muito interessantes. Mas persisti, fui em frente e não me arrependi. 

Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres que tem filhos ingressando no "jardim de infância" nossa querida Pré Escola. Ao mesmo tempo esta três mulheres vivem fases bastante conflitantes em suas vidas. Fato que as une e desunem a todo momento. 

Madeline, acaba de completar 40 anos, mãe de três filhos uma na adolescência e dois ainda naquela fase complicada da infância onde o que se quer é ordem. Brigas e mais brigas... Mas o que me impressionou em Madeline foi sua sensibilidade. Mesmo sendo uma personagem com  algumas "futilidades" Madeline foi para mim um ponto de equilíbrio neste trio que passo agora chamar de fantástico.

Celeste é uma linda mulher, mãe de gêmeos, nada fáceis de comportamento. Seu marido viaja constantemente e celeste ao longo da história nos mostra que ser bonita e  inteligente ter um marido lindo e dois filhos nem sempre é sinônimo de uma vida feliz, ou ainda se preferirem de um casamento perfeito! 

Jane está chegando agora na cidade e também terá seu filho, Zyggy, entrando para a escola. Jane é mãe solteira e traz consigo o mistério de uma noite onde seu filho fora concebido. É uma moça jovem, a mais jovem entre as mães da famosa escola Pirriwee. E recém chega à escola já tem sua vida envolvida em uma grande confusão. Seu filho é acusado de praticar bullying contra uma das crianças.

A vida de Jane são será nada fácil durante alguns longos meses e ela terá que ser forte. Enquanto isso Celeste e Madeline também não passam por boas situações em seus lares. Mas essa parte eu vou deixar para vocês descobrirem no livro.

Book Tour - Pequenas Grandes Mentiras
Foto: Vanessa Vieira
A grande questão é que na Pirriwee, há um evento muito "especial para os pais" o "encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee" nesta noite, somente para os pais há uma série de atividades preparadas somente para os pais dos alunos de toda a escola. O evento deste ano promete grandes surpresas e é bastante esperado por todos. 

Mas quando chega o dia do encontro, muitas verdades são reveladas e pequenas grandes mentiras vão dando espaço à uma teia enorme de verdades! 

O livro é escrito em terceira pessoa. Porém, há muitos diálogos entre os personagens principais e até algumas intervenções de alguns personagens secundários, como se estivessem comentando toda a história. Fato que achei bem interessante. E acredito que são estes comentários que nos levam de volta à trama principal do livro.

Book Tour - Pequenas Grandes Mentiras
Foto Vanessa Vieira
Como disse fiquei um pouco desestimulada no início, mas fui surpreendida em vários momentos porque a autora consegue fazer refletir sobre alguns pontos interessantes quando o assunto é vida, relacionamento e decisões. 

Pequenas Grandes Mentiras é um livro com muitos detalhes, mas ao mesmo tempo com muitas inquietações, que a autora soube trabalhar. O bacana é que ela escolhe justamente um ponto de partida escolar... Tudo bem, comum, mas desta vez o foco são os pais. E eu achei isso, de algum modo, muito curioso e fantástico. 

Indico a leitura e já digo para lerem com calma e um certo tempo. Eu pretendo reler a história, pois o tema me interessa muito. E quero ler com mais calma analisando alguns pontos. Mas está aí. Quatro estrelas somente por causa destes detalhes que percebi depois não serem tããão importantes assim.

Mas é uma leitura que vale a pena e que sem dúvida vai lhe render algumas risadas e boas reflexões.
 _________________
 
Antes de finalizar este post quero publicamente pedir desculpas à Paula e a todos os participantes do BookTour, pois infelizmente tive que me estender no prazo com o livro. Sei que atrasei o andamento dos trabalhos, mas estive muito mal e não pude cumprir as regras. Aproveito para agradecer à Paula e a todos do grupo pela compreensão. 

 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu amei esse livro!! Quando li a sinopse completa fiquei com pé atrás porque parecia um pouco clichê, mas ainda bem que dei uma chance. Foi uma surpresa muito maravilhosa.

    Quais detalhes você não achou interessante? Eu gostei de tudo haha. Fiz resenha dele aqui também!

    (Carol)

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3