Resenha | O melhor de mim | Nicholas Sparks

Pois é. Eu tenho uma coleção de livros do Sparks, mas esta é a primeira resenha que trago ao blog. Na verdade estou num processo de trazer aqui alguns livros que eu li quando ainda não pensava em fazer resenhas. Já tinha o blog, mas postava apenas minhas poesias.

Bom, para começar estas releituras decidi escolher o livro O melhor de mim, uma leitura que me emocionou e logo vocês saberão o porquê.

 
TÍTULO: O Melhor de Mim
AUTOR:
Nicholas Sparks
CATEGORIA: 
Ficção 
EDITORA: 
Arqueiro  
ANO
2012 
PÁGINAS 272
ISBN
978-85-8041-049-5


Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.

Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Fruto de uma escolha aleatória na estande, num dia de muito tédio. Lembro como se fosse hoje o dia em que peguei este livro para ler. A princípio eu estava muito distante, lendo por ler. Mas a narrativa do Nickolas embora seja considerada repetitiva por algumas pessoas, para mim sempre traz algo diferente. E foi exatamente neste ponto que eu entre na história. 

O Livro conta a história de dois jovens, Dawson e Amanda. Ele pertencia a uma família de criminosos, mas se sentia e era diferente. Por isso o quanto pode, se virou sozinho e também com a ajuda de um senhor muito misterioso. Tuck, que aos poucos se tornou o melhor amigo de Dawson. E Amanda por sua vez era de uma família tradicional, uma das mais conhecidas na cidade. Mas Amanda, também  se sentia era diferente. Queria algo mais. Rodas de conversas sobre a vida alheia, chás e coisas afins não faziam o pensamento da menina. 

De famílias completamente diferentes, mas com algo em comum os dois se apaixonam e vivem intensamente por um breve momento este amor, mas por consequências drásticas do destino são afastados. Dawson vai embora, Amanda constitui uma família os anos se passam e o amor dos dois fica adormecido. 

O melhor de mim - Foto Vanessa Vieira
Mas novamente por conta do destino, os dois se encontram desta vez por ocasião da morte de Tuck, que também era amigo de Amanda. Na verdade um dos únicos que deu força para o amor que surgia bem antes dos dois se darem conta.

O reencontro provoca uma confusão de sentimentos tanto para Dawson quanto para Amanda e a partir daí, somos levados por uma grande teia criada pelo autor para descobrirmos o que de fato afastou  Dawson de sua cidade. Que sentimentos  ainda existe entre este "jovens" despertos... E todos estes encontros ocorrem provocados por uma sequência de cartas deixada  pelo velho Tuck.

Os altos e baixos desta trama me fizeram terminar a leitura em um dia. E o envolvimento foi tanto que diferente das outras vezes me deixei dispersar de alguns fatos. Cheguei à última página linha com raiva do autor. E assim permaneci por um bom tempo. Até que compreendi o verdadeiro significado do título do livro.

De uma forma sutil, Nicholas nos apresenta uma outra forma de amor. Uma forma que poucas vezes somos capazes de enxergar. Hoje sempre que lembro do livro, me alegro por causa da linda mensagem que ele nos traz. E indico a todos que primeiro gostem de um bom romance, segundo, querem ser de alguma forma surpreendidos. Sim. Há como se surpreender com o Sparks. Ele é fantástico! 

Sobre o livro só tenho a dizer que foi muito bem cuidado na hora de sua composição. Folhas amareladas, letras em um bom tamanho facilitando a leitura. A capa, nada surpreendente. Mas se o que vale é o conteúdo... 

Cinco estrelas sem dúvidas! 

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Eu já li este *-* sou uma eterna fã do Nickolas e amo demais todos os livros. Cinco estrelas merecidas. E adorei a resenha.
    Beijão flor, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  2. Meu livro preferido do tio Nick, apesar de ser apaixonada por todos, esse tem algo especial pra mim, chorei demais. Amei amei sua resenha, resumiu super bem a história <3

    estranhanoparaiso.com.br
    Snapchat: alineeb8
    Instagram: @aline_bianca

    youtube.com/estranhanoparaisoh

    ResponderExcluir
  3. Já li ok sou suspeita para falar adoro .

    ResponderExcluir
  4. Já li ok sou suspeita para falar adoro .

    ResponderExcluir
  5. Oi, moça bonita!
    Eu estou no grupo que acha o autor repetitivo, não consigo sentir empatia, sério, já li alguns livros e foi uma leitura terrível :(

    ResponderExcluir
  6. Vanessa lindona ando evitando os livros do Tio Nick devido a altas doses de emoções, para ler preciso estar munida de minha caixa de lenços, brincadeiras a parte, gostei da premissa e gosto desses amores que resistem ao tempo e as adversidades que a vida nos impõe. Esse já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Tive a oportunidade de ler este livro e gostei das história, mas que final foi esse gente. Demorei um pouquinho para lidar com o ele. Vale a pena conferir o filme também achei que ficou uma adaptação legal.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  8. Olaaa
    Sou bem suspeita pois adoro o autor e faz muito tempo que li o livro, mas lembro que foi meu favorito dele na época.

    Beijos.
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Bom, eu já fui fã do autor, mas desisti da literatura dele no momento em que percebi que a escrita é muito pobre e as histórias, muito repetitivas. Nossa, se eu tivesse pegado esse livro num dia de tédio, eu teria ficado com mais tédio ainda huehue. A história é ok, nada tão inesperada para alguém que só escreve sobre a mesma coisa da mesma forma, mas não consigo mais dar nenhuma chance ao autor. Sua resenha, entretanto, está ótima :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa, gosto muito do tio Nick, e mesmo sabendo o que eu veria no final deste livro, ainda assim não consegui segurar a emoção na leitura. Amei o livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Oi Vanessa...
    Só uma fã declarada do titio Nick... esse livro pra mim foi um tormento hahaahaha li ele desesperadamente sem conseguir parar e quando cheguei ao final desabei!! Nossa chorei horrores lendo, mas não me arrependo. Uma história incrível que merecidamente recebeu suas cinco estrelinhas.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá querido leitor! Seja bem-vindo ao Pensamentos Valem Ouro, temos aqui um espaço aproximar nossas redes e trocar ideias. Ficarei feliz em ler tua ideia. E sempre farei questão de respondê-la! Fique a vontade!

Desde já, obrigada pela visita!
Vanessa Vieira <3