Resenha - Quando nasce um romance - Röhrig C

Título: Quando nasce um romance
Autor (a): Röhrig C
Editora: creetespece
Ano: 2015
ISBN: 9781514899076
Páginas: 222


“O que você deseja nesta vida, você consegue – o segredo é aceitar.”QUANDO NASCE UM ROMANCE é uma novela que fala sobre o cotidiano de um escritor em crise; alcoólatra, confuso, sem perspectivas, vivendo em uma cidade do interior. A única coisa que tem é a convivência de amizades de aparências. Ele não consegue escrever. Está bloqueado e sem ideias para iniciar sua próxima história. Com seu cotidiano cheio de problemas aparentemente sem nenhuma história para contar, ele apenas mergulha em seu próprio mundo. Jeux, o personagem principal, tem um grupo de amigos intelectuais que se reúnem todas as noites para conversar na mesa de um bar de uma cidade que outrora viveu seu ápice e hoje vive de um passado inventado. Um grupo de fracassados que se apoiam em suas próprias mentiras e jogos dissimulados na ilusão de disfarçarem o vazio que sentem além suas existências medíocres e seguras. Numa determinada noite em que novamente vai ao encontro dos amigos no bar, Jeux conhece a jovem Isabella. Mal sabia ele que se apaixonaria tão logo captasse naquele olhar um misto de sensualidade e paixão que todo homem distraidamente busca em uma mulher. Cansado de relacionamentos sem sentido Jeux entrega-se a esta nova paixão recheada de mistério, perigo, encontros às escondidas e sexo.Nasce uma paixão, envolvente e confusa: diferença de idade, situação financeira, classe social, relacionamentos alternativos, o tempo em que cada um se encontra no mundo, tudo conspira contra eles. Ela com 21 anos, casada, universitária. Ele 33 anos, escritor alternativo e boêmio. O que os une é a necessidade de estarem juntos de forma intensa e transgressiva. 
“Uma surpresa e 12 dias é tudo que precisa para mudar sua vida.”
Se eu tivesse que definir Como Nasce um Romance em uma palavra, certamente seria intenso. Tudo o que envolve Jeux parece ser assim.

Ele, um escritor que atualmente passa por um bloqueio, não consegue sequer pensar numa nova história. Quando não está dormindo, está se curando de uma ressaca. Jeux é uma pessoa totalmente errada que acaba te conquistando pela imperfeição. Sua casa está uma bagunça, sua vida financeira e profissional também. Os pensamentos nem preciso citar, pois é a bagunça maior.

A vida amorosa, que  na verdade não existe, da uma balançada quando ele conhece Isabelle. Até então, ele é um cara de uma noite só.

Quando digo que o livro é intenso, digo isso em todos os aspectos. Desde a forma como Jeux descreve uma ida ao banheiro até o erotismo que envolve a novela. Sim, é tudo bastante  detalhado.

Gostei bastante da forma como o autor escreve e também da maneira como ele criou cada personagem de forma única. Isabelle a princípio parece só mais uma garota lindamente  normal, mas conforme vai passando percebemos que ela também é uma bagunça, assim como Jeux. A vida boêmia dos dois se completa e logo vemos que ela, mesmo levando uma vida boa, não é feliz. A impressão que tenho é que tudo o que ela faz é para escapar da sua vida perfeita.

Quanto aos demais personagens, são bem uma extensão do próprio Jeux. Os amigos que são tão fracassados quanto ele, as mulheres que surgem durante a história. É estranho ver um amigo se casar com a mulher que manteve um relacionamento unicamente sexual com Jeux durante tanto tempo. Nota-se que são pessoas que estão tentando viver apesar de tudo.

O final me surpreendeu demais. A história já estava praticamente toda resolvida e o autor jogou uma bomba. É natural querermos um final clichê e quando não temos isso é difícil pensar. Mas é bom saber que finalmente a tão sonhada história apareceu. Foi preciso algo tão grande para que isso acontecesse, mas Jeux tem agora uma nova chance de fazer algo diferente e tocar sua vida. Isabelle deu um novo sentido para a vida de Jeux.



Comentários
0 Comentários

0 Comentários:

Postar um comentário

Trate as pessoas da forma como devem ser. E você as ajudará a se tornarem aquilo que elas são capazes de ser (Goethe)

Obrigada pela visita!
www.pensamentosvalemouro.com.br

 

Curta também

Blogs parceiros


Instagram @pensamentosvalemouro

Pensamentos Valem Ouro- Todos os Direitos Reservados | Layout por Qeen Design | Programação por Heart Ideas