Quantos sentimentos cabem dentro de um sorriso?


Alegria, ansiedade, amor, tristeza, saudade, felicidade, frieza, dor... Sei que nossa tendência é dar ao sorriso a potência de uma alegria sem sentido. Aquela, que chamamos felicidade. 

Mas quando paramos e sentamos na cadeira do pensamento... Percebemos que há questões a se considerar. O Sorriso é fruto de alegrias sim, mas traz consigo tantas histórias... Um mundo interno cheio de ramificações, sentimentos que se completam, se abraçam e que aos poucos vão criando nossas teias, reações, novos sentimentos.

Sorrir de alegria é bom, mas às vezes há tanto sofrimento, que o melhor que temos a fazer é sorrir de tristeza, dor... E será tão bom quanto um sorrir alegre, porque o sorriso, além de tudo, renova esperanças. Basta lembrar de um sorriso gerado pela saudade. Quantas lembranças ele nos traz!? Boas lembranças, outras nem tanto... Mas o sorriso conforta!

Eu comecei este texto assim, com uma intenção única de pensar sobre as entrelinhas de um simples   (complexo) ato de sorrir. Mas não posso deixar de dizer que o sorriso também pode ser uma fuga. Um esconderijo, "lugar" que por muitas vezes nem sabemos que ocupamos, ou melhor, que nos deixamos ocupar e nem percebemos.

Acreditando que um sorriso vive só de alegrias, vamos nos enganando e nos enrolando em uma teia de sofrimentos sem fim. Até chegarmos ao ponto de desconhecer nossos próprios sentimentos. Vamos nos esvaindo... 

Por isso reforço a ideia de um sorriso que traz dentro de si sentimentos diversos. Vivemos uma vida real, onde há dor, alegria, ansiedade... E por mais difícil que seja precisamos estar atentos aos momentos que vivenciamos. Não adianta dizer "eu não sofro!". A gente sofre, porque é humano. Porque temos uma consciência, uma personalidade que nos faz pensar sobre os fatos e ter reações sobre eles. 

Fugir dessa condição humana é negar o que somos. Então, por que não sorrir de sofrimento, saudade, dor e alegrias de uma forma consciente? É doloroso, algumas vezes quase insuportável. Mas passa. E se trazemos ao nosso lado a beleza de um sorriso bem dado, seguimos pela vida de uma forma muito mais saudável. 

Você já deu um sorriso hoje!? 
Abraço!

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Nossa que texto lindo. ^^
    Parabéns !

    blogdatercy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade,um sorriso nem sempre é de alegria.Temos que saber balancear cada sorriso sendo de alegria ou não.
    Gostei do texto *-*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/2015/07/hoje-eu-tenho-tudo.html

    ResponderExcluir
  3. Sorrir é também questão de sobrevivência, é uma maneira de mostrarmos a nós mesmos que ainda conseguimos, que podemos ir além, Sorrir é um dos melhores prazeres!!!

    Desses Dias Meios

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto Nessa, sorrisos, há os sorrisos né!
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  5. Texto lindo demais!
    E é verdade, nem percebemos quantos sentimentos existem atrás de um sorriso, né?
    Mas é tão lindo e tão gostoso sorrir e fazer sorrir.
    Beijos!

    Blog Flores na Cabeça
    Paixão por Sorteios

    ResponderExcluir
  6. Texto perfeito *-*
    Nada melhor que um texto desses para começar o dia feliz!
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vanessa que texto lindo e o tema é perfeito, o sorriso que encanta que cura feridas, e ilumina o dia de muitas pessoas. Hoje já sorri e iluminei meu dia. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Amiga adorei o seu texto, sabe de uma coisa, essa noite que passou confesso que chorei muito por conta de alguns problemas. Sentindo falta do meu passado sabe? Mas lendo ai tudo que você escreveu eu te dou até razão, pois temos que sorrir independente de qualquer coisa, mesmo que já tenha passado os momentos bons. Mesmo que a gente não tenha como mais voltar atrás enfim...Pelo menos no meu caso. Espero poder voltar a sorrir novamente e ser FELIZ como eu mereço ser !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-caminho-das-aguas.html

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Adorei o texto flor.
    O que importa é ser feliz e sorrir que tudo vai passar, é uma fase e não adianta ficar triste.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, é ótimo! Sou dessas qu passa o dia sorrindo, eu acho que felicidade é mais uma escolha de vida que uma consequencia.

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, que texto mais lindo. Realmente o sorriso é um presente de Deus, e nele cabem diversos sentimentos. A melhor parte do dia é levantar da cama com um sorriso no rosto, tudo fica mais bonito. Parabéns pelo texto. Beijos, Érika

    *www.queroseralice.com.br*

    ResponderExcluir
  12. Olá, Vanessa!
    Parabéns pelo post e pelo tema abordado!
    Realmente, tudo nessa vida tem um plano de fundo...
    E ao ler o seu texto me lembrei de um ditado que diz: "Sorria! Pois mais triste que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir."

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito do texto! Eu sempre digo que é melhor sorrir do que chorar, então vamos sorrir mais, e fazer do mundo um lugar mais bonito.

    Beijos

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vanessa, tudo bem?
    Seu texto é pequeno, mas também tem uma enorme carga de significados e entrelinhas, demorei para terminá-lo porque parecia que a cada parágrafo eu via uma cena da minha vida ilustrar o que você dizia. Achei seu texto excelente, parabéns. E, respondendo sua pergunta, não sei quantas vezes sorri hoje, mas sei que sorri quando terminei de ler o seu texto. Ele me fez bem, muito obrigada por isso! :))
    Um abraço bem apertado. ;}}

    http://egodeescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto Vanessa. Você levantou um bom questionamento, afinal quantas histórias existem por trás de um sorriso? Mas acredito que ainda que seja um sorriso triste não devemos deixar de sorrir.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3